quarta-feira, 11 de maio de 2011

Educação Integral de Apucarana oferece merenda de qualidade

 Quarta,11/05/11 •14h01 •Autor: Assessoria de Imprensa
Muito mais do que simplesmente preparar e servir, a hora da alimentação na rede municipal de ensino envolve um complexo e completo processo de educação alimentar para a vida
Com um cardápio variado elaborado por uma equipe de nutricionistas, o Programa de Educação Integral oferece aos alunos uma das melhores alimentações escolares do Brasil. A conclusão não é apenas uma afirmação da prefeitura, mas também de especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que inclusive divulgam – através de um vídeo institucional – as condutas da Autarquia Municipal de Educação (AME) no setor para todo o país.

“A partir da Educação Integral, instituída em 2001, avançamos em muitos aspectos. Um exemplo foi com relação à merenda, que passou ao status de alimentação escolar e, em 2005, rendeu à administração municipal o prêmio de melhor gestora no Sul do Brasil”, lembra o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). Segundo ele, investir na alimentação é investir na Educação. “Bem alimentadas nossas crianças aprendem mais e melhor. O resultado prático a gente pode ver no semblante saudável, na disposição e também nos excelentes resultados pedagógicos obtidos em avaliações nacionais de desempenho escolar, como o IDEB e Prova Brasil”, salienta o prefeito.

No IDEB, por exemplo, 60% da rede apucaranense já atingiu índices de nível internacional, 28% estão a meio ponto de atingir este patamar e os demais 12% a apenas um ponto. “Os investimentos são incessantes. Em meados de abril licitamos compra de alimentos, totalizando investimento de R$1,3 milhão”, destaca João Carlos.

No ensino integral de Apucarana, os cerca de 9 mil alunos recebem três refeições diárias. Já nos CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil), são servidas quatro refeições diárias às cerca de 2,4 mil crianças. “Ao prato dos alunos são incorporados produtos nutritivos, adequados para a idade, com todos os nutrientes imprescindíveis para que possam se desenvolverem plenamente tanto no aspecto físico quanto cognitivo”, assinala professor Cláudio Silva, diretor-presidente da AME.

Ele esclarece que o Programa de Alimentação Escolar de Apucarana está integrado com outros programas. “A integração favorece famílias de assentados nas Vilas Rurais que fornecem semanalmente verduras, legumes e frutas. Os produtos adquiridos pelo Compra Direta e do Programa Fome Zero, ambos do Governo Federal, complementam a alimentação com hortifrutis, mel, rapadura, carnes, doce de banana e de amendoim e também suco de uva orgânico, gerando ainda renda extra aos produtores familiares de Apucarana”, enumera Silva.

A diretora da Escola Municipal Augusto Weyand, no Jardim Tibagi, professora Maria de Fátima Zanon Acosta, destaca a aceitação do cardápio por parte dos alunos. “Os alunos na série inicial, muitas vezes chegam e só comem arroz. Mas logo se rendem às verduras, legumes. Isso é muito gratificante para nós, educadores. Estamos todos (profissionais da escola) sempre os orientando sobre os benefícios da alimentação saudável. É notória a aceitação e a evolução deles tanto na saúde, quanto no aprendizado”, confirma a diretora.

Projeto Prato Limpo

Muito mais do que simplesmente preparar e servir, a hora da alimentação na rede municipal de ensino envolve um complexo e completo processo de educação alimentar para a vida. No conceito do “prato limpo”, os estudantes servem as próprias refeições e são incentivados a fazer o uso racional dos alimentos, com o objetivo de evitar o desperdício. O hábito é também levado para casa.

Capacitação permanente das merendeiras

As merendeiras em Apucarana são chamadas de educadores alimentares. Com cursos de capacitação frequentes, elas são orientadas quanto ao aproveitamento adequado de verduras e legumes e na elaboração de um cardápio variado a partir de talos, folhas, sementes, cascas, etc.

Depósito

Desde setembro de 2006, os produtos alimentícios que chegam diariamente aos alunos de Apucarana, para serem transformados em alimentação escolar, são armazenados em um amplo e seguro barracão localizado na Rua Nilson Menezes Dias, nº 60, bairro Vila Nova. O espaço, de mais de 600 metros quadrados de área construída, foi alugado pela Prefeitura e além de ambiente para o correto armazenamento dos alimentos e mezanino para outros materiais (limpeza, entre outros), também oferece sala administrativa, cozinha e banheiros para que a equipe diretiva e de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar possa desempenhar suas funções com uma melhor logística.

Nenhum comentário: