quinta-feira, 29 de março de 2012

Empresários contam como chegar ao primeiro milhão de faturamento cada vez mais cedo

Jovens empresários mostram o que é preciso fazer para faturar muito como empreendedor
 
Ligia Aguilhar - Estadão PME


Clayton de Souza/AE
Clayton de Souza/AE
Para Daniel, é preciso ter base acadêmica e conhecer o mercado
 
Eles têm em comum a juventude e o tino para os negócios. Empresários de setores tão distintos quanto o de animais de estimação e alimentação fora do lar, eles provam que idade não é de modo algum uma barreira para quem pretende dar certo como empreendedor.

Aos 14 anos, Daniel Nepomuceno, por exemplo, já desenvolvia sites. Hoje, aos 25, tornou-se CEO de um deles. Acostumado a desenvolver páginas na internet para empresas de amigos da família, ele entrou no comércio virtual aos 19, como funcionário de uma consultoria. Seu desempenho chamou a atenção de um grupo de investidores e em 2010 ele recebeu um convite para assumir o comando da marca Meu Amigo Pet, um pet shop virtual fundado em 2005.

“Empreender foi quase uma sina porque na minha área é natural oferecerem parcerias”, afirma. Ao assumir o negócio, Daniel Nepomuceno dedicou-se a uma série de pesquisas para conhecer melhor o mercado no qual havia ingressado.
Ele também visitou feiras e eventos ao redor do mundo para trazer novos produtos ao País. Os resultados apareceram rapidamente. Em 2011, a empresa conquistou prêmios, abriu lojas físicas e o faturamento chegou a R$ 1 milhão.

Para alcançar essas cifras, Daniel precisou ainda vencer o desafio de gerenciar pessoas, especialmente executivos mais velhos, com o triplo da sua idade. “No início é necessário ter humildade e mente aberta para saber o que funciona, mostrar o que você pensa, suas ideias, e fazer as pessoas comprarem seu projeto”, diz. Como benefício pelos bons resultados, Nepomuceno, até então funcionário contratado, ganhou participação minoritária no negócio. Para os jovens empreendedores, segundo ele, a dica é buscar uma formação abrangente e também desenvolver amplo conhecimento sobre o mercado no qual atuará.

Uma boa dose de ousadia também não faz mal. Quando estava apenas no segundo ano da faculdade de administração, Juliano Simões, 26 anos, encontrou o ponto comercial perfeito para trazer para a capital paulista a rede de restaurantes por quilo Paulinhos Grill, criada por seu pai no interior de São Paulo. A loja, aberta em 2006, representou um desafio duplo na vida do empreendedor: gerenciar por conta própria um negócio e adaptá-lo ao exigente mercado paulistano. “Foi um começo difícil”, lembra.

A estratégia adotada por Simões foi aparentemente simples, mas deu resultados. Ele sofisticou, em relação aos concorrentes, o ambiente do restaurante e o cardápio. “O público quer qualidade, higiene, ser bem atendido e ter comida boa, mesmo que para isso precise pagar um pouco mais.” Simões amplificou a fórmula e abriu unidades nos principais centros de negócios da capital – Faria Lima, Berrini e Paulista. Em maio, ele inaugura uma nova unidade e espera aumentar em 30% o faturamento, que em 2011 foi de R$ 9 milhões.

A história de sucesso dos empresários Tiago Campos, 25 anos, e Rafael Soares, 27 anos, foi diferente. Eles apostaram em um produto então pouco conhecido no País – o frozen yogurt – e conseguiram crescer rapidamente com a Yoguland.
Formatada para se tornar uma franquia, a rede possui 38 lojas. Hoje febre no País, a dupla precisou suar muito para provar a viabilidade da venda de iogurte como negócio. “Ninguém tinha ideia do que era esse produto por aqui”, relembra Campos. Cada sócio conta ter investido R$ 35 mil na empreitada e os R$ 280 mil restantes foram financiados pela mãe de Soares. Hoje, a empresa fatura cerca de R$ 16 milhões.

A dupla conta que planejou durante quase um ano cada detalhe do negócio e recorreu até a cursos para complementar a formação acadêmica. “Muitas vezes, o jovem empreendedor tem tudo na mão e não abre um negócio por não se sentir totalmente seguro. Acho que o importante é acreditar em você mesmo e quando tiver uma ideia, ir atrás dela”, recomenda Tiago Campos.

Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,empresarios-contam-como-chegar-ao-primeiro-milhao-de-faturamento-cada-vez-mais-cedo,1645,0.htm

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Semana Santa chegando e uma pérola do Veríssimo

A primeira pedra

  Verissimo - O Estado de S.Paulo
E os fariseus trouxeram a Jesus uma mulher apanhada em adultério, e perguntaram a Jesus se ela não deveria ser apedrejada até a morte, como mandava a lei de Moisés. E disse Jesus: aquele entre vós que estiver sem pecado que atire a primeira pedra. E a vida da mulher foi poupada, pois nenhum dos seus acusadores era sem pecado. Assim está na Bíblia, evangelho de São João 8, 1 a 11.

Mas imagine que a Bíblia não tenha contado toda a história. Tudo o que realmente aconteceu naquela manhã, no Monte das Oliveiras. Na versão completa do episódio, um dos fariseus, depois de ouvir a frase de Jesus, pega uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a mulher, dizendo "Eu estou sem pecado!"
- Pera lá - diz Jesus, segurando o seu braço. - Você é um adúltero conhecido. Larga a pedra.
- Ah. Pensei que adultério só fosse pecado para as mulheres - diz o fariseu, largando a pedra.

Outro fariseu junta uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a mulher, gritando "Nunca cometi adultério, sou puro como um cordeiro recém-nascido!".
- Falando em cordeiro - diz Jesus, segurando o seu braço também - e aquele rebanho que você foi encarregado de trazer para o templo, mas no caminho desviou 10% para o seu próprio rebanho?
- Nunca ficou provado nada! - protesta o fariseu.
- Mas eu sei - diz Jesus. - Larga a pedra.

Um terceiro fariseu pega uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a adúltera, dizendo: "Não só não sou corrupto como sempre combati a corrupção. Fui eu que denunciei o escândalo da propina paga mensalmente a sacerdotes para apoiar os senhores do templo".
- Mas foste tu o primeiro a receber propina - diz Jesus, segurando seu braço.
- No meu caso foi para melhor combater a corrupção!
- Larga a pedra.

Um quarto fariseu junta uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a mulher, dizendo: "Não tenho pecados, nem da carne, nem de cupidez ou ganância!".
- Ah, é? - diz Jesus, segurando o seu braço. - E aquela viúva que exploravas, tirando-lhe todo o dinheiro?
- Mas isto foi há muito tempo, e a mulher já morreu.
- Larga a pedra, vai.

E quando os fariseus se afastam, um discípulo pergunta a Jesus:
- Mestre, que lição podemos tirar deste episódio?
- Evitem a hipocrisia e o moralismo relativo - diz Jesus.
E, pensando um pouco mais adiante:
- E, se possível, a política partidária

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-primeira-pedra-,854897,0.htm

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Universidades ajudam contribuinte a declarar Imposto de Renda

SÃO PAULO – Para ajudar o contribuinte a fazer a declaração do Imposto de Renda 2012, universidades oferecem especialistas de graça (apenas pedem doação de alimentos ou livros). O prazo para a entrega da declaração termina em 30 de abril.
Abaixo, seguem algumas das faculdades paulistas que oferecem o serviço, bem como o período em que o contribuinte deve procurá-las. Confira.

Unicid (Universidade Cidade de São Paulo)

Agendamento pelo telefone:             (11) 2178-1491       ou 2178-1492, de segunda à sexta, das 15h às 17h.
Atendimento: de 2 a 27 de abril, com hora marcada
Preço: leite em pó ou fraldas geriátricas.
O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Neste ano, além do auxílio no preenchimento do Imposto de Renda, a Universidade disponibilizará aos interessados em tirar dúvidas on-line, o e-mail : impostoderenda@unicid.be para quem quiser enviar perguntas, que serão respondidas por estudantes, orientados por seus docentes.
Outra novidade é que a Universidade dará ao público orientações sobre planejamento financeiro. “Ensinaremos como é possível melhorar as finanças mês a mês”, explica o professor, coordenador do plantão e diretor do curso de Ciências Contábeis da instituição, Wagner Pagliato.

Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo)

Informações: marina_hardt@aedu.com ou pelo telefone             (11) 4362-9000      .
Atendimento: de 26 de março a 28 de abril, das 15h às 19h, de segunda a sexta-feira, na unidade ABC.
Preço: um quilo de alimentos não perecível

UnG

Informações: 2475-8300
Atendimento: dias 14 e 28 de abril (sábados), das 9h às 15h
Preço: um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda
Os atendimentos acontecerão nas unidades Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo. Podem procurar auxílio pessoas com rendimento anual de até R$ 100 mil, com bens de até R$ 300 mil e que não sejam sócias ou proprietárias de empresas.

Uninove

Agendamento pelo telefone:             (11) 3665-9784       (Unidades Memorial, Vergueiro, Vila Maria e Santo Amaro), de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h e das 19h às 22h.
Atendimento: aos sábados, até 28 de abril, com hora marcada, sendo que podem procurar ajuda o contribuinte com rendimento anual de até R$ 60 mil e/ ou possuidor de bens de até R$ 3000 mil, que não seja sócio de empresa.
Preço: um quilo de alimento não perecível.

FMU

Informações: www.fmu.br
Atendimento: no período de 27 de março a 26 de abril, de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 18h45 e aos sábados, das 8h às 16h, no campus Liberdade.
Preço: dois quilos de alimentos não perecíveis. Para ser atendido é preciso ter renda anual máxima de até R$ 80 mil e patrimônio (bens e direitos) de até R$ 500 mil.

Trevisan Escola de Negócios

Agendamento pelo telefone:             (11) 3138-5200      .
Atendimento: aos sábados, nos dias 31 de março e 14 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na sede da instituição.
Preço: dois livros infanto-juvenis em bom estado.

Documentos necessários

De acordo com instruções da maior parte das instituições, é importante levar um CD ou pen drive - para gravação da cópia da declaração, além dos documentos pessoais, como carteira de identidade, CPF (cadastro pessoa física) e título de eleitor, e dos seguintes materiais:
  • Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria etc;
  • Declaração de Imposto de renda entregue em 2011 (em mídia);
  • Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
  • Informe de rendimentos bancários, posição em 31 de dezembro de 2011;
  • Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc);
  • Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
  • Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde etc;
  • Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas etc);
  • Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
  • Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2011;
  • Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2011;
  • Número do CPF dos dependentes;
  • Comprovante de pagamentos à previdência privada, oficial, de doações para de incentivos fiscais (fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros)

Data

A Receita Federal do Brasil recebe, desde o dia 1º de março, a declaração do IR 2012. O processo deve ser concluído até as 23h59min59seg de 30 de abril, sob penalidade de multa no valor mínimo de R$ 165,74.

Fonte: http://economia.uol.com.br/impostoderenda/ultimas-noticias/infomoney/2012/03/28/universidades-ajudam-contribuinte-a-fazer-imposto-de-renda-veja-onde.jhtm

Acesse  crônicas do  Prof. Cláudio  Silva, sobre  educação, em: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Dilma diz que Brasil deve investir mais em educação e saúde

NOVA DÉLHI, 29 Mar 2012 (AFP) -A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira em Nova Délhi, onde participou da cúpula dos Brics que reúne cinco países emergentes, que o Brasil deve investir mais em saúde e educação.

"Acredito que temos que fazer alguns gastos no que se refere aos investimentos do governo, em particular no que se refere à saúde e à educação", declarou à imprensa ao término da cúpula realizada em Nova Délhi por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que integram os Brics.

Em um encontro com a imprensa brasileira, a presidente disse que o país possui uma das taxas mais baixas de médicos por habitante, 1,8 por cada mil habitantes, quando a média em outros países é muito superior.

"O Brasil terá de fazer um esforço", enfatizou, "porque a população se queixa da falta de médicos e, portanto, da falta de atendimento".

"A população quer ter um médico e atendimento rápido", insistiu.

"Isto não é investimento, mas vamos ter de gastar nisto e, ao mesmo tempo, fazer um esforço para aumentar a taxa de investimento" (dos 19% atuais para 24%), afirmou, também pedidindo um esforço ao setor privado.

Após enumerar os muitos projetos no campo dos transportes coletivos, moradia e energia, Dilma assegurou que no primeiro ano de governo liberou quase 40 bilhões de reais para que os estados brasileiros investissem em infraestrutura.

"Mas, sem dúvida, o esforço que fazemos tem que ser complementado pelo setor privado", acrescentou, aludindo aos empresários.

Quanto à reforma tributária, disse que, a título pessoal, tem plena consciência de que o Brasil "precisa reduzir a carga tributária" e assegurou que durante seu mandato fará todo o possível para reduzi-la, embora tenha reconhecido que o principal para uma reforma tributária é a repartição.

"Tem de ser uma discussão tranquila, calma e realista", concluiu. 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/03/29/dilma-diz-que-brasil-deve-investir-mais-em-educacao-e-saude.htm

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Ciência do prazer ( GILBERTO DIMENSTEIN)

Frequentemente os alunos reclamam da chatice do ensino em geral --e do ensino das ciências, em particular. No caso brasileiro, soma-se o problema da falta e da pouca qualificação dos professores.
Por isso, vale a pena prestar atenção no jeito que a Escola de Engenharia de Harvard está inovando o ensino de física e culinária ao mesmo tempo (mais detalhes aqui ).
Eles chamam alguns dos melhores chefes de cozinha do mundo para demonstrar aos alunos seus experimentos culinários. Depois, os professores tratam de encaixar os princípios da física e da química. A prova final é a receita original de cada aluno, justificada com princípios científicos.
Quanto mais trouxermos o cotidiano para a sala de aula, melhor serão os alunos.
Imagine falar em sala de aula da recente descoberta de que quem come chocolate regularmente tem menos massa corporal (mais detalhes aqui), revelando como funcionam as calorias. Afinal, o que se falava até agora é que chocolate apenas engorda.
Está aí um bom (e desprezado) item na sucessão municipal: como um prefeito pode melhorar o currículo escolar. Afinal nenhuma tarefa é mais importante a um governante do que melhorar a educação.
Gilberto Dimenstein Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Em colaboração com o Media Lab, do MIT, desenvolve em São Paulo um laboratório de comunicação comunitária. É morador da Vila Madalena
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/1068314-ciencia-do-prazer.shtml
 
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Secretário Estadual de Educação confirmou que estudantes que não aprenderam irão para reforço durante horário de aula

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo | 28/03/2012 18:29


Foto: Guilherme Lara Campos/DivulgaçãoAmpliar
Voorwald: "Temos que conviver com a realidade. Se o menino não está acompanhando eu preciso tirar ele daquela sala de aula"
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo vai formar turmas diferenciadas para alunos em recuperação. Os estudantes selecionados durante diagnóstico que ocorreu este mês deixarão de assistir às aulas nas turmas em que estão matriculados para fazer parte de grupos em recuperação no horário de aula.
De acordo com o secretário Herman Voorwald já estão previstas ao menos 2 mil salas de “recuperação intensiva”, com serão chamados os grupos. Ele confirmou que estas turmas terão aulas durante o horário normal de aula em separado dos demais e, com isso, deixarão de ter o currículo do ano em que estão matriculados.

“Tem gente que fala: mas nós estamos criando uma turma de alunos mais fracos? Bom, eu preciso recuperar aquilo que ele não está aprendendo ou não aprendeu e não aprende. Então eu tiro, recupero durante um ano e ele volta”, disse Voorwald.

Os professores das salas especiais, segundo ele, serão de Língua Portuguesa ou Matemática, mesmo nos casos do ciclo 2 do Fundamental (que vai do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio em que os estudantes têm normalmente entre cinco e 13 disciplinas.

De acordo com o secretário, as recuperações no contraturno, que existiam até o ano passado tinham pouca audiência. Em algumas regiões, mais da metade dos estudantes convocados a ir à escola além do horário regular de aulas faltava. “Nosso entendimento é que a formação de turmas de recuperação deve ocorrer após detectada a deficiência. Antes, tínhamos turmas, professores recebendo e não estava funcionando”, afirmou.
Ainda segundo ele poderá voltar a existir turmas de contraturno se uma série de critérios forem cumpridos. Ele afirma que está pronta uma norma que estabelece as condições para que isso ocorra. Será preciso, por exemplo, apresentar o nome dos alunos que poderão comparecer em horário diferente de sua matrícula. O documento deve ser publicado na quarta-feira.

As turmas de recuperação terão menos alunos por sala e no máximo 20. Elas haviam sido anunciadas em janeiro, mas não estava claro se o aluno ficaria mesmo sem as aulas regulares.

Ensino Médio Inovador
O secretário falou sobre o tema em evento no Palácio dos Bandeirantes na tarde desta quarta-feira para assinatura de convênio com o Instituto Unibanco e o governo federal para ampliação do Ensino Médio Inovador. O Estado passará de 41 escolas que já participam do programa para 208 em 2012 e 1.208 até o final de 2014.
 
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/sao-paulo-vai-separar-alunos-atrasados-das-turmas-regulares/n1597725235112.html
 
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