segunda-feira, 18 de junho de 2012

Feira divulga potencial dos ensinos técnico e superior de Apucarana

  • 18/06/12 •14h58 •Autor: Assessoria de Imprensa
 
 O evento é uma iniciativa encabeçada pela Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana e prossegue na Praça Rui Barbosa nesta terça-feira
Com as palestras “Ensino Técnico e Desenvolvimento Socioeconômico Paranaense”, proferida pelo empresário Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR) e “Ensino Superior Paranaense e Desenvolvimento Regional”, proferida pelo professor Décio Sperandio, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Assessor de Planejamento do Ensino Superior da Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, teve início nesta segunda-feira (18/06), a 1º FEICAP “Apucarana Universitária” (Feira de Cursos e Profissões de Apucarana - Apucarana Universitária).

O evento é uma iniciativa encabeçada pela Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana e prossegue na Praça Rui Barbosa nesta terça-feira (19/06), apresentando aos visitantes 42 cursos de graduação, 16 cursos semipresenciais de especialização, um mestrado e dezenas de cursos na área técnica.

Na abertura dos trabalhos, os gestores destacaram que a feira foi criada para facilitar a vida dos estudantes apucaranenses e de toda a região no sentido de apresentar a eles, em um só lugar, todas as opções de formação que a cidade lhes oferece em nível técnico e superior.

Tendo como público alvo estudantes do ensino médio, de cursos profissionalizantes, pré-vestibulandos, alunos de graduação, de pós-graduação, pais e professores de todos os municípios da região de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE), o evento oferece, além de palestras temáticas, também minicursos, testes vocacionais e atendimentos de saúde. “Sou cidadão honorário desta cidade, por isto também me sinto responsável sobre o crescimento de Apucarana, para com a qualidade de vida das pessoas. Não sou palestrante, sou empresário, mas não poderia recusar um convite especial como este, de gestores preocupados com o ensino de seu povo, por isto vim para Apucarana para ter esta conversa com os estudantes e falar sobre o ensino técnico e o desenvolvimento socioeconômico do Paraná”, pontuou o empresário Darci Piana, presidente da Fecomércio/PR.

O secretário Municipal de Ensino Superior de Apucarana, professor Cláudio Silva, salientou o compromisso das entidades participantes da 1ª Feira Universitária. “Pela primeira vez na história da cidade conseguiu-se congregar, em um só evento, todas as instituições formadoras de ensino técnico e de ensino superior apucaranense. Isto aconteceu, sobretudo, pelo falto de todas compartilharem de um pensamento em comum, que é a importância de sensibilizarem toda a comunidade de que são setores fundamentais para o desenvolvimento local”, sustentou Silva.

De acordo com ele, a articulação instituições de ensino superior e comunidade é um dos objetivos da secretaria recém criada. “Com esta feira damos o primeiro passo de uma caminhada que visa o fortalecimento cada vez maior das nossas instituições, bem como o fomento de mais e novos cursos de acordo com o perfil e demanda local e regional”, conclui Silva.

Realização

Encabeçada pela Secretaria Especial de Ensino Superior da Prefeitura de Apucarana, a 1ª FEICAP tem ainda envolvimento do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, IFPD, Sebrae, Autarquia Municipal de Educação (AME), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Núcleo Regional de Educação (NRE) e Comitê Gestor da Lei Geral Municipal das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Apucarana, com apoio das secretarias de Estado da Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e de Educação (SEED), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Municipal Apucarana Cidade Educação (FACED), campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/AP), Faculdade de Apucarana (FAP), Faculdade do Norte Novo do Paraná (Facnopar), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Fundação Cultural de Apucarana (Funcap), Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (SIVANA), Câmara da Mulher Empreendedora/Fecomércio/PR, Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Câmara Municipal de Apucarana, Bom Negócio Paraná e Fomento Paraná.

A programação completa pode ser conferida no portal www.apucarana.pr.gov.br.

Quadro de cursos e horários - ver  abaixo




                                                                    
crônicas do  Prof. Cláudio  Silva :http://profclaudiosilva.blogspot.com.br/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :    http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola

“Em realidade, aquilo que  o homem semear, isso também colherá ... Não nos  cansemos  de  fazer o melhor, porque a  seu tempo colheremos,  se  não desanimarmos e  formos  persistentes.” ( Gál. 6, 7- 9)

Nenhum comentário: