sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pais que drogam filhos

                                 Estou repercutindo  aqui,  artigo  publicado no  último  dia  04/05/2011 na Folha  de  São  Paulo  pelo  jornalista Gilberto  Dimenstein. Porque  consideramos  este  assunto  da  maior  relevância  para  o  conhecimento  de  pais  e  educadores. É  um debate  que  precisa  ser  ampliado pelas  redes  de  ensino  e  autoridades  educacionais e médicas.Fica  o  alerta

 "Preocupados com a produtividade escolar, pais estão drogando sem saber seus filhos, prejudicando sua saúde --e com o apoio de médicos, educadores e psicólogos. Tudo isso devido ao combate a um distúrbio: o deficit de atenção.
Há muito tempo aqui nos Estados Unidos médicos vêm alertando para os perigos do excesso de medicação desse tipo de remédio, com graves efeitos colaterais. A moda pegou no Brasil: o garoto que não aprende é distraído, não é um candidato a ser um profissional criativo, mas um doente.
Reportagem da Folha mostra pesquisa feita no Brasil por psiquiatras e neurocientistas, revelando como estão sendo feitos muitos diagnósticos errados, levando o estudante a se drogar.
Não que não exista o problema de distúrbio da atenção. Mas, muitas vezes, o problema não é do aluno que não é bom, mas a escola que não sabe tratar gente diferente, criativa, que não consegue ficar parada em sala de aula. "

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/911069-pais-que-drogam-filhos.shtml

(Se achou este artigo interessante, poste  seu  comentário  abaixo. Sua  referência é  importante para nós)
Um abraço!
*Cláudio Silva é mestre em Educação, Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR.                                                                                                                       (mais textos do professor poderão ser acessados em http://profclaudiosilva.blogspot.com)

Nenhum comentário: