sábado, 7 de maio de 2011

Novo Tempo ( coisa de fã - tributo a Ivan Lins )

                                                                        *De: Ivan Lins / Vitor Martins

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação Integral: AME e FAP firmam parceria para estágio de universitários

Autor: Assessoria de Imprensa

Convênio faz parte do conceito de ‘diálogo intersetorial’ adotado pela Autarquia Municipal de Educação
Foi assinada na manhã desta sexta-feira (06/05), no gabinete municipal, a renovação de contrato entre a Autarquia Municipal de Educação (AME) e a Faculdade de Apucarana (FAP), através do qual acadêmicos dos cursos superiores de Ciências Biológicas, Matemática com ênfase em Informática, Pedagogia e Psicologia realizarão atividades de estágio nas escolas municipais.

Segundo o diretor da AME, professor Cláudio Aparecido da Silva, a troca de experiências entre os universitários e os professores da rede municipal enriquece a formação de ambos. “No momento em que esses acadêmicos vão para a escola, eles aprendem muito, vendo na prática tudo que eles têm aprendido na teoria, mas também trazem inovações para dentro das nossas instituições de ensino. Então, para a Educação Integral, isso é muito saudável”, comenta.

Parcerias como esta, firmada hoje, fazem parte do conceito de ‘diálogo intersetorial’ adotado pela AME e apontado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como alternativa favorável à Educação Integral. “O desafio educacional não é exclusivo dos agentes educacionais -professores, diretores e gestores públicos -, mas sim é responsabilidade de toda a sociedade. Por exemplo, se um motorista para diante de uma faixa de pedestre é porque ele foi ensinado a agir dessa maneira. Assim, uma campanha de educação de trânsito, promovida pelo DETRAN, pode e deve ser levada para dentro das escolas a fim de formar uma futura geração de motoristas conscientes. O ‘diálogo intersetorial’ faz justamente isso: atrai empresas, instituições, órgãos, enfim a sociedade para dentro das escolas, pois todos têm algo a ensinar às nossas crianças”, conclui.

A Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOAR) e o Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) são outros dois colaboradores que estão atuando na Educação Integral apucaranense. Ainda segundo Silva, a AME esta sempre aberta a novas parcerias que contribuam para educação dos alunos da rede municipal.

BIN LADEN ESTÁ VIVO !

* Por Cláudio Silva

Nestes últimos dias ouvi várias vezes um questionamento:
- Professor, não vai escrever sobre a morte do Bin Laden?

Sinceramente, não havia me ocorrido nada que pudesse acrescentar ao que a imprensa vem comentando. Mas, agora há pouco, o senhor que me vendia o pão deu-me a motivação que eu precisava, ao comentar:
- Professor, não deve estar sendo fácil pra vocês darem aula hoje em dia. Tem aluno demais batendo em professores, não é mesmo?

E relatava o caso de um conhecido seu que está literalmente “jogando a toalha”, profissionalmente falando.  E concluía, repetindo uma expressão do mesmo:
- Eles que façam o que quiserem. Jogo a matéria no quadro e que se “lixem”.

A educação ganha um “transmissor de conteúdos” no lugar de um “educador”, se é que o tinha. Porque educador possui uma dimensão transcendente e muito mais profunda.

Seu comentário serviu para unir os fatos para a reflexão de que o mundo está ficando cada dia mais violento. Não são as escolas que estão se tornando lugares violentos.  O ambiente escolar apenas reproduz o que se encontra fora dele. Minha cunhada relatava que numa cidade em que ela morou, dois pais se engalfinharam aos socos e pontapés, no calor da disputa de uma gincana realizada, pasmem, pela pastoral familiar. Cômico se não fosse trágico. Atualmente, promover uma simples gincana escolar, torneio de futebol, ou algo do gênero, requer pensar várias vezes e se precaver.  E o que se dirá das corriqueiras desavenças no trânsito que têm evoluído para homicídios?

Aí, nos voltamos para as imagens das multidões nos Estados Unidos fazendo “carnaval” pela morte de Osama Bin Laden. Explosão de alívio após o terror que se instalou desde o já histórico 11 de setembro, data da atrocidade cometida contra as vítimas indefesas dos ataques às torres do World Trade Center, em Nova York. Mas, as primeiras manifestações dos partidários e  simpatizantes do líder  terrorista, já levam a pressupor que o perigo além de não  estar eliminado, parece recrudescer. Apesar  das promessas do  presidente  Obama de que  o objetivo é  a destruição  total  da  rede Al-Qaeda  e  sua “Jihad”, guerra  santa, como  popularmente  se  convencionou  chamar. Reedição do olho por  olho, dente  por  dente?

Vivemos em uma época de exacerbada violência. Ela nos acompanha e seus sinais estão por toda a parte, basta ler ou ouvir os noticiários. A violência da agressão física, à sutileza do desrespeito à ética e suas manifestações na sociedade contemporânea através do bullying, da corrupção e das manipulações de consciências. O que fazer? É a pergunta recorrente, para a qual parece não se encontrar respostas que satisfaçam. Tempos belicosos! O mundo parece clamar por uma nova revolução. A da cultura da paz, que culmine na não violência. Que ajude os homens e mulheres a desarmarem primeiramente os espíritos e se abrirem à fraternidade. As referências dessa proposta verdadeiramente revolucionária de viver vão de Jesus Cristo, sem dúvida a maior de todas, a personagens que se imortalizaram em suas lutas, como Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela. “Para atingir a autonomia, os indivíduos devem cultivar o servir, a renúncia, a verdade, a não-violência, o autodomínio e a paciência”, pregava Gandhi.  E acrescentava, “Olho por olho, e o mundo acabará cego”. 

Nesse sentido, o trabalho educativo das novas gerações precisa ser repensado na perspectiva da paz e da fraternidade. O que só poderá ser efetivado através das, “ainda”, frise-se, três fundamentais instituições educadoras da sociedade moderna - a família, a escola e a (s) igreja(s). E para o que, as modernas tecnologias de informação podem ser importantes “armas” nesta “guerra pela paz”.

Um abraço e uma boa semana!

(Se achou esta crônica interessante, poste seu comentário abaixo. Sua referência é importante para nós.)
*Cláudio Silva é mestre em Educação, Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR.                                              (mais textos do professor poderão ser acessados em http://profclaudiosilva.blogspot.com)

Referência bibliográfica:
·        OS GRANDES LÍDERES - GANDHI. São Paulo: Nova Cultural, 1987.


Ficha Técnica:
Estrutura: Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva (acadêmica de jornalismo)
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma

Acesse a mais recente crônica do  Prof. Cláudio Silva  “Tá faltando tempero, Zé!"! clicando: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/08/ta-faltando-tempero-ze.html.   

Pais que drogam filhos

                                 Estou repercutindo  aqui,  artigo  publicado no  último  dia  04/05/2011 na Folha  de  São  Paulo  pelo  jornalista Gilberto  Dimenstein. Porque  consideramos  este  assunto  da  maior  relevância  para  o  conhecimento  de  pais  e  educadores. É  um debate  que  precisa  ser  ampliado pelas  redes  de  ensino  e  autoridades  educacionais e médicas.Fica  o  alerta

 "Preocupados com a produtividade escolar, pais estão drogando sem saber seus filhos, prejudicando sua saúde --e com o apoio de médicos, educadores e psicólogos. Tudo isso devido ao combate a um distúrbio: o deficit de atenção.
Há muito tempo aqui nos Estados Unidos médicos vêm alertando para os perigos do excesso de medicação desse tipo de remédio, com graves efeitos colaterais. A moda pegou no Brasil: o garoto que não aprende é distraído, não é um candidato a ser um profissional criativo, mas um doente.
Reportagem da Folha mostra pesquisa feita no Brasil por psiquiatras e neurocientistas, revelando como estão sendo feitos muitos diagnósticos errados, levando o estudante a se drogar.
Não que não exista o problema de distúrbio da atenção. Mas, muitas vezes, o problema não é do aluno que não é bom, mas a escola que não sabe tratar gente diferente, criativa, que não consegue ficar parada em sala de aula. "

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/911069-pais-que-drogam-filhos.shtml

(Se achou este artigo interessante, poste  seu  comentário  abaixo. Sua  referência é  importante para nós)
Um abraço!
*Cláudio Silva é mestre em Educação, Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR.                                                                                                                       (mais textos do professor poderão ser acessados em http://profclaudiosilva.blogspot.com)

Conselho Nacional destaca “Evasão Zero” da Educação Integral de Apucarana

  • Quinta,05/05/11 •16h12 •
  • Autor: Assessoria de Imprensa
Com o programa, teve fim a mendicância infantil. Estando na escola durante todo o dia, o município pôde oferecer assistência integral às necessidades básicas das crianças
 
O presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca, destacou nesta quinta-feira (05/05), em Brasília, durante debate no 13º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que o país precisa da Educação Integral. Ele referenciou sua colocação qualificando o Programa de Educação Integral de Apucarana. “Os resultados de municípios que aplicaram escolas em tempo integral são altamente animadoras. Índice de evasão é zero em Apucarana”, disse Caruso.

A informação chegou em tempo real, via torpedo, ao conhecimento do diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME) e presidente da Seccional Paraná da Undime, professor Cláudio Silva. “Hoje Apucarana é reconhecida nacionalmente pelas boas práticas da educação. Uma década de muito trabalho, de capacitações, investimentos em infraestrutura”, definiu Silva.

Como funciona

O ensino integral de Apucarana oferece educação de qualidade no turno regular, a partir das 7h30, e atividades extracurriculares à tarde, até as 16h30. A educação é passada os alunos de forma completa através de professores capacitados periodicamente, material didático e três refeições diárias.

"Com o programa, teve fim a mendicância infantil. Estando na escola durante todo o dia, o município pôde oferecer assistência integral às necessidades básicas das crianças, ampliação do aproveitamento escolar e, ao mesmo tempo, tranqüilidade para os pais trabalharem – em especial às mães, onde muitas puderam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho", informa o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). As escolas de Apucarana oferecem cultura, complementação de estudos, além de atividades esportivas.

Atualmente, passa de 30 o número de atividades extracurriculares, dentre elas: aulas de língua estrangeira, karatê, artesanato, pintura, horticultura, dança, ballet, teatro, música, oficinas de customização em peças têxteis, história da moda, matemática aplicada, criatividade e laboratório de desenho, oratória, reciclagem do lixo, fantoches, informática, educação ambiental, mini-vôlei, bordado, xadrez, projetos agrícola, formação humana, reforço escolar, culinária, Programa de Pedagogia Empreendedora, higiene pessoal, entre outras.
Mais no site www.apucarana.pr.gov.br.

Publicação especializada diz que Educação de Apucarana é tendência a ser seguida pelo Brasil

O Programa de Educação Integral desenvolvido desde 2001 pela Prefeitura de Apucarana em toda a rede municipal de ensino é referenciado para todo o Brasil, pela publicação “Tendências para a Educação Integral”. O livro, lançado recentemente durante seminário internacional realizado em São Paulo, é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contou com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em seu conteúdo, analisa 16 experiências brasileiras e traz o resultado da pesquisa “Perspectivas da Educação Integral”, desenvolvida durante dois anos em todo o País. O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) lembra que em Apucarana o pesquisador do Cenpec percorreu escolas. “Conversou livremente com as equipes da secretaria de Desenvolvimento Humano, além de pais, crianças, jovens e outros membros da comunidade escolar”, relata.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), de Apucarana, professor Cláudio Silva, conta que o capítulo que aborda o programa apucaranense destaca como é, na prática, a universalização da educação integral. “Dando destaque para a gestão dos recursos”, informa Silva. Outros pontos positivos destacados pelo livro são os investimentos na alimentação e no transporte escolar, além das parcerias para o desenvolvimento das atividades extracurriculares, e a implantação do Fundo Rotativo, cujos recursos são distribuídos para cada escola – sob gestão da APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) e do gestor escolar – para a realização de pequenos reparos, conservação das instalações e aquisição de produtos de limpeza e higiene. “Trata-se de um importante elemento de descentralização administrativa e empoderamento de pais, docentes, gestores e funcionários em âmbito local. É calculado em R$6 por aluno e pago em 10 parcelas por ano”, repercute o livro.
                                                                                    

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Educação Integral prossegue capacitando professores


A capacitação pedagógica é a segunda desde o início do ano letivo. Os educadores, que atuam no ensino integral, reúnem-se por polos e séries
  • Quarta, 04/05/11; 09h23  Autor: Assessoria de Imprensa
A capacitação pedagógica é a segunda desde o início do ano letivo. Os educadores, que atuam no ensino integral, reúnem-se por polos e séries
A Autarquia Municipal de Educação (AME) da Prefeitura de Apucarana dá continuidade nesta semana, no salão nobre do prédio central, ao Programa de Acompanhamento Pedagógico - Ciclo de Alfabetização.

A capacitação pedagógica é a segunda desde o início do ano letivo. Os educadores, que atuam no ensino integral, reúnem-se por polos e séries.

Confira como foi planejada a semana.

Polo Único - 1º ANO
DIA: 03 de maio
LOCAL: Salão Nobre da Prefeitura
HORÁRIO: 13h às 16h30min

Polo 1 - 2º ANO
DATA: 03 de maio
LOCAL: Salão Nobre da Prefeitura
HORA: 8h às 11h30min
Escolas:
01 Antonieta da Silva Lautenschläger
02 Dinarte Pereira de Araújo
03 Dr. Joaquim Vicente de Castro
05 Gabriel de Lara
06 João Antonio Braga Côrtes
07 Mateus Leme
08 Prof. Bento Fernandes
09 Profª. Maria Madalena Coco
10 Profª. Marta Pereira da Silva
11 Prof. Durval Pinto
12 João Batista
13 Cristovão Nolli

Pólo 2 - 2º ANO
DATA: 04 de maio
LOCAL: Salão Nobre da Prefeitura
HORA: 8h às 11h30min
Escolas: 
01. Augusto Weyand
02. Fábio Henrique
03. Humberto de Alencar Castelo Branco
04. Monsenhor Arnaldo Beltrami
05. José Brazil Camargo
06. Pe. Antonio Vieira
07. José de Alencar
08. Plácido de Castro
09. Albino Biacchi
10. Vida Nova – CAIC
11. Wilson de Azevedo
12. Vereador José Ramos

Polo 3 - 2º ANO
DATA: 05 de maio
LOCAL: Salão Nobre da Prefeitura
HORA: 8h às 11h30min
Escolas: 
01. José Idezio
02. Alcides Ramos
03. Luis Carlos Prestes
04. Osvaldo Santos Lima
05. Marilda Nolli
06. Senador Marcos Freire
07. Karel Kober
08. Juiz Luiz Fernando de Araújo
09. Presidente Médici
10. Idalice Moreira Prates
11. Dr. Edson Giacomini
12. Papa João XXIII

terça-feira, 3 de maio de 2011

“Escola no Campo” renova parceria para formar agentes ambientais

 
Na prática, a iniciativa busca atingir alunos ainda ligados à realidade rural, buscando neles parceiros na busca da produção de alimentos saudáveis

Terça, 03/05/11 •17h53

Autor: Assessoria de Imprensa

O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação, professor Cláudio Silva, participaram nesta terça-feira (03/05), na Escola Municipal Wilson de Azevedo, no Distrito de Caixa de São Pedro, do início da edição 2011 do projeto Escola no Campo. Uma iniciativa da COCARI – Cooperativa Agropecuária e Industrial, em parceria com a AME, a atividade leva – aos alunos - conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Com mais de 12 anos de aplicação, o “Escola no Campo” já capacitou cerca de 400 mil alunos. Hoje é desenvolvido com participação da Syngenta (uma das líderes mundiais na área de agribusiness) e da Fundação Abrinq. “É sempre bom encontrar parceiros com a mesma visão, que valoriza a Educação. Um povo que não é educado não sabe aonde quer ir. E conhecimento se adquire desde cedo através da escola. Aprender a ser um cidadão ciente de suas responsabilidades para com o meio ambiente, para o respeito das normas, tirar proveito dos recursos naturais de forma saudável e sem agressão”, disse o prefeito João Carlos de Oliveira.

Neste ano serão beneficiados alunos das escolas municipais Professora Maria Madalena Côco, Wilson de Azevedo, Vereador José Ramos de Oliveira, José de Alencar, Padre Antônio Vieira e Marta Pereira.

Na prática, a iniciativa busca atingir alunos ainda ligados à realidade rural, buscando neles parceiros na busca da produção de alimentos saudáveis, sem que haja poluição do meio ambiente, dos rios e das águas por agrotóxicos, sem derrubada das matas, entre outros pontos de degradação. As atividades são desenvolvidas com apoio de material didático. Ao final, os alunos vão receber credenciamento de “agentes ambientais”. Também são premiados os melhores desenhos e redações feitos dentro da temática do aprendizado.