sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Phelps lidera em medalhas, mas está atrás de Owens como maior atleta olímpico da história ( Roberto Shinyashiki )

Eu me junto a todos que estão aplaudindo o nadador norte-americano Michael Phelps por ele ser o maior medalhista olímpico da história dos Jogos, um feito sensacional que dificilmente será superado tão cedo.
Mas não concordo nem um pouco com aqueles que dizem que ele é o melhor atleta olímpico de todos os tempos.
  • AP Americano Jesse Owens vence final dos 200 m rasos nos Jogos Olímpicos de Berlim-1936
Rapidamente eu me lembro de Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo na Olimpíada de Berlim, na Alemanha nazista, em 1936.
Para entendermos a sua grandeza, é preciso lembrar que Adolf Hitler montou os Jogos Olímpicos para fazer promoção do nazismo e mostrar a superioridade ariana. Os atletas alemães estavam muito fortes e ele fazia questão de cumprimentar um a um quem ganhava medalha de ouro
Nesse contexto, Jesse Owens, um atleta negro, apesar de tudo o que foi estruturado para que um homem negro não conquistasse nenhuma medalha de ouro, foi o campeão nos 100 m e 200 m rasos, no revezamento 4 x 100 m e no salto em distância.
Apenas como um comentário curioso: na eliminatória do salto em distância, ele havia queimado os seus saltos e estava nervoso. Seu concorrente direto era um alemão chamado Luz Long.
Antes do último salto classificatório, o alemão falou para o seu adversário: “você salta muito mais do que precisa para ir à final, não precisa arriscar queimar de novo”. Owens fez exatamente isso, colocou o pé bem antes do limite e passou para a final. Depois, na decisão, ele foi medalha de ouro e Luz, primeiro a cumprimentá-lo, ficou com a prata.
Hitler ficou tão possesso que saiu do local da competição logo no final da prova para não ter que entregar a medalha para Owens
Talvez esse gesto generoso de Luz tenha lhe custado mais do que a medalha de ouro, pois logo no começo da Segunda Guerra Mundial, na qual os atletas de elite eram preservados, ele foi colocado na frente de batalha e morreu após um combate.
Com toda certeza, eu coloco Jesse Owens na frente de Michael Phelps na lista dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos.

Fonte:  UOL

Leia crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 
 
CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :  http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook:  Escola Ns Alegria Escola

 

Nenhum comentário: