- Sexta,13/05/11 •16h28 •Autor: Assessoria de Imprensa
Meta é caracterizar experiências bem sucedidas da educação integral em escolas públicas brasileiras
Para acrescentar informações ao estudo "Custo Aluno - Qualidade inicial da Educação Integral" (CAQi), elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito a Educação e a Unesco Brasil, a professora Andréia Polena, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esteve nesta sexta-feira (13/05) em Apucarana. Auxiliar de pesquisa, a professora buscou dados sobre o funcionamento do sistema da Educação Integral, analisando o funcionamento da Escola Municipal "Karel Kober", no Jardim Diamantina.
Antes da visita, a pesquisadora foi recepcionada pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Aparecido Silva, que apresentaram os principais avanços obtidos pelo município através do Pacto pela Educação, firmado em 2001.
O objetivo da pesquisa, explicou a professora, é caracterizar experiências bem sucedidas da educação integral em escolas públicas brasileiras, identificando insumos necessários para o desenvolvimento das atividades educacionais. Segundo ela, as informações obtidas em Apucarana serão apresentadas à coordenação nacional do estudo, para elaboração de um programa ideal de Educação Integral.
APUCARANA
Após a visita à “Karel Kober” e de obter outras informações sobre o programa municipal de educação integral, a professora Andréia Polena afirmou ter observado o envolvimento da comunidade com o sistema de ensino. “O modelo me parece interessante, com uma cultura de educação integral absorvida por todos”, sintetiza a professora.
O ESTUDO
O Custo Aluno-Qualidade (CAQ), lançado em 2006, é um estudo realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação que estabelece parâmetros mínimos de qualidade para a Educação Básica. Basicamente, trata-se do quanto deve ser investido em educação para garantir a qualidade do ensino, revertendo a lógica atualmente aplicada, do quanto é “possível” investir. A coordenação nacional está a cargo do professor José Marcelino Rezende Pinto e no Paraná pela professora Andréa Barbosa Gouveia, da UFPR.
Mais informações: www.campanhaeducacao.org.br
Antes da visita, a pesquisadora foi recepcionada pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor Cláudio Aparecido Silva, que apresentaram os principais avanços obtidos pelo município através do Pacto pela Educação, firmado em 2001.
O objetivo da pesquisa, explicou a professora, é caracterizar experiências bem sucedidas da educação integral em escolas públicas brasileiras, identificando insumos necessários para o desenvolvimento das atividades educacionais. Segundo ela, as informações obtidas em Apucarana serão apresentadas à coordenação nacional do estudo, para elaboração de um programa ideal de Educação Integral.
APUCARANA
Após a visita à “Karel Kober” e de obter outras informações sobre o programa municipal de educação integral, a professora Andréia Polena afirmou ter observado o envolvimento da comunidade com o sistema de ensino. “O modelo me parece interessante, com uma cultura de educação integral absorvida por todos”, sintetiza a professora.
O ESTUDO
O Custo Aluno-Qualidade (CAQ), lançado em 2006, é um estudo realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação que estabelece parâmetros mínimos de qualidade para a Educação Básica. Basicamente, trata-se do quanto deve ser investido em educação para garantir a qualidade do ensino, revertendo a lógica atualmente aplicada, do quanto é “possível” investir. A coordenação nacional está a cargo do professor José Marcelino Rezende Pinto e no Paraná pela professora Andréa Barbosa Gouveia, da UFPR.
Mais informações: www.campanhaeducacao.org.br
2 comentários:
É hora das universidades, centros de pesquisa, grandes empresas e profissionais voltarem seus olhos à Educação Integral de Apucarana. Eu e muitos outros professores e profissionais da educação acreditamos numa educação pública de qualidade.
O Brasil tem chegado atrasado nas questões educacionais. E o preço pelo atraso tem sido alto. A Educação Integral já é realidade ha mais de um século no mundo desenvolvido. Na América Latina há mais de meio século, sendo o Brasil um dos poucos países latinoamericanos a ainda não ter universalizado a Educ. Integral. Daí se explicar o seu posicionamento dentre os últimos do mundo nas avaliações internacionais. A LDB LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, já estabelecia a década da educacação , em que uma das metas era a implantação da ed. integral. Já foram decorridos 15 anos e o país ainda engatinha neste quesito. "Navegar é preciso". Daí vermos com alento esse interesse crescente .
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