segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fotografia e literatura ajudam alunos a se prepararem para o vestibular

 A partir da próxima quinta (08), os alunos do Centro de Ensino Médio de Taquaralto em Palmas, vão poder ver com outros olhos a obra Os 30 Melhores Contos de Machado de Assis, escolhida como leitura obrigatória para o vestibular 2012 da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para mergulhar na obra de Machado de Assis, os alunos vão recriar os cenários e as imagens construídas pelo autor em seus contos, através da produção de uma série de fotos panorâmicas.

A experimentação será mediada coletivamente pela professora de Língua Portuguesa da escola, Alcina Maria de Barra, e os alunos Myllena Aires e Rodrigo Maranha, egressos do projeto Telinha de Cinema. Para desenvolver as atividades, alunos e professora contaram com o apoio da equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore, através da arteducadora Inaê de Lara Ribeiro e da coordenadora de Reaplicação Escolar, Leila Dias. As técnicas e referências estéticas foram inspiradas no projeto Panoramas Del Sur, do espanhol Nacho Durán, que durante os meses de abril a junho deste ano, compartilhou o seu conhecimento com jovens da periferia de Palmas, através do Circuito de Residências Artísticas – ResTelinha (www.res-telinha.art.br).

A atividade começa com dinâmicas de leituras e interpretação dos contos, comandadas pela professora Alcina, seguido pelo uso de mecanismos on line para pesquisa de referencias visuais para o trabalho. A partir daí, os estudantes Myllena e Rodrigo mediarão uma investigação visual em busca de cenas das obras, retratadas no cotidiano da sua comunidade. Para isso desenvolverão entre seus colegas de classe habilidades para fotografia, manipulação digital de imagens e a integração dessas imagens com mapas e dados de localização.

Esta é a segunda edição da Reaplicação Escolar, uma linha de ação do projeto Telinha de Cinema, realizado pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, patrocinado pela Vivo e pela Petrobras, através do programa Desenvolvimento e Cidadania, além do apoio da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo destas reaplicações é estimular a atuação desses jovens egressos do projeto como agentes de transformação escolar, através do desenvolvimento de conteúdos curriculares com uso de técnicas aprendidas no Telinha de Cinema.

Reaplicação Escolar - A Reaplicação Escolar é uma das linhas de atuação do projeto Telinha de Cinema, realizado pela ONG Casa da Árvore, e surge como uma forma de contrapartida social dos jovens que participaram do Circuito de Residências Artísticas. Os alunos se comprometem a reaplicar junto à escola, as técnicas apresentadas por um artista nacional convidado semestralmente a residir nas comunidades assistidas pelos projetos. A ONG foi criada em 2007 por um grupo de artistas e educadores residentes em Palmas-TO, ansiosos por explorar novas dimensões de participação social, geradas a partir da sociedade de rede e da cultura digital, e atua também na periferia de Goiânia, Goiás, onde desevolve ainda o Circuito de Residência Artísitica (ResTelinha), Ciclo de Debates e Mochila Digital, linha de atuação para o desneovlvimento de mini cursos para formação de professores na modalidade EaD
 
FONTE: http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=1351e9bc8fe7af0ef953fba1083f62db
Acesse  a nova  crônica  do  Prof.  Cláudio  Silva: "PODERIA TER OCORRIDO COM O SEU FILHO!"- a tragédia de S. Caetano e outras crônicas do  mesmo  autor  em  http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: