sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação Integral: AME e FAP firmam parceria para estágio de universitários

Autor: Assessoria de Imprensa

Convênio faz parte do conceito de ‘diálogo intersetorial’ adotado pela Autarquia Municipal de Educação
Foi assinada na manhã desta sexta-feira (06/05), no gabinete municipal, a renovação de contrato entre a Autarquia Municipal de Educação (AME) e a Faculdade de Apucarana (FAP), através do qual acadêmicos dos cursos superiores de Ciências Biológicas, Matemática com ênfase em Informática, Pedagogia e Psicologia realizarão atividades de estágio nas escolas municipais.

Segundo o diretor da AME, professor Cláudio Aparecido da Silva, a troca de experiências entre os universitários e os professores da rede municipal enriquece a formação de ambos. “No momento em que esses acadêmicos vão para a escola, eles aprendem muito, vendo na prática tudo que eles têm aprendido na teoria, mas também trazem inovações para dentro das nossas instituições de ensino. Então, para a Educação Integral, isso é muito saudável”, comenta.

Parcerias como esta, firmada hoje, fazem parte do conceito de ‘diálogo intersetorial’ adotado pela AME e apontado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como alternativa favorável à Educação Integral. “O desafio educacional não é exclusivo dos agentes educacionais -professores, diretores e gestores públicos -, mas sim é responsabilidade de toda a sociedade. Por exemplo, se um motorista para diante de uma faixa de pedestre é porque ele foi ensinado a agir dessa maneira. Assim, uma campanha de educação de trânsito, promovida pelo DETRAN, pode e deve ser levada para dentro das escolas a fim de formar uma futura geração de motoristas conscientes. O ‘diálogo intersetorial’ faz justamente isso: atrai empresas, instituições, órgãos, enfim a sociedade para dentro das escolas, pois todos têm algo a ensinar às nossas crianças”, conclui.

A Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOAR) e o Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) são outros dois colaboradores que estão atuando na Educação Integral apucaranense. Ainda segundo Silva, a AME esta sempre aberta a novas parcerias que contribuam para educação dos alunos da rede municipal.

Nenhum comentário: