segunda-feira, 15 de junho de 2020

A VIDA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO II (Crônica do Professor Cláudio Silva)



                                                    É hora de mudar


                  




                                                     




                                 *Por Cláudio Silva
Recentemente fiquei curioso em saber como alguns amigos estão vivenciando o isolamento social.  A Helena está fazendo um novo curso de língua estrangeira. O Edmilson feliz da vida segue ampliando conhecimentos em gastronomia, a sua paixão. E a Fátima, participando entusiasmada num curso de formação de escritores. Todos recebendo formação no formato on line. O que me levou a concluir que, por mais estranho que possa parecer, está aberta uma oportunidade estratégica para o autodesenvolvimento, reposicionamento de carreiras e empreendimentos, enfim, como se diz no jargão popular, se reinventar. Muitas oportunidades se apresentam bem acessíveis, algumas inclusive de forma gratuita. Encontramos por exemplo nas redes sociais muita gente talentosa e competente fazendo lives ou ministrando cursos com contribuições muito significativas em várias áreas. Estão lá escritores, pensadores, professores, técnicos e tantos outros, destaques em seus campos de atuação. Com uma boa pesquisa ou orientação é possível encontrar opções muito interessantes. O leque de possibilidades é praticamente infinito.

O trabalho em home office para ser efetivo, dizem os especialistas, requer duas condições essenciais, disciplina e administração do tempo. Isto posto, é importante alterná-lo com momentos de crescimento pessoal através da boa leitura, estudos, atividades físicas, dentre outras. Este período de isolamento é também um tempo que favorece o fortalecimento da espiritualidade, a qual, principalmente em situações de crises, sofrimentos e dificuldades, nos proporciona aquela força adicional tão importante e necessária. Assim, encontrar tempo para os momentos consigo mesmo e com Deus através da oração, reflexão com a Palavra, revisão de atitudes e procedimentos, leitura de livros de edificação espiritual, e outras vivências, pode ser determinante no atual contexto. Práticas essas essenciais, tanto para o autodesenvolvimento como para a saúde física e equilíbrio psíquico, as quais nos ajudam a crescer, no sentido mais amplo da expressão.

Finalizando, é um tempo propício para rever e realinhar projetos pessoais, porque muita coisa está mudando e esta tendência tende a se intensificar no pós pandemia, e quem não estiver preparado poderá encontrar muitas dificuldades. Mais talvez do que em outras épocas, o cenário atual faz eco ao pensamento do filósofo Heráclito que viveu em Éfeso e morreu no ano 450 antes de Cristo. Ele exortava que o mundo vive em permanente estado de transformação, exigindo de nós atitudes positivas de superação e mudança. Assim, é importante saber aproveitar as oportunidades que aí estão, conscientes de que é possível sim emergir melhores desse tempo único na história da humanidade.

Pense Nisso !

P.S. Os fatos citados são ilustrativos,  porém os nomes escolhidos  são de pessoas referenciais, que representam os incontáveis amigos que nos acompanham e incentivam ( Professora Silvia Helena Raimundo, Professor Edmilson Assunção e minha esposa Professora Luzia de Fátima Silva). À todos a nossa gratidão

*Cláudio Silva é mestre em Educação, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria.    (mais textos do professor poderão ser acessados em  https://profclaudiosilva.blogspot.com/)

Ficha Técnica: Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva – MTE 000 9817 /PR Revisão:  Psicóloga Doutoranda Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva - CRP 06/11120 e Bacharel em Direito Cláudia Layla Gonçalves da Silva

 Link’s recomendados:
Siga-nos no Instagram : @profclaudiosilva   
Inscreva-se em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3Wa0xSijUNdQ9natL2o2_w

quinta-feira, 4 de junho de 2020

A VIDA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO I

A VIDA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO I
Desafios e resiliência
                                                                          *Por Cláudio Silva
“ O homem que remove uma montanha começa carregando pequenas pedras”    ( Prov. Chinês)
Estamos vivendo pela primeira vez a experiência de tocar a vida em meio à uma pandemia. Um novo cenário que trouxe incertezas, desafios e exigências. Quase que diariamente nos deparamos com novas medidas que precisam ser implementadas para vivermos este tempo diferente e atípico, para o qual ninguém foi preparado, aliás, todos fomos literalmente pegos de surpresa.  A sensação, por vezes, é de estarmos reparando um carro em meio à viagem, e com o mesmo em movimento. 

Empresas, empregos, atividades liberais, foram brutalmente atingidos e muitas pessoas ficaram de uma hora para a outra privadas de suas fontes de sobrevivência. Outros estão sendo obrigados a adaptar-se em tempo recorde a novas formas de trabalhar, para poder continuar tendo esperança de seguir em suas atividades. Há outras questões que também nos atingem com igual intensidade como situações de estresse na convivência em isolamento social; choques de temperamentos, pressões, tensões, cobranças, gerando desacertos, atritos e decisões impensadas e precipitadas movidas pelo calor do momento, e que trarão consequências e arrependimentos.

 Uma outra questão muito importante, é o dilema face aos estudos dos filhos pequenos ou adolescentes, que não devem ser interrompidos, sob pena de graves consequências no seu desenvolvimento. A sabedoria recomenda que em tempos de crise a educação não deve deixar de ser prioridade, já mirando o futuro daqueles que hoje dependem de nós. E nestes tempos de isolamento, os filhos de certa forma estão dependendo e muito da intermediação dos pais ou responsáveis, para que horários de estudos e tarefas escolares sejam cumpridos, e as ações educacionais atinjam os objetivos de aprendizagem. “Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força” ( Prov. 24,5)

São apenas alguns dos desafios com os quais nos defrontamos neste momento, e que exigem muito equilíbrio e resiliência para enfrenta-los. Esta, aliás, uma atitude humana fundamental nestes tempos. Resiliência, na definição de Ruegg é a capacidade de manter resistência e perseverança em meio às dificuldades.

Pense nisso!
(continua)
*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria.    (mais textos do professor poderão ser acessados no site www.profclaudiosilvaeducacional.com )

Ficha Técnica: Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva – MTE 000 9817 /PR Revisão:  Psicóloga Doutoranda Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva - CRP 06/11120 e Bacharel em Direito Cláudia Layla Gonçalves da Silva