quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dilma agradece Canadá por 12 mil bolsas de estudo (O GLOBO)

Intercâmbio no programa ciência sem Fronteiras inclui curso e estágio

Catarina Alencastro
Luiza Damé
Publicado: 24/04/12 - 17h35

 BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff esteve nesta terça-feira com o governador-geral do Canadá, David Johnston, de quem recebeu a oferta de abrir 12 mil bolsas para o programa Ciência sem Fronteiras, que levará 100 mil estudantes brasileiros para cursos no exterior. No caso do Canadá, os brasileiros farão, além dos cursos, estágios em empresas daquele país. As vagas são nas áreas de ciências exatas, engenharia, medicina e ciência da computação.

- Acredito que essa oferta do Canadá é das grandes contribuições individuais de um país para o nosso programa - afirmou Dilma, ressaltando que o Canadá tem grandes instituições de ensino e que a dobradinha entre academia e estágio profissional será um diferencial na formação dos brasileiros.

Para participar do programa, o estudante brasileiro tem que ter boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): no mínimo 600 pontos. Premiação nas Olimpíadas da Matemática também conta pontos na concorrência, que vai até 30 de abril.

Dilma também agradeceu o chefe de estado canadense por uma ajuda que aquele país deu ao governo em outro programa, o Mulheres 1000, de capacitação profissional voltada para as mulheres. O programa conta com tecnologia canadense e faz parte do plano Brasil sem Miséria. Segundo o governo, 20 mil mulheres já foram beneficiadas com cursos profissionalizantes.

Em troca, Johnston elogiou o Brasil e disse que há muitas lições a serem aprendidas com o país:

- O mundo precisa que o Brasil tenha sucesso. Vocês têm muitas lições a ensinar ao mundo, como construir uma sociedade saudável - afirmou.
 

PARA REFLEXÃO:  CRÔNICA- "VAMOS COMIGO, FILHO!" – uma reflexão sobre a pós-modernidade   - nova  crônica  do  Prof.  Cláudio  Silva
 
Mais crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em:http://profclaudiosilva.blogspot.com.br/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DAALEGRIA "A  Escola das  Famílias!" -  em  http://www.nsalegria.com.br/  ; no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola 

Nenhum comentário: