segunda-feira, 25 de abril de 2016

Malária: quase metade da população global está em risco de contrair doença ( AGÊNCIA BRASIL)

Malária: quase metade da população global está em risco de contrair doença

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
No Dia Mundial da Malária, lembrado hoje (25), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que quase a metade da população mundial – o que equivale a 3,2 bilhões de pessoas – ainda corre o risco de contrair a doença. Apenas no ano passado, 214 milhões de novos casos foram identificados em 95 países e mais de 400 mil pessoas morreram vítimas da infecção.
“Um ano após a assembleia da Organização Mundial da Saúde decidir eliminar a malária de pelo menos 35 países até 2030, a OMS divulga um relatório que mostra que a meta, apesar de ambiciosa, é alcançável”, informou a entidade. Em 2015, nenhum país-membro da OMS na Europa reportou casos de malária em indígenas, contra 90 mil registrados em 1995.
Os dados mostram que oito países fora da região europeia também não reportaram nenhum caso da doença em 2014. São eles: Argentina, Costa Rica, Iraque, Marrocos, Omã, Paraguai, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos. Outros oito países computaram menos de 100 casos em indígenas no mesmo período, enquanto 12 países identificaram entre 100 e mil casos.
“A Estratégia Técnica Global para a Malária 2016-2030, aprovada pela Assembleia da Organização Mundial da Saúde em 2015, clama pela eliminação da transmissão local da malária em pelo menos dez países até 2020. A OMS estima que 21 países estão em condições de alcançar este objetivo, incluindo seis na região africana, onde o fardo da doença é mais pesado”, diz o relatório.
Desde 2000, a taxa de mortalidade por malária caiu 60% em todo o mundo. Nos países africanos, o índice caiu 71% entre crianças menores de 5 anos. Os avanços, segundo a OMS, foram alcançados por meio do uso de ferramentas de controle amplamente implantadas na última década, como mosquiteiros tratados com inseticida, pulverização residual de interiores e testes de diagnóstico rápido.
“Mas alcançar o próximo nível – a eliminação – não será fácil”, ressaltou a OMS. “A eficácia das ferramentas que garantiram melhorias nos primeiros anos deste século estão agora ameaçadas. A resistência de mosquitos a inseticidas utilizados nas telas e na pulverização residual está crescendo, assim como a resistência do parasita a componentes de um dos medicamentos mais poderosos contra a malária. Maiores progressos vão exigir novas ferramentas que não existem atualmente, além do aperfeiçoamento de novas tecnologias”, afirma a nota da organização.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Em CORNÉLIO PROCÓPIO,PR - Professor Me Cláudio Silva na Pós em EDUCAÇÃO ESPECIAL

professor Me Cláudio Silva esteve no último dia 16.04.2016 em CORNÉLIO PROCÓPIO,PR  atuando na PÓS GRADUAÇÃO "LATO SENSU" EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.  
O evento é uma realização do Instituto RHEMA com a coordenação local da Professora Joelma Teodoro

segunda-feira, 11 de abril de 2016

EM FOZ DO IGUAÇU,PR - Prof. Me Cláudio Silva na Pós em Educação Infantil e Alfabetização

professor Me Cláudio Silva realizou no dia 09.04.2016 em FOZ DO IGUAÇU,PR encontro com os alunos do curso de PÓS GRADUAÇÃO "LATO SENSU" EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO, trabalhando a disciplina de METODOLOGIA DA AÇÃO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O evento foi uma realização do Instituto RHEMA . 

Em CASCAVEL, PR - Professor Me Cláudio Silva na PÓS EM DIREITO PENAL

professor Me Cláudio Silva, concluiu no dia 02.04.2016 em CASCAVEL, PR os trabalhos na disciplina de METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR com a turma da PÓS EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL - TURMA V 
O evento foi uma realização da UNIVEL.
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domingo, 10 de abril de 2016

EM JANDAIA DO SUL,PR, PALESTRA COM O PROFESSOR CLÁUDIO SILVA

O Prof. Cláudio Silva esteve no último dia  23.03 em Jandaia do Sul, Pr proferindo palestra sobre   “ Resiliência e profissionalismo na educação". O evento foi realizado com estudantes do curso de Formação de Docentes. Promoção: CEEBJA CECÍLIA MEIRELLES. 

segunda-feira, 21 de março de 2016

PORECATU,PR - entre os dez primeiros na eficácia da Educação Municipal.

Cumprimentamos o município de Porecatu, Pr pela importante conquista, explicitada a seguir:

Estamos felizes em saber que Porecatu, após avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná está
entre os 10 primeiros na eficácia da Educação Municipal.
Abraços
Professora Suzana
Secretária Municipal de Educação

A partir deste ano, as 399 prefeituras paranaenses deverão informar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a demanda por vagas nas creches e pré-escolas do município. A exigência visa aferir o cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que determina a universalização, já em 2016, da pré-escola às crianças a partir dos quatro anos.
O anúncio foi feito pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, na terça-feira (1º de março), em entrevista coletiva à imprensa. O cumprimento dessa obrigação das administrações municipais foi incluído no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2016 e será acompanhado pelos técnicos do órgão de controle ao longo deste ano.
O ponto de partida para a análise é um conjunto de indicadores criado no âmbito do Programa de Implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal Paranaense (IEGM-PR). O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2015 por técnicos do TCE, com base nos dados do ano anterior, o último com as informações já consolidadas.
Os primeiros dois indicadores criados têm como tema a educação. São o Índice de Eficácia da Educação Municipal e o Índice de Eficiência da Despesa Municipal em Educação 2014. No primeiro, os 399 municípios paranaenses foram avaliados em seis quesitos, segundo as metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei Federal n° 13.005/14) e do Plano Estadual de Educação 2015-2025 (Lei Estadual 18.492/15). Já o segundo índice - sobre a eficiência da despesa - comparou os resultados do índice da eficácia com o gasto municipal por aluno matriculado.

Eficácia da educação
No Índice de Eficácia da Educação Municipal, os quesitos avaliados foram: educação infantil (percentual de crianças com até 5 anos matriculados na escola); adequação idade-série (percentual de alunos das séries iniciais do ensino fundamental com idade adequada àquelas séries); ensino integral (percentual de alunos que estudam em tempo integral); qualidade do ensino (nota das séries iniciais do ensino fundamental no Ideb); estrutura das escolas (percentual de estabelecimentos com estrutura física adequada) e formação de professores (percentual de docentes com nível superior).
De acordo com metas que deveriam ser obtidas [veja detalhes no quadro abaixo], os municípios receberam notas entre 0 e 1. Esse último número significa que o ente público atingiu as metas dos planos nacional e estadual de Educação.
O município paranaense mais bem colocado no estudo foi Bom Jesus do Sul (índice geral de 0,984 na média dos seis subíndices), seguido de Ourizona (0,956) e Chopinzinho (0,917). Dos municípios mais populosos do Estado, apenas Maringá (0,894) figura na lista dos dez mais bem posicionados no ranking. Os municípios com pior desempenho no índice de eficácia foram Guaraqueçaba (última posição na lista das 399 administrações municipais, com índice 0,446), Inácio Martins (0,465) e Doutor Ulysses (0,480).

Eficiência da despesa
Para obter o Índice de Eficiência da Despesa Municipal em Educação 2014, os técnicos do TCE-PR confrontaram o índice de eficácia com a despesa por aluno naquele ano. Esse levantamento levou em conta o investimento por aluno realizado por 388 municípios do Estado - 11 foram excluídos da amostra porque não haviam enviado, até fevereiro deste ano, os dados consolidados de 2014.
O índice de eficiência foi calculado a partir da comparação do índice de eficácia municipal com a despesa corrente liquidada por aluno. A comparação utilizou a "análise envoltória de dados", técnica matemática empregada na engenharia da produção e nas ciências econômicas para estimar a eficiência de unidades produtivas e do gasto público. A comparação resulta em um índice, que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais eficiente tende a ser a unidade avaliada.
Nesse ranking da eficiência da despesa, a liderança coube ao município de Paraíso do Norte (índice 1,000), seguido por Ivaiporã (0,952 e Sarandi (0,933). Nas três últimas posições ficaram Porto Barreiro (0,332), Guaporema (0,319) e Itaipulândia (0,314).
Paraíso do Norte foi considerado o município mais eficiente neste índice porque, gastando R$ 4.398,31 por aluno em 2014, conseguiu alcançar 90,2% das metas dos planos nacional e estadual de Educação. Com isso, o município da região Noroeste atingiu o melhor "custo-benefício" na comparação entre gasto e cumprimento de metas.
A conclusão do estudo é de que a aplicação de um grande volume de recursos em educação não impacta, necessariamente, no atingimento das metas dos dois planos de educação. O principal exemplo apontado pelo estudo do TCE-PR é Itaipulândia. Com a maior despesa por aluno em 2014 entre os 388 avaliados (R$ 11.834,93), esse município da região Oeste obteve, contraditoriamente, o menor índice de eficiência do gasto. Atingiu, em média, apenas 76,1% das metas.



Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

quinta-feira, 17 de março de 2016

Em CASCAVEL, PR - Professor Me Cláudio Silva no MBA EXECUTIVO EM ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

professor Me Cláudio Silva, concluiu na última terça feira,15.03.2016, em CASCAVEL, PR os trabalhos na disciplina de METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR com a turma do MBA EXECUTIVO EM ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS - Turma XXVI 
O evento foi uma realização da UNIVEL.
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