segunda-feira, 4 de julho de 2011

EDUCAÇÃO INTEGRAL: Projeto escolar de Apucarana ensina matemática a partir da reciclagem

  • Segunda,04/07/11 •16h52 •Autor: Assessoria de Imprensa
 
O projeto foi realizado com os alunos do 4º ano e a responsável foi a professora Odete Galan, com supervisão da coordenadora professora Andreia Moreno
O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva, acompanharam nesta segunda-feira (04/07), exposição e premiação do Projeto "Brincando com os sólidos geométricos." Feita pelos próprios alunos a partir de material tipo reciclável e sucatas, a atividade aconteceu na Escola Municipal Professora Marta Pereira, no Jardim Menegazzo, e além do ensino da matemática, objetivou levar conscientização sobre a reciclagem.

“Projetos como estes são importantes mecanismos para que o aluno fixe ainda melhor o aprendizado em sala de aula. Parabéns aos professores que idealizaram a atividade. São ações neste sentido que contribuem para a qualidade da educação integral de Apucarana”, assinalou o prefeito. De acordo com ele, o aprendizado da matemática é algo fundamental para o desenvolvimento integral do estudante. "Investimos na capacitação de nossos professores e a diferença tem acontecido no dia a dia em sala de aula", destacou João Carlos.

Utilizando materiais encontrados facilmente no cotidiano do aluno (caixas de leite longa vida, creme dental, remédios, entre outros), o projeto conseguiu dar forma didática ao conteúdo encontrado até então apenas no livro. Como resultado, foram confeccionados objetos como robos e maquetes retratando uma cidade, tudo na forma geométrica. Foram premiados os três primeiros lugares, mas todos alunos do 4º ano receberam uma lembrança de participação: 1º lugar - Mateus Henrique Franco; 2º - Alifer Flugel; 3º - Victor Hugo de Aquino Cândido.

O projeto foi realizado com os alunos do 4º ano e a responsável foi a professora Odete Galan, com supervisão da coordenadora professora Andreia Moreno. Por parte da AME, também esteve presente no ato de premiação a coordenadora pedagógica, Simone Jost.

O que são

Os sólidos geométricos são volumes que têm na sua constituição figuras geométricas e podem ser poliedros, se só tiverem superfícies planas, ou não poliedros, se tiverem superfícies planas e curvas. No dia a dia encontramos objetos que se parecem com sólidos geométricos, a bola, que parece uma esfera, o dado, que parece um cubo, o carro, que parece um paralepepípedo, a lata de refrigerante, que parece um cilindro, entre outros.

mais  imagens


( ACESSE  CRÔNICAS  DO  PROFESSOR  CLÁUDIO  SILVA  CLICANDO NOS  LINKS COM IMAGENS  AO  LADO)
Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10051-projeto+escolar+de+apucarana+ensina+matematica+a+partir+da+reciclagem/#3

Nenhum comentário: