sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conselho Nacional destaca “Evasão Zero” da Educação Integral de Apucarana

  • Quinta,05/05/11 •16h12 •
  • Autor: Assessoria de Imprensa
Com o programa, teve fim a mendicância infantil. Estando na escola durante todo o dia, o município pôde oferecer assistência integral às necessidades básicas das crianças
 
O presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Antônio Carlos Caruso Ronca, destacou nesta quinta-feira (05/05), em Brasília, durante debate no 13º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que o país precisa da Educação Integral. Ele referenciou sua colocação qualificando o Programa de Educação Integral de Apucarana. “Os resultados de municípios que aplicaram escolas em tempo integral são altamente animadoras. Índice de evasão é zero em Apucarana”, disse Caruso.

A informação chegou em tempo real, via torpedo, ao conhecimento do diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME) e presidente da Seccional Paraná da Undime, professor Cláudio Silva. “Hoje Apucarana é reconhecida nacionalmente pelas boas práticas da educação. Uma década de muito trabalho, de capacitações, investimentos em infraestrutura”, definiu Silva.

Como funciona

O ensino integral de Apucarana oferece educação de qualidade no turno regular, a partir das 7h30, e atividades extracurriculares à tarde, até as 16h30. A educação é passada os alunos de forma completa através de professores capacitados periodicamente, material didático e três refeições diárias.

"Com o programa, teve fim a mendicância infantil. Estando na escola durante todo o dia, o município pôde oferecer assistência integral às necessidades básicas das crianças, ampliação do aproveitamento escolar e, ao mesmo tempo, tranqüilidade para os pais trabalharem – em especial às mães, onde muitas puderam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho", informa o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). As escolas de Apucarana oferecem cultura, complementação de estudos, além de atividades esportivas.

Atualmente, passa de 30 o número de atividades extracurriculares, dentre elas: aulas de língua estrangeira, karatê, artesanato, pintura, horticultura, dança, ballet, teatro, música, oficinas de customização em peças têxteis, história da moda, matemática aplicada, criatividade e laboratório de desenho, oratória, reciclagem do lixo, fantoches, informática, educação ambiental, mini-vôlei, bordado, xadrez, projetos agrícola, formação humana, reforço escolar, culinária, Programa de Pedagogia Empreendedora, higiene pessoal, entre outras.
Mais no site www.apucarana.pr.gov.br.

Publicação especializada diz que Educação de Apucarana é tendência a ser seguida pelo Brasil

O Programa de Educação Integral desenvolvido desde 2001 pela Prefeitura de Apucarana em toda a rede municipal de ensino é referenciado para todo o Brasil, pela publicação “Tendências para a Educação Integral”. O livro, lançado recentemente durante seminário internacional realizado em São Paulo, é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contou com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em seu conteúdo, analisa 16 experiências brasileiras e traz o resultado da pesquisa “Perspectivas da Educação Integral”, desenvolvida durante dois anos em todo o País. O prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) lembra que em Apucarana o pesquisador do Cenpec percorreu escolas. “Conversou livremente com as equipes da secretaria de Desenvolvimento Humano, além de pais, crianças, jovens e outros membros da comunidade escolar”, relata.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), de Apucarana, professor Cláudio Silva, conta que o capítulo que aborda o programa apucaranense destaca como é, na prática, a universalização da educação integral. “Dando destaque para a gestão dos recursos”, informa Silva. Outros pontos positivos destacados pelo livro são os investimentos na alimentação e no transporte escolar, além das parcerias para o desenvolvimento das atividades extracurriculares, e a implantação do Fundo Rotativo, cujos recursos são distribuídos para cada escola – sob gestão da APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) e do gestor escolar – para a realização de pequenos reparos, conservação das instalações e aquisição de produtos de limpeza e higiene. “Trata-se de um importante elemento de descentralização administrativa e empoderamento de pais, docentes, gestores e funcionários em âmbito local. É calculado em R$6 por aluno e pago em 10 parcelas por ano”, repercute o livro.
                                                                                    

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