segunda-feira, 15 de junho de 2020

A VIDA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO II (Crônica do Professor Cláudio Silva)



                                                    É hora de mudar


                  




                                                     




                                 *Por Cláudio Silva
Recentemente fiquei curioso em saber como alguns amigos estão vivenciando o isolamento social.  A Helena está fazendo um novo curso de língua estrangeira. O Edmilson feliz da vida segue ampliando conhecimentos em gastronomia, a sua paixão. E a Fátima, participando entusiasmada num curso de formação de escritores. Todos recebendo formação no formato on line. O que me levou a concluir que, por mais estranho que possa parecer, está aberta uma oportunidade estratégica para o autodesenvolvimento, reposicionamento de carreiras e empreendimentos, enfim, como se diz no jargão popular, se reinventar. Muitas oportunidades se apresentam bem acessíveis, algumas inclusive de forma gratuita. Encontramos por exemplo nas redes sociais muita gente talentosa e competente fazendo lives ou ministrando cursos com contribuições muito significativas em várias áreas. Estão lá escritores, pensadores, professores, técnicos e tantos outros, destaques em seus campos de atuação. Com uma boa pesquisa ou orientação é possível encontrar opções muito interessantes. O leque de possibilidades é praticamente infinito.

O trabalho em home office para ser efetivo, dizem os especialistas, requer duas condições essenciais, disciplina e administração do tempo. Isto posto, é importante alterná-lo com momentos de crescimento pessoal através da boa leitura, estudos, atividades físicas, dentre outras. Este período de isolamento é também um tempo que favorece o fortalecimento da espiritualidade, a qual, principalmente em situações de crises, sofrimentos e dificuldades, nos proporciona aquela força adicional tão importante e necessária. Assim, encontrar tempo para os momentos consigo mesmo e com Deus através da oração, reflexão com a Palavra, revisão de atitudes e procedimentos, leitura de livros de edificação espiritual, e outras vivências, pode ser determinante no atual contexto. Práticas essas essenciais, tanto para o autodesenvolvimento como para a saúde física e equilíbrio psíquico, as quais nos ajudam a crescer, no sentido mais amplo da expressão.

Finalizando, é um tempo propício para rever e realinhar projetos pessoais, porque muita coisa está mudando e esta tendência tende a se intensificar no pós pandemia, e quem não estiver preparado poderá encontrar muitas dificuldades. Mais talvez do que em outras épocas, o cenário atual faz eco ao pensamento do filósofo Heráclito que viveu em Éfeso e morreu no ano 450 antes de Cristo. Ele exortava que o mundo vive em permanente estado de transformação, exigindo de nós atitudes positivas de superação e mudança. Assim, é importante saber aproveitar as oportunidades que aí estão, conscientes de que é possível sim emergir melhores desse tempo único na história da humanidade.

Pense Nisso !

P.S. Os fatos citados são ilustrativos,  porém os nomes escolhidos  são de pessoas referenciais, que representam os incontáveis amigos que nos acompanham e incentivam ( Professora Silvia Helena Raimundo, Professor Edmilson Assunção e minha esposa Professora Luzia de Fátima Silva). À todos a nossa gratidão

*Cláudio Silva é mestre em Educação, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria.    (mais textos do professor poderão ser acessados em  https://profclaudiosilva.blogspot.com/)

Ficha Técnica: Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva – MTE 000 9817 /PR Revisão:  Psicóloga Doutoranda Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva - CRP 06/11120 e Bacharel em Direito Cláudia Layla Gonçalves da Silva

 Link’s recomendados:
Siga-nos no Instagram : @profclaudiosilva   
Inscreva-se em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3Wa0xSijUNdQ9natL2o2_w

Nenhum comentário: