*Por Cláudio Silva
Outro dia eu refletia sobre o peso das decisões que tomamos ao longo da vida. Temos três filhas. A primeira concluiu a faculdade e já trilha os caminhos profissionais. E nós ainda não conseguimos concluir a nossa casa. A prática nesses anos tem sido a de economizar e depois de algum tempo executar mais uma etapa de ampliação ou reforma. A segunda filha forma-se neste ano, e a terceira já está prestando exames vestibulares. E pode ocorrer que completem seu círculo formativo sem termos concluído o que planejamos para a nossa casa.
Mas avalio que se nesses anos tivéssemos decidido por outras prioridades, poderíamos ter incorrido em problemas financeiros e até comprometido a formação delas. A casa ainda não está pronta, mas elas estão sendo preparadas para a vida. “O ótimo é inimigo do bom”, diz a sabedoria. Outros objetivos podem esperar, mas a vida delas não. É o que fomos aprendendo com os nossos pais e observando famílias que admiramos.
Mas avalio que se nesses anos tivéssemos decidido por outras prioridades, poderíamos ter incorrido em problemas financeiros e até comprometido a formação delas. A casa ainda não está pronta, mas elas estão sendo preparadas para a vida. “O ótimo é inimigo do bom”, diz a sabedoria. Outros objetivos podem esperar, mas a vida delas não. É o que fomos aprendendo com os nossos pais e observando famílias que admiramos.
A esse respeito, eu me recordo de um conto:
Numa região do interior da China vivia um sábio muito admirado. Os que recorriam aos seus conselhos ficavam gratificados com as lições que recebiam. Na mesma aldeia também morava um jovem inteligente e conhecido por badernas e atos de irresponsabilidade. Vendo a popularidade do velho mestre, planejou que se conseguisse supera-lo tornar-se-ia admirado e um sucesso entre as garotas. Assim, arquitetou uma forma de vencê-lo em um desafio. Pensou:
- Vou me apresentar com um passarinho escondido nas mãos e pedir que adivinhe. Se porventura acertar, o que já será difícil, perguntarei se está vivo ou morto. Assim, se responder que está morto, abrirei as mãos e o mostrarei vivo. E se disser que está vivo, bastará apertar-lhe o pescoço e apresentá-lo morto.
Um plano perfeito pensou. E convidou orgulhosamente toda a aldeia para assistir a sua vitória. No dia e hora marcados uma multidão lota a praça central da aldeia. O rapaz todo soberbo, se aproxima com as mãos às escondidas atrás e pergunta:
- Vou me apresentar com um passarinho escondido nas mãos e pedir que adivinhe. Se porventura acertar, o que já será difícil, perguntarei se está vivo ou morto. Assim, se responder que está morto, abrirei as mãos e o mostrarei vivo. E se disser que está vivo, bastará apertar-lhe o pescoço e apresentá-lo morto.
Um plano perfeito pensou. E convidou orgulhosamente toda a aldeia para assistir a sua vitória. No dia e hora marcados uma multidão lota a praça central da aldeia. O rapaz todo soberbo, se aproxima com as mãos às escondidas atrás e pergunta:
- Grande mestre, diga-nos o que tenho nas mãos!
O sábio calmamente cofia a longa barba branca por alguns instantes, conjectura sobre várias possibilidades e responde:
- “Meu rapaz, estamos na primavera, época em que os pássaros fazem seus ninhos e procriam. Espetáculo que impressiona e atrai a curiosidade principalmente de jovens como você. Tens nas mãos um passarinho” - respondeu com segurança.
Impressionado, mas com ironia e arrogância, o jovem continuou:
- A primeira você acertou mestre. Agora responda-nos, está vivo ou morto?
Observado com expectativa pela plateia, o sábio, novamente após refletir olha fixamente nos olhos do jovem e responde:
- Só depende de você, meu rapaz. Está em suas mãos decidir se estará vivo ou morto.
As decisões verdadeiramente sábias na vida, diz Michel Quoist em sua famosa obra “Construir o homem e o mundo”, serão sempre as que priorizarem a edificação das pessoas. E a história já comprovou ao longo dos tempos que, começando pela família, toda sociedade humana só se constrói efetivamente na medida em que a educação estiver na centralidade de suas decisões.
Pense nisso!
Se achou esta crônica interessante, poste o seu comentário abaixo. A sua referência é importante para nós - Os editores.
*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR (gestões 2005-2008 e 2009-2012 ) e Secretário de Ensino Superior ( 2012)
Ficha Técnica:
Estrutura: Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva (acadêmica de jornalismo)
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma
Link’s recomendados:
CONHEÇA O NOSSO INSTITUTO EDUCACIONAL:
( Matrículas Abertas !)
20 comentários:
Mensagem de carlos marques - Umuarama Pr
MUITO BOA TARDE MEU QUERIDO PROFESSOR, RECEBI SIM SEU LINK E JA ESTOU LENDO..
ABRAÇOS E APRECIO ESTE SEU TRABALHO PARABÉNS
CARLOS MARQUES
PÓS ALFA UMUARAMA
Sem dúvida o caminho a ser traçado está nas mãos de cada um. Quando o terreno já foi preparado, a semente plantada, regada, iluminada e cuidada, necessita-se então deixar que as coisas sigam seu curso.
Realmente Yaísa,
Remete à máxima do filósofo:
" Nosso tesouro está na colméia de nosso conhecimento. estamos sempre voltados a essa direção, pois somos insetos alados da natureza, coletores do mel da mente" ( Nietzsche)
Grato pela postagem do seu comentário.
Um abraço
Um grande abraço Carlos.
Grato pela honra da postagem do seu comentário.
DE: Piero - Roma (Itália)
Oi Claudio. Que alegria ler o que voce escreve. Fico feliz em saber do seu sucesso especialmente como pai e nao apenas como profissional e como servidor da comunidade de Apucarana atravès de seu cargo pùblico.
Um dia vou me encontrar novamente com voce, sinto que isso vai acontecer (depois de 40 anos mais ou menos, nao è?)
Me mande seus nùmeros de telefone para eu entrar em contato com voce quando vier para o Brasil em 2013 (vou ficar de 15 de janeiro atè 15 de março mais ou menos...)
Um abraço grande para voce e sua famìlia.
Piero
Salve inesquecível amigo, Piero
Quarenta anos soam como se fosse ontem. Aprendí muitas lições com você, dentre elas o amor pela cultura e pela arte. Principalmente o violão , que passou a fazer parte de minha vida.
Encaminharei os contatos e fiarei no aguardo de sua visita. Como voces dizem: "benvenuto amice. Torno subito" .
Um abraço e grato pela honra da postagem do seu comentário.
Estimado Cláudio, gostei muito da mensagem.
Um grande abraço
Júlio
Valeu meu amigo e padrinho Julio. Agradecimentos pela honra de sua apreciação. Um grande abraço
Olá Professor Cláudio
É com grande alegria que recebo e gostaria de continuar recebendo suas grandes colocações para refletirmos e analisarmos a nossa existência como educadores.
Grande abraço
Juliana Wrublewski
Erechim/RS
De: Elida Santos
Professor, recebi, li e amei a mensagem
Fique com Deus.
Elida
DE: Maria Isabel (Apucarana - Pr)
Cláudio,
Recebi e adorei! Não sabia que tinha mais esse dom.Parabéns e um abraço,
Maria Isabel
DE : Osvado Junior (Maringá - Pr)
Bom dia, Prof. Cláudio!
Recebido e lido! Gostei muito da sua partilha, penso que o melhor investimento que podemos fazer é em coisas que são perenes e que gerarão e edificarão frutos no futuro. As edificações de concreto são construídas para se adaptarem às nossas necessidades, logo, são passíveis de modificação à medida em que precisamos; quebra-se uma parede e nasce um novo cômodo! Assim como o ser humano, que nunca é uma obra completa, mas que não desmorona fácil se edificado sobre o alicerce da educação.
Abraços!!!
Osvaldo Jr
Maringá (PR)
Olá Osvaldo, maravilhosa reflexão a sua. Convido-o a somar conosco semeando ideias que edificam. Escreva Osvaldo e divida com os amigos. Um grande abraço e grato pela honra do acesso à nossa página.
Parabéns Professor.
É uma artigo espetacular. Coisa para se guardar e sempre atento para uma reflexão.
Um grande abraço,
Edu Doroteu
http://edudoroteu.blogspot.com
DE: Paulo Rogério ( Arapongas - Pr )
Muito bom sua crônica Profº Cláudio. Você deve continuar mandar suas crônicas, porque descreve bem o que quer passar. Meus parabéns .
Paulo Rogério - Agente Educacional II
E.E.P. REGINA CÉLIA ALVES DOS SANTOS DOMIT - E.F.
ARAPONGAS - PARANÁ
Muito obrigado pela acolhida Prof. Paulo. O que só nos incentiva a continuar. Um abraço
DE: Prof. ANTONIO CARLOS CRUZ ( Presidente Prudente - S.P.)
Grande Prof. Cláudio,
Obrigado pelo envio das crônicas.
Depois de 20 anos lecionando em cursos técnicos, graduação e pós-graduação decidi tirar um ano sabático para as aulas.
Atualmente meus trabalhos na área de consultoria toma bastante tempo, e claro, como trabalho com treinamentos corporativos a sala de aula é uma constante.
Um forte abraço e continue escrevendo (bem como sempre!!).
Um forte abraço,
Antonio Carlos Cruz
Diretor / Consultor
ARON CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA.
Melhores Pessoas, Melhores Empresas.
Av. Coronel Marcondes, 871 - 2º andar
19010-080 Presidente Prudente-SP
(18) 39037171 | e Cel. (18) 8121 4225
Prof. Antonio Carlos,
Aprendí com os irmãos do Rio grande do Sul, que partilham fraternalmente a cuia, que é muito saudável dividir nossas reflexões com os amigos. Desejamos o sucesso de sempre em seus empreendimentos, sempre dividindo essa competência que todos admiramos.
Um grande abraço e nos encontraremos nas salas de professores da vida.
Caríssimo professor Cláudio Silva!
Excelente texto, de grande sabedoria prática! Apresenta-nos uma verdade vital e metafísica - a liberdade humana -, com seu direito( e dever) de escolha, seguido de suas consequências inexoráveis.
Quero acompanhar suas crônicas, professor! Sempre admirei e fui atento às sábias estórias que o senhor nos conta, desde o período de colégio!
Forte abraço e saudações a toda família! E aos queridos professores do Colégio São José e a todos os amigos de Apucarana!
Salve Dr Ademilson,
Grande honra te-lo presente em nossa página. Sua história de vida é um testemunho de que somos o resultado do exercício da nossa liberdade, das opções que fazemos. Daquele menino que chegou ao colégio com tantas dificuldades, e que hoje contribui com a humanidade salvando vidas humanas. Nos orgulhamos do senhor , Doutor Ademilson. Nossa consideração e respeito,
Um abraço
Prof. Cláudio Silva
Postar um comentário