quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cidade de Sinop conhece a Educação Integral

  • Quinta,16/06/11 •18h00 •Autor: Assessoria de Imprensa

 Assessorados por profissionais da equipe pedagógica da prefeitura, os visitantes percorreram escolas e centros municipais de educação infantil
 
Pela segunda semana consecutiva, o Programa de Educação Integral da rede municipal de Apucarana recebeu a visita de um município interessado em conhecer “in loco” a dinâmica do trabalho, para adaptar à sua realidade. Na semana passada foi Aratiba (RS) e nesta quinta-feira (16/06), o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Silva, recepcionaram gestores de Sinop, cidade de porte semelhante a Apucarana localizada no norte do Mato Grosso.

“Iniciamos em 2001 sem que houvesse um modelo a ser seguido. Mediante um pacto com a sociedade, enfrentamos todos os desafios, investimos em infraestrutura, contratação e capacitação dos profissionais, e hoje, passado uma década, Apucarana colhe frutos de um sistema sedimentado e em constante evolução”, destacou João Carlos. Ele frisou que pelas iniciativas da prefeitura, o sistema de Apucarana é hoje apontado pelo Ministério da Educação (MEC) como tendência a ser seguida pelo país.

Assessorados por profissionais da equipe pedagógica da prefeitura, os visitantes percorreram escolas e centros municipais de educação infantil. Também aproveitaram para conhecer um pouco das belezas turísticas da cidade, indo aos parques temáticos da Redenção e Santo Expedito.

No final do dia, retornaram para o prédio central da administração apucaranense para fazer um balanço da visita. “Pudemos ter uma visão de que a administração em Apucarana realmente investe na essência e não só na aparência. Em cada escola e centro infantil que passamos vimos profissionais comprometidos e alunos evidentemente envolvidos nas atividades”, disse professor Antônio Tadeu Gomes de Azevedo, secretário da Educação de Sinop.

O vice-prefeito de Sinop, Aumeri Carlos Bampi, destacou que o prefeito é sensível às causas da Educação, e que o sistema da educação integral será também implantado na cidade. “Vimos nas atividades de contraturno o envolvimento de profissionais da própria cidade (karatê, musicalização, dança), um ponto muito importante, fazendo deles parte do componente educativo”, comentou.

Desde 2009 Sinop vem se preparando para aderir ao sistema de educação integral. “A nossa meta é fazer como Apucarna, desenvolver parcerias, muita conversa com a sociedade”, finalizou o secretário, Antônio Azevedo.

O programa

Desde o ano de 2001, a educação integral de Apucarana oferece ensino de qualidade no turno regular a partir das 7h30 e atividades extracurriculares à tarde até às 16h30. Todos os profissionais passam periodicamente por capacitações e os alunos recebem cultura, complementação de estudos, além de atividades esportivas e três refeições diárias. Mais detalhes no portal http://www.apucarana.pr.gov.br/.

Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/9942-cidade+de+sinop+conhece+a+educacao+integral/

Nenhum comentário: