sexta-feira, 6 de abril de 2012

ESTAVA ESCRITO NA CAMISETA DA MENINA



*Por  Cláudio  Silva

Hoje, sexta  feira  santa, uma inscrição  na camiseta  de uma  jovem  chamou-me  a  atenção  durante a liturgia de adoração.  Nela  lia-se:  RENASCER. Uma  palavra que  define  a  essencialidade da mensagem da  Páscoa, tempo de  renascimento. Somos concitados a renascer, ou  a fazer  renascer  em nós coisas  muito  importantes  que  com o  tempo  foram morrendo. Ideais, sonhos, propósitos, planos...  Aspectos que  ao  deixarmos morrer em nós, de  certa  forma  também nos  fizeram morrer um pouco  com eles. E o  coração  passa  a já  não mais palpitar  com a  vida e  pela vida, os  olhos  já  não  brilham mais, e o semblante  perdeu  o viço, como  a  planta que está  definhando.

 Temos  uma  identidade  comum, como peregrinos  da  felicidade. Todos, desejamos  acertar  na  vida, alcançar  a  auto realização. Temos momentos de maré  de euforia, tudo  certo  e  bem  encaminhado, júbilo  interno  de  quem acertou.  Ou  então, podemos nos  encontrar numa  difícil  encruzilhada, indecisos quanto aos  rumos a  tomar.  Ou  mesmo  abatidos, amargos, descrentes,   decepcionados com   o  caminho  escolhido e  até  com a  própria vida. Uma  alternativa  nestas  situações  é  não  caminhar  sozinhos. Apesar  de  aparentemente  fortes, somos  como  as  plantas, frágeis  e  tenras.  Que  só  conseguem firmar-se crescendo  para  o  alto,  apoiadas, amparadas por  uma  estaca  ou  muro. Nós  também, em certos  momentos  só  nos  encontramos  conosco  mesmos, quando  amparados por  um ombro amigo. Daí o sentido de amizade, comunidade, eclesialidade. 

Nascemos  para  a felicidade.  Nada  de  mais  fundamental  existe  no  ser  humano  do  que  a  procura  da  felicidade. Seja  qual for  o  nome  que  se  lhe  dê -  negócios, política, arte, lazer, divertimento, fortuna, glória, amor, realização -  em sua  raiz  mais  recôndita, o  que  se  procura, antes  de  tudo  e  acima  de  tudo, é  uma  razão  de viver.

 Há  perguntas  vitais, decisivas, tão  antigas  quanto  a  própria  humanidade: 
- Qual o  sentido  da  vida  humana?
- Como  posso  valorizar  ao  máximo  minha  existência? 

Perguntas  que  recebem as  mais  diversas  respostas. 

Enfocamos  a  vida, as  coisas  e  o   mundo  de  acordo  com  nossa  mentalidade, temperamento, cultura, convicções  religiosas  e  filosofia de  vida.  Por  isso  mesmo cada  qual  vive  e  define  a  vida  à  sua maneira. Ao  longo  dos  itinerários  de  cada  dia, nosso  entusiasmo, nossa  generosidade  e  perseverança necessitam de uma  parada para  abastecimento. E  este  tempo de  Páscoa  é  bem apropriado  para a  reflexão sobre  as duas  perguntas acima. 

Páscoa é  oportunidade para  renascer, recomeçar. Ainda  dá  tempo. 

Feliz  Páscoa!



Se achou esta crônica interessante, poste o seu comentário abaixo. A sua referência é importante para nós - Os  editores.

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR (gestões  2005-2008 e  2009-2012 ) e  Secretário  de  Ensino  Superior ( 2012)

mais textos do professor poderão ser acessados em CRÔNICAS EDUCATIVAS DO  PROF. CLÁUDIO SILVA
                                                                                                                    
Bibliografia:
  • SCHNEIDER, R., A. Vocação  acertada... futuro feliz – São Paulo: Edições Paulinas, 1975.
Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva 
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma


18 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos focar nossos objetivos vivendo intensamente e nos fortalecendo com a fé em Deus. Nos momentos de fraqueza e frustração não podemos nos esquecer de buscar a Deus para nos agarrar e seguir nossa caminhada.
É necessário estarmos em constante renascimento, refletindo sobre nossas ações e mudar para termos uma vida melhor.
Feliz Pascoa
Claudete Alves de Camargo

Prof. Cláudio Silva disse...

Grato pela honra da visita e comentários tão pertinentes Profa Claudete. Uma Feliz Páscoa!

Prof. Cláudio Silva disse...

Prof Jorge disse:

06.04.2012 - 19:22 (2 horas atrás)

Mestre e Guru!!!!
Você é o Cara. Sua perspectiva sobre a vida e seus questionamentos acerca de nossa existência nos remete a reflexões simples e pura do que fazenos em nosso dia a dia.
Por essa e outras é que não abrimos mão de tê-lo conosco.
Uma Feliz Páscoa (de muito renascimento) a você e a suas quatro meninas.
Um abraço

Anônimo disse...

Renascer é recomeçar, mudar ,nascer de novo com novas ideias e objetivos, trilhar um caminho novo com a esperança de um amanhã ainda melhor...
Feliz Renascer! Feliz Páscoa!
Prof. Eliana

Prof. Cláudio Silva disse...

Muito obrigado Profa Eliana. Feliz Páscoa. Um abraço

Prof. Cláudio Silva disse...

Jorjão, você como sempre um exagerado incorrigível. Toda a felicidade à voce e aos seus são os nossos votos. Abraços meu amigo e eterna gratidão pelo apoio

Anônimo disse...

Bom dia ! Prof. Cláudio !!
Estamos em Uberlãndia, usando todo o conhecimento que adquirimos com vc na Faculdade, fico muito Feliz em ler seu blog e continuar aprendendo !! Desejamos uma Feliz Páscoa e que DEUS venha iluminar diaramente sua vida e seu lar !!!

Feliz Páscoa !

Wagner Catalani
Dany Gerola Catalani
Danielzinho Catalani

Sandrinha de Paulo disse...

É....Renascemos a cada dia!!! E o que eu acho muito chato nos dias de hoje é que as pessoas perderam o brilho do espírito de páscoa, natal, e outros eventos católicos!!! infelizmente, estamos esquecendo tudo que nos foi passado pelos nossos pais......Um grande abraço primo!!! Fique com Deus e que seja abençoado sempre para nos escrever cada vez mais!!!!

Prof. Cláudio Silva disse...

Oi Wagner, que satisfação ao ver como você cresceu na profissão e na vida. Um grande abraço e uma Páscoa abençoada à você e a toda a família

Prof. Cláudio Silva disse...

Oi Sandrinha, também temos refletido sobre isso. São os reflexos desses tempos de individualismo exacerbado. Estou escrevendo sobre esse assunto nesses dias. Desejamos à vc e a toda a família uma Páscoa abençoada. Um abraço

Prof. Cláudio Silva disse...

De Valdecir Puerari

Prof. Claudio,

A vida é um dom de Deus, a a comemoração de pascoa é uma oportunidade a mais para agradecer a beleza do existir e pelas amizades conquistadas....

FELIZ PASCOA, A vc e a todos......

Prof. Cláudio Silva disse...

De Joel Gomes de Araújo

Obrigado amigo mestre. Boa páscoa.

Anônimo disse...

Estimado Cláudio!
De fato, precisamos renascer a cada dia, como a aurora, que é sempre nova a cada amanhecer, como diz a música.
É preciso perdoar setenta vezes sete, inclusive a nós mesmos, porque o justo peca sete vezes ao dia.
A vanglória e o desânimo são filhos do orgulho. A vanglória nos engana, fazendo-nos crer que a virtude tem sua origem em nós mesmos. Já o desânimo nasce da idéia de que a vitória é fruto esclusivo de nossos méritos.
A solução é sempre a humildade. O humilde olha com misericória para séus fracassos e com gratidão pelos êxitos, e segue em frente, sabendo que é o que é diante de Deus e nada mais.
Por isso, recomeça sempre a cada dia, depositando o passado nba misericória de Deus e o futuro na Providência, sabendo que tem somente o momento presente para fazer o bem!
Eis minha forma de ver a vida - Um grande abraço afilhado!

Prof. Cláudio Silva disse...

Amigos,viram que talento para transformar a essência da vida humana em pura poesia? Uma das minhas grandes referências. Ser seu afilhado é um privilégio!

Muito agradecido!

Prof. Cláudio Silva disse...

Olá , meus sinceros agradecimentos pela mensagem tão profunda de significados, que nos ajuda a refletir sobre a nossa pequenez humana diante da grandiosidade da misericórdia Divina. Pena que a nota veia anônima. Pressuponho, pelo estilo e sensibilidade que seja da minha querida madrinha e referência intelectual, a poeta Profa Maria Granzoto da Silva. Uma das tantas
pérolas amigas com que o Criador foi me presenteando ao longo da vida. Obrigado de coração.

Prof. Cláudio Silva disse...

De: Profa Maria Granzoto da Silva

Obrigada, prezado Cláudio, pelo belo e-mail!

Abraços á você e família!

Maria

Prof. Cláudio Silva disse...

De: Lucineia Jonat Lourenÿffffe7o

16.04.2012 (11:18)

Há uma letra de música da qual gosto muito e penso refletir a essencia de sua mensagem: "Eu quero ser Senhor, como um vaso nas mãos do oleiro, quebra minha vida e faze-a de novo..." só é possível renascer, se me quebrar sobre a rocha firmada em Cristo Jesus.
Que Deus o abençoe
- Lucineia

Prof. Cláudio Silva disse...

Muito agradecido Lucineia. Deixar- se moldar pelo Senhor é sempre a atitude mais sábia. Um abraço e grato pela visita ao blog.