quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fies agora exclui aluno com renda familiar superior a 20 mínimos ( GAZETA DO POVO )

  Novas regras valem para contratos firmados a partir desta 5ª-feira

Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada nesta quinta-feira (12) estabelece um teto máximo de renda familiar para pedir financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), estudantes com renda familiar bruta maior de 20 salários mínimos não poderão mais participar do programa.

Antes, para receber o Fies, o estudante tinha apenas de provar que o pagamento da mensalidade da matrícula em uma instituição de ensino superior comprometia gravemente a renda familiar. Agora, além disso, a portaria exige que a renda familiar do aluno não supere o limite estabelecido.

Pelas regras antigas, estudantes que tinham 60% ou mais da renda comprometida com os gastos acadêmicos podiam requisitar 100% de financiamento. Entre 40% e menos de 60% da renda comprometida, o financiamento abarcaria 75% da mensalidade. Com mais de 20% e menos de 40% da renda familiar comprometida, o financiamento seria de 50%.

Agora, além de comprovar o comprometimento da renda familiar, para conseguir 100% do financiamento o estudante tem de provar que a renda familiar bruta da sua família não ultrapassa 10 salários mínimos. Para conseguir a cobertura de 75% e 50% dos gastos, 15 e 20 salários mínimos, respectivamente.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/bolsasefies/conteudo.phtml?tl=1&id=1243561&tit=Fies-agora-exclui-aluno-com-renda-familiar-superior-a-20-minimos

Acesse a  nova crônica do  prof. Cláudio  Silva  ESTAVA ESCRITO NA CAMISETA DA MENINA
Link: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2012/04/estava-escrito-na-camiseta-da-menina.html

Nenhum comentário: