sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ProUni tem 159 mil candidatos pré-selecionados para bolsas de estudo ( AGENCIA BRASIL )


25/01/2013 - 5h47
Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um total de 159.177 candidatos foi pré-selecionado na primeira convocação do Programa Universidade para Todos (ProUni), divulgada nessa quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram 107.575 selecionados para bolsas integrais e 51.602 para as parciais. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.
Nesta primeira edição de 2013, o programa ofereceu 162.329 bolsas de estudos e registrou pouco mais de 1 milhão de inscritos. Após essa primeira chamada, 3.152 bolsas não foram preenchidas. Segundo o MEC, a diferença (entre bolsas ofertadas e preenchidas) é normal e pode ocorrer por diversos motivos, como baixa procura por um determinado curso de graduação ou candidatos que não alcançaram pontuação suficiente.
A unidade da Federação com maior oferta de bolsa é São Paulo. As instituições de ensino paulistas convocaram 54.315 estudantes, sendo 33.108 para bolsas integrais e 21.207 para parciais. Em seguida estão Minas Gerais, com 11.331 integrais e 6.371 parciais, e o Paraná, com 6.866 integrais e 5.512 parciais.
Os estudantes têm até 31 de janeiro para comprovação das informações e matrícula na instituição de ensino. Os candidatos não selecionados na primeira chamada devem aguardar a próxima, no dia 8 de fevereiro. O estudante que não for selecionado na segunda convocação, poderá aderir à lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
O candidato selecionado para a bolsa integral deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
O estudante que conseguiu apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte da mensalidade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
Edição: Carolina Pimentel

Link’s recomendados:

CONHEÇA O NOSSO INSTITUTO EDUCACIONAL:
                     ( Matrículas Abertas !)


2 comentários:

Edna Ribeiro disse...

“O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.” Mark Twain
Parabéns pelas belíssimas crônicas. Realmente o assunto abordado é de 1ª categoria.

Ainda sou uma gotinha no imenso oceano.Meus poemas são simplíssimos perto do grande Mestre Claudio Silva. Sou leitora e seguidora do blog. Leio praticamente quase todas as crônicas.
Abraços.

Prof. Cláudio Silva disse...

Cara Edna,

Os nossos agradecimentos pela honra da sua apreciação às nossas produções, e pelas referências. Também nos sentimos como você, iniciantes que tem muito a aprender. Mas, vamos dividindo os "cinco pães e dois peixes" que conseguimos, para que possam servir à edificação das pessoas. Acreditamos que isso é o mais importante.

Um abraço

Prof. Cláudio Silva