segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estímulo na primeira infância, benefícios para a vida inteira ( O GLOBO)

Crianças que frequentam creche e pré-escola têm mais sucesso escolar; déficit de vagas é grande

Publicado:
Atualizado:

Colégio Santo  Américo . Na foto Paula Pereira de Almeida Leite com a filha Maria  Fernanda Pereira de Almeida Leite Foto: Eliaria Andrade / Agência O Globo

Colégio Santo Américo . Na foto Paula Pereira de Almeida Leite com a filha Maria Fernanda Pereira de Almeida Leite Eliaria Andrade / Agência O Globo
RIO e SÃO PAULO. Crianças estimuladas nos primeiros anos de vida e que passam pela educação infantil têm mais chances de ter bons resultados no ensino fundamental, de concluir a educação básica e de contribuir para quebrar o ciclo de pobreza no país, afirmam especialistas em educação. No entanto, nem todas conseguem essa oportunidade. No Brasil, cerca de 10 milhões de crianças de 0 a 3 anos não têm acesso a creches. Para acabar com o déficit, segundo a Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), é necessário construir 12 mil unidades.
— Estudos mostram o impacto dos anos iniciais. Mas a educação infantil tem que ser de qualidade. Creche ruim não adianta. É preciso que creches e escolas tenham paciência para investir nas crianças. Não adianta ter um adulto para cuidar de seis. É útil quando elas são estimuladas, quando começam a ter noções de limite, passam a ouvir histórias, se interessam por livros e aprendem a conversar — afirma João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beta.
Professora de Políticas Públicas e Linguagens da Infância da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Angela Barbato Carneiro diz que o aprendizado em creches e pré-escolas ajuda no desenvolvimento cognitivo, físico e nas atividades relacionadas à criatividade, socialização e memória:
— A criança estará submetida a um processo de estimulação que ajudará na alfabetização, na coordenação motora, na observância de regras e na criatividade. Terá mais condições de desenvolvimento. Os pais, às vezes, não contam histórias, não leem livros, e a criança fica à margem desse estímulo.
— Ela (a criança) já chega ao ensino fundamental mais preparada e, por conta disso, tem melhor desempenho e mais oportunidade de terminar esse ciclo — diz Maria Regina Maluf, professora de Psicologia da Educação da PUC-SP.

FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/estimulo-na-primeira-infancia-beneficios-para-vida-inteira-3336769

Acesse  a nova  crônica  do  Prof.  Cláudio  Silva: "PODERIA TER OCORRIDO COM O SEU FILHO!"- a tragédia de S. Caetano e outras crônicas do  mesmo  autor  em  http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: