sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fórum Nacional dos Conselhos de Educação debate projeto de lei do novo PNE

junho 10, 2011
por deolhonosconselhos
Na última sessão do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), em 8 de junho, foi anunciada a programação do 36º Fórum Nacional dos Conselhos de Educação, que acontece de 8 a 10 de junho, em São Paulo. O evento debate o projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), as responsabilidades dos conselhos de Educação no Sistema Nacional de Educação, e questões como qualidade do ensino e formação do professorado. Participam do fórum os presidentes e vices de conselhos estaduais de 17 estados, conselheiros e ex-conselheiros do CEE-SP, além de autoridades educacionais convidadas (confira aqui a programação).
Ao tratar do tema durante a reunião, o presidente do conselho, Hubert Alquéres informou que o jantar de boas vindas seria patrocinado pelo Colégio Bandeirantes. Também destacou a realização de um almoço, na sexta-feira, na sede da Editora Abril. No mesmo dia, os conselheiros assistiriam ao musical Mamma Mia!, no Teatro Abril.

PNE
Os conselheiros expuseram opiniões acerca do projeto de lei que institui o novo PNE. Para Alquéres, a proposta enviada pelo governo federal ao Congresso é “curta”, com poucas páginas, composta por diretrizes muito gerais e metas muito “genéricas”. Ele entende que “falta um diagnóstico” que embase a elaboração do plano e considera difícil atingir o patamar de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. “E fala-se em 10%, mais difícil ainda”. Nesse sentido, a conselheira Nina Ranieri ressaltou a existência, na Secretaria Estadual de Educação, de um documento que faz um diagnóstico da educação para fundamentar a construção do Plano Estadual de Educação. “Os autores estão atualizando o documento e pretendemos apresentá-lo ao conselho, para discutir metas para o futuro”.
Alquéres também criticou a realização de encontro na Assembleia Legislativa de São Paulo promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei do novo PNE. “Não fomos convidados para participar da organização e toda programação foi absolutamente mal elaborada. A mesa sobre gestão dos sistemas do ensino, por exemplo, era composta apenas por entidades sindicais, não havia a fala da gestão”. 

Fonte:  http://deolhonosconselhos.wordpress.com/2011/06/10/forum-nacional-dos-conselhos-de-educacao-debate-projeto-de-lei-do-novo-pne/

Nenhum comentário: