Convênio faz parte do conceito de ‘diálogo intersetorial’ adotado pela Autarquia Municipal de Educação
Segundo o diretor da AME, professor Cláudio Aparecido da Silva, a troca de experiências entre os universitários e os professores da rede municipal enriquece a formação de ambos. “No momento em que esses acadêmicos vão para a escola, eles aprendem muito, vendo na prática tudo que eles têm aprendido na teoria, mas também trazem inovações para dentro das nossas instituições de ensino. Então, para a Educação Integral, isso é muito saudável”, comenta.
Parcerias como esta, firmada hoje, fazem parte do conceito de ‘diálogo intersetorial’ adotado pela AME e apontado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como alternativa favorável à Educação Integral. “O desafio educacional não é exclusivo dos agentes educacionais -professores, diretores e gestores públicos -, mas sim é responsabilidade de toda a sociedade. Por exemplo, se um motorista para diante de uma faixa de pedestre é porque ele foi ensinado a agir dessa maneira. Assim, uma campanha de educação de trânsito, promovida pelo DETRAN, pode e deve ser levada para dentro das escolas a fim de formar uma futura geração de motoristas conscientes. O ‘diálogo intersetorial’ faz justamente isso: atrai empresas, instituições, órgãos, enfim a sociedade para dentro das escolas, pois todos têm algo a ensinar às nossas crianças”, conclui.
A Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOAR) e o Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) são outros dois colaboradores que estão atuando na Educação Integral apucaranense. Ainda segundo Silva, a AME esta sempre aberta a novas parcerias que contribuam para educação dos alunos da rede municipal.
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