segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Tá faltando tempero, Zé!"


                              
                                *Por Cláudio Silva
 Tempero é algo essencial. Um comercial fez sucesso tempos atrás divulgando as propriedades de um produto para realçar o sabor dos alimentos. Finalizava com o refrão de uma música popular, “É o Amor”. Essencialmente, induzia a pensar sobre a importância de se colocar amor no que fazemos. Uma observação importante, porque quando as coisas são executadas mecanicamente, podem deixar de ser realizantes. Ensina a sabedoria que quando o seu fazer deixa  de  ser  também o seu  prazer, é indício de que algo já não anda bem. Uma luz vermelha foi acesa.

Certa vez comentei sobre essas impressões com a minha esposa, fazendo uma analogia com pessoas que mantém flores de plástico em cima da mesa. Todos os dias tiram-nas do lugar, espanam o local e as recolocam mecanicamente. Diferentemente da experiência de ir ao jardim, contemplar, selecionar, colher e organizar um arranjo floral. Este ato faz como que algo de si esteja sendo colocado e conferirá uma marca de personalidade e originalidade ao ambiente. A contemplação da natureza tem sido recomendada inclusive como medida terapêutica, por conferir bem estar e equilíbrio, pois o próprio processo induz ao saudável exercício dos sentidos, como a visão, o olfato e a audição.   Esse diálogo acabou rendendo o poema Flores de Plástico, de autoria de Luzia Silva, com o qual vários amigos já foram presenteados.

Tudo o que fazemos deve ser revestido de um sentido mais profundo. Evangelicamente, é viver intensamente o tempo que se chama hoje. Cícero (106 – 43 a.C.), considerado um dos maiores oradores da Roma antiga, denominava de “movere” o seu toque especial, ou seja , aquilo com que ele impactava, conferia sua marca pessoal. O filósofo Sêneca (63-65 d.C.), recomendava numa de suas famosas cartas ao amigo Lucílio: “aproveita todas as horas; serás menos dependente do amanhã, se te lançares ao  presente. Enquanto adiamos, a  vida se  vai.” O trabalho que realizamos, diz RIOS (2002), terá significação de verdade “se for um trabalho que faz bem”, isto é, um trabalho que fazemos bem, do  ponto de vista técnico, e um trabalho que faz bem, a nós e àqueles a quem o dirigimos.

Perguntei certa vez ao meu  amigo aposentado, Professor João Mareze ( in memorian),  uma lenda no  ensino da matemática:
- Professor, qual foi o segredo do seu sucesso?
Sua sábia resposta foi lapidar:
- Professor Cláudio, se porventura existiu algum segredo, foi o de rasgar os meus planejamentos ao final de cada aula ministrada.

Assim, em todas as dimensões da vida, das tarefas mais simples do dia-a-dia, às complexidades dos compromissos profissionais, nada deve ser “apenas algo mais”, mas ser revestido de um “algo a mais”, um “tempero” especial. Experimente preparar um café da manhã para a família nesta perspectiva e fique atento aos resultados. É também de Sêneca a importante recomendação de que um dos segredos para reinventar a vida é viver cada dia como se fosse o primeiro ou o último. Ou seja, o mais importante de nossas vidas. E executar cada atividade com uma intensidade nova. Essa mudança de focalização, com certeza, vai provocar uma nova postura frente à vida, a ser vivenciada de forma mais positiva e proveitosa.  E impactará positivamente nossas relações familiares e socioprofissionais.

Uma agradável  revolução!
Pense nisso!

(Se achou esta crônica interessante, poste seu comentário abaixo. Sua referência é importante para nós - Editores.)
*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria.    (mais textos do professor poderão ser acessados no site www.profclaudiosilvaeducacional.com ).                                                                                                                       
 
Bibliografia:
·        REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000
·        RIOS, Terezinha Azeredo.  Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade - 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2002
·        SÊNECA. Aprendendo a viver. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011
Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva – MTE 000 9817 /PR Revisão:  Psicóloga Mestranda USP Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva - CRP 06/11120 e acadêmica de Direito Cláudia Layla Gonçalves da Silva.

 Mais crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - : no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola

16 comentários:

Profª. Sol disse...

Ao citar Sêneca, lembrei-me dessas palavras: "Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver". O autor: Dalai Lama. Algumas coisas não mudam apesar do tempo: a busca da felicidade é uma delas.

Prof. Cláudio Silva disse...

Maravilhosa citação Sol. Viver bem cada momento é sabedoria. Um abraço

Prof. Cláudio Silva disse...

Da amiga Roselene:

Olá Prof. Cláudio.

ótimo artigo. Obrigada por compartilhar.

Abraços,

----------------------------------------------------------
Roselene Adélia Marchel
Copel - Superintendência Regional
de Distribuição Noroeste

Prof. Cláudio Silva disse...

Rose, seu carinho e atenção de sempre para com os amigos é sua marca . Abraço

Prof. Cláudio Silva disse...

Da Ir Juliana

Aqui de Curitiba! Boa tarde CLAUDIO com DEUS sempre à frente!
Você é uma pessoa iluminada por Deus e cheio de sabedoria,capaz
de transformar o mundo que está ao seu redor.
Deus seja louvado e continue propagando o evangelho de Jesus atraves
do seu testemunho,sua palavra e seu trabalho em beneficio de tanta
gente que espera encontrar um mundo melhor.
Deus o abençoe e Nossa Senhora a Mãe de
Jesus o proteja ,sempre
União de orações,saúde e paz.
Um abraço Ir. JUliana Tartas

Marisa disse...

olá
prof Cláudio
adorei seu artigo meus parabens
prof. Marisa

Prof. Cláudio Silva disse...

Olá Profa marisa, grato pela honra do acesso e comentário. Abraço

mafra souza disse...

Olá meu grande amigo e mestre! Uma escrita genial, é isso mesmo. Parabéns! Vc percebeu na essência(como sempre) e foi objetivo.
Mto bom texto.

Abraços,
mafra.

Prof.ª Luzia Silva disse...

Fazer as coisas com amor é saber viver com sabedoria. Muito bom poder recordar esta verdade com sua escrita.
Parabéns.

Prof. Cláudio Silva disse...

Prfa Mafra,e acima de tudo nossa amiga e irmã, nossos agradecimentos pelo seu carinho e atenção. Sua apreciação é uma referência muito importante.

Prof. Cláudio Silva disse...

Profa Luzia, na educação , como na vida, não existe caminho mais eficaz.

Cláudia Yaísa disse...

Que alegria este texto refletiu em mim, palavras escritas com precisão e certo toque de experiência da vida, transmitiu a mensagem de forma clara e bonita! Um presente para meu dia!

Codinome Beija Flor disse...

Obrigada, Mestre, pelo maravilhoso presente! O texto e a reflexão são maravilhosos!

Escola Fábio Henrique disse...

Que texto maravilhoso!
Ao vivermos o dia de hoje, colhendo as flores e os seus espinhos como se fosse o ultimo dia de nossa vida, fariamos tudo com amor , procurando compreender o nosso semelhante, aceitando-o do jeito que ele é e não como gostariamos que ele fosse.

Unknown disse...

Maravilhoso!
Sem amor, paixão, nossos atos, são meros atos, que não geram diferença à ninguém!
Parabéns pai, por agir com "tempero" .
Sucesso.

Prof. Cláudio Silva disse...

Valeu filhota!

É gratificante ouvir essas conclusões. É o nosso grande estímulo!

Beijo