DEMÉTRIO WEBER/EDUARDO VANINI/LEONARDO VIEIRA
BRASÍLIA – Quase um em cada três cursos de graduação que participaram do Exame Nacional de Desenvolvimento dos Estudantes (Enade) 2012 recebeu conceito 1 ou 2, o que equivale à reprovação. Ao todo, foram 30% de cursos com conceito ou um dois. No outro extremo, 24,4% dos cursos tiraram os conceitos máximos, 4 e 5. Os resultados gerais foram anunciados nesta segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Consulte aqui as notas de cada curso avaliado.
- O que temos a comemorar é a evolução toda do sistema em direção à qualidade – disse o ministro.
No Enade de 2009, os conceitos 1 e 2 foram dados 24,9% dos cursos. Ou seja, um índice menor do que os 30% registrados em 2012. Mercadante afirmou, porém, que a proporção geral de cursos avaliados também cresceu e que o aumento teria sido mais expressivo nos cursos com notas 3, 4 e 5.
O Enade de 2012 avaliou 7.228 cursos oferecidos por 1,6 mil instituições, nas seguintes áreas: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins (como Direito e Administração), além dos eixos tecnológicos, como Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Os resultados do Enade de 2012 foram comparados aos de 2009, quando cursos dessas mesmas áreas participaram da avaliação. Em 2011 e 2010 o exame foi aplicado para alunos de cursos de outras áreas do conhecimento.
O exame do ano passado mostrou também que cursos de instituições públicas tiveram melhor desempenho. Dentre as públicas, 46,8% dos cursos tiraram conceitos 4 e 5. Enquanto nas privadas, apenas 20,8%.
O Enade é um prova feita por formandos. As notas individuais não são divulgadas, mas apenas o resultado geral de cada curso. O exame tem peso de até 70% no conceito preliminar de curso, que será divulgado em novembro e que pode levar à suspensão de vestibulares em cursos reprovados.
Link’s recomendados:
CONHEÇA A NOSSA ESCOLA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário