sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jovens brasileiros vão passar quatro anos em universidade espanhola ( MEC)

Quinta-feira, 19 de abril de 2012


Os dez estudantes que neste sábado embarcam para Salamanca foram selecionados com base na nota que obtiveram no Enem ao se candidatarem a bolsa do ProUni
(foto: Fabiana Carvalho)

Eles deixam para trás a família e os amigos, mas embarcam pela primeira vez para o exterior com a certeza de que a saudade e o sacrifício vão valer a pena. No sábado, 21, um grupo de dez estudantes brasileiros de escolas públicas, selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), viaja rumo à Universidade de Salamanca, na Espanha, para estudar nos próximos quatro anos.

Este é o terceiro grupo de brasileiros contemplados com bolsas no exterior pelo programa. Em 2013, partirá o último grupo, o que totalizará 40 estudantes. O ano letivo na universidade espanhola começará em setembro, mas os brasileiros frequentarão, antes, aulas de espanhol para obter proficiência no idioma. A possibilidade de estudar em Salamanca resulta de parceria entre aquela universidade e o Ministério da Educação brasileiro, firmada em 2010.

A seleção dos candidatos tomou como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por estudantes oriundos de escolas públicas e de baixa renda que pleiteavam bolsas do ProUni. “Os estudantes são classificados pelas notas, pelo mérito acadêmico” diz Paula Branco de Mello, diretora de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. “Este ano, o MEC deu prioridade a áreas de licenciatura como forma de incentivo à formação de professores.”

Mãe de uma menina de dois anos, Natasha Cosmo de Souza, 20 anos, está no grupo que agora embarca para a Espanha. “Nunca imaginei ir a Salamanca”, afirma. “A gente, que consegue tudo com tanta batalha na vida, não pensa em ir tão longe.”

A jovem mora em Samambaia, Distrito Federal (a 25 quilômetros de Brasília), e pretende ser professora de matemática. “Deixar minha filha é muito sofrido, mas é uma oportunidade que poucos têm.”

O baiano Freud Max Gomes, 22 anos, também busca a licenciatura em matemática. “Essa oportunidade será enriquecedora na minha vida profissional e pessoal”, acredita. “Pretendo trabalhar em escolas públicas e dar depoimento da minha vida, aos alunos, de que não há nada impossível e que temos de estudar mesmo.”

Ageilson Mendes, 28 anos, de Goiânia, fará curso de licenciatura em física. “Tenho consciência que é uma área carente de profissionais no Brasil, mas como professor quero mostrar que física não é só cálculo e cálculo”, explica. “Com a física é possível levar o aluno ao mundo do conhecimento.”

Para estudar na Espanha, os brasileiros recebem bolsa-permanência no valor de até 11,8 mil euros por ano (R$ 28,9 mil, em cotação desta quinta-feira, 19). Com ela, são custeados hospedagem, alimentação e, no recesso escolar de fim de ano, o deslocamento da Espanha para o Brasil e retorno.

Criada em 1218, a Universidade de Salamanca é a mais antiga instituição de ensino superior da Espanha e uma das mais antigas da Europa. Tem hoje cerca de 30 mil alunos de países de língua espanhola e de outras nacionalidades em cursos de graduação e pós-graduação.

Rovênia Amorim

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17690

Acesse a  nova crônica do  prof. Cláudio  Silva  
ESTAVA ESCRITO NA CAMISETA DA MENINA
http://profclaudiosilva.blogspot.com.br/2012/04/estava-escrito-na-camiseta-da-menina.html

Nenhum comentário: