segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Concursos públicos devem abrir 130 mil vagas ( FOLHA DE LONDRINA)

18/02/2013
Testes seletivos mais esperados são do Banco Central e da Polícia Federal, para cargo de delegado


 
Shutterstock
Recomendação: candidatos não devem tentar refazer questões quando forem passar as respostas para o gabarito
O ano de 2013 promete ser movimentado para quem pensa em prestar concursos públicos. A expectativa dos profissionais da área é que sejam realizadas provas para os mais diversos cargos, sobretudo nas esferas Estadual e Federal. A questão é como estar preparado para esta maratona de provas? 

Alguns passos podem garantir o sucesso do concursista. O diretor da Escola de Ensino Jurídico Federal do Paraná (Efuje), Ivan Canziani Silveira, diz que o primeiro passo do interessado em se submeter a uma prova é saber exatamente o que quer, direcionar o estudo. ‘’Não adianta querer fazer todos os concursos que aparecem. Se perceber que seu interesse é por tribunais dedique-se a concursos nesta área. Concursos com enfoques parecidos têm matérias que se chocam e isso facilita os estudos’’, orienta. 

Quanto a assimilação do conteúdo, o diretor afirma que não há segredos. O concursista precisa adotar o método da repetição. Organizar uma espécie de fichamento com os principais tópicos estudados no dia e arquivar ‘’O candidato faz isso no primeiro dia. Repete no segundo dia e aproveita para ler o que foi anotado no dia anterior e, assim, sucessivamente. Repetir é a melhor forma de reter conteúdo. Estudos apontam que em 48 horas um indivíduo pode perder mais de 50% do conteúdo que aprendeu hoje’’, enfatiza. 

Silveira estima que só este ano mais de 100 mil vagas devem estar disponíveis. Ele aconselha que os candidatos procurem realizar as provas dos anos anteriores do concurso que pretende prestar. Esta atitude, segundo ele, faz com que o indivíduo conheça a banca que aplicará a prova e evite as armadilhas que possam surgir no dia do teste. Os concursos mais esperados são do Banco Central e da Polícia Federal, para o cargo de delegado - este último já aguardado desde o ano passado, quando foi suspenso. 

Dividir as matérias a serem estudadas por dia também é importante. O diretor destaca que neste processo é imprescindível que a família do candidato compreenda as atitudes extremas que ele tomará para ficar centrado em seu objetivo. Afinal, o esforço e a dedicação integral visam evitar contratempos e podem fazer a diferença. 

Dia da prova


Para Silveira, a falta de concentração e a insegurança podem por tudo a perder na hora de responder as questões da prova. Ele recomenda aos candidatos que não tentem refazer questões, quando forem passar as respostas para o gabarito. ‘’O concursando está de cabeça fria quando começa a prova. Se marcou uma questão não procure repensá-la antes de passar para o gabarito porque, ao final da prova, já estará com a cabeça cansada, e pode se arrepender da escolha depois’’, diz. 

O diretor da Efuje acredita que o maior adversário do candidato é ele mesmo. Ele recomenda aos concursistas que estabeleçam metas de estudo, desde o início, busquem se superar, sem se preocupar com os concorrentes e não desanimem em caso de insucessos. ‘’Pode ter certeza que a maioria dos aprovados em grandes concursos colecionou mais derrotas do que vitórias antes de alcançar seu objetivo’’, garante. 

Para o sócio-proprietário do curso Sólon Concursos, Nelson Guerra, o total de vagas a serem abertas no Brasil é ainda maior, ficando entre 120 e 130 mil vagas. Ele explica que alguns concursos que deveriam ter acontecido em 2012 ficaram para este ano, aumentando as oportunidades. 

Por ser comum, na maioria dos concursos públicos, a exigência de conhecimentos de português, informática, matemática ou raciocínio lógico, direito constitucional e direito administrativo, ‘’uma boa dica é começar os estudos por essas disciplinas, além de solucionar provas destas matérias de anos anteriores’’, orienta Guerra. 

Para quem pensa em prestar um concurso público esse ano, mas teme não ser aprovado ou já viveu a frustração de ter sido reprovado, o professor aconselha que esta é a hora de superar os medos e aproveitar as oportunidades. ‘’O candidato deve internalizar que o importante é ele estar constantemente se superando, dia a dia, estudando e resolvendo provas, pois as oportunidades que se apresentam este ano são muito estimulantes para quem busca tranquilidade e segurança profissional no serviço público’’.

Nenhum comentário: