quarta-feira, 3 de abril de 2013

Professor indiano dá aula a 150 mil alunos ( GILBERTO DIMENSTEIN/ FOLHA DE S. PAULO)


03/04/2013 - 08h16 

DE SÃO PAULO

Se você é educador e não conhece esse indiano, lamento informar mas você tem um problema de defasagem -e sério.

O professor de engenharia Anant Argawal dá aula ao mesmo tempo para 150 mil alunos espalhados pelo mundo. Sem cobrar nada - e com direito a certificado.

Quem quiser saber para onde vai a educação no futuro tem de prestar atenção - aliás, muita atenção - nesse indiano, que está no Brasil para falar num seminário de educação.
Isso porque ele comanda uma experiência que junta Harvard e MIT, entre outras instituições de excelência, numa plataforma de ensino a distância, batizada de edX.

Quando se juntam duas universidades desse porte, com tanta gente inovadora e ousada ( e, claro, muito dinheiro), para reformular a educação, melhor não desgrudar o olho.

Essa experiência está dizendo o seguinte: cada vez mais aprenderemos em qualquer lugar e qualquer hora, numa interação que depende da montagem de redes de conhecimento não presenciais, mas virtuais.

Uma das grandes notícias recentes da humanidade é como as melhores universidades do mundo estão abrindo gratuitamente seus conhecimentos para qualquer pessoa emcursos gratuitos.
*
É possível assistir à palestra do professor Anant via Youtube nesta quinta feira (04.04.2013 ) às 17h no site do evento.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário: