terça-feira, 31 de julho de 2012

Enem 2012: os assuntos mais comuns na prova de matemática

Professores apontam porcentagem, probabilidade e geometria como temas quentes

Publicado:

RIO - Em tempos de Jogos Olímpicos, a prova de Matemática e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode ser comparada a uma maratona. São 45 questões para responder, além de outras 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e uma redação no mesmo dia. Para ajudar na sua preparação, O GLOBO ouviu professores para elencar os assuntos mais recorrentes no Enem.
Dois temas precisam estar na ponta da língua dos vestibulandos: porcentagem e proporção, principalmente quando aplicados a interpretação de tabelas e gráficos. Análise combinatória, probabilidade e progressões aritméticas e geométricas também são bastante comuns.

- Há uma gama muito grande de conteúdos exigidos, mas o foco é principalmente na análise de dados e suas representações gráficas. Eu ressaltaria também questões relacionadas às funções, tanto na forma gráfica quanto na análise matemática mais profunda. Além disso, a geometria também é muito importante. É essencial dominar os conteúdos da geometria plana e transferir esses conhecimentos para a geometria espacial, ao enxergar quais formas planas formam o sólido que é apresentado - afirma o professor Lúcio Coelho, do Colégio CEL.

Paulo Henrique Silva, que dá aula da disciplina no Colégio pH, explica que os temas citados são mais fáceis de serem contextualizados e por isso aparecem em muitas perguntas. Ao mesmo tempo, é característico do Enem não puxar muito no conteúdo. Segundo ele, um dos maiores adversários dos estudantes costuma ser o tempo: em média, cada candidato tem três minutos e meio para escolher a resposta certa. Silva diz que só com muita prática é possível alcançar este resultado.

- O ideal é tentar fazer exercícios e provas anteriores dentro deste tempo. O exame é cruel, porque não aprofunda muito, mas é longo e com muitas questões. É indispensável treinar o controle do tempo. Quanto mais exercícios fizer, mais facilidade o aluno terá para identificar o que está sendo pedido e o caminho para a resolução do problema. Só com treino ele vai conseguir interpretar rápido o enunciado - explica o professor.

Coelho ressalta que o fato motivacional não pode ser deixado de lado. Por isso, ao começar o Enem, o estudante deve buscar itens que já domina e tem mais facilidade. Na medida em que for ganhando confiança, seu rendimento tende a melhorar no restante da prova. O professor Jorge Luiz Frias, do A. Liessin, concorda.

- O mais importante é o aluno ler a prova inteira. Porque ela é feita de uma forma que são poucos os que conseguem chegar até o final. Então, se encontrou algum tipo de dificuldade, passa para a próxima. O ideal é acertar todas as fáceis, a maioria das médias e o que conseguir das mais difíceis - diz Frias, relembrando que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que enquadra as questões nas três categorias.


Leia crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 


CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :  http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook:  Escola Ns Alegria Escola

Brasil vence Olimpíada de Matemática dos países de língua portuguesa

Alunos brasileiros ganharam duas medalhas de ouro e duas de prata em evento em Salvador

Agência Brasil |

Agência Brasil
Estudantes brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata na segunda edição da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). O resultado garantiu ao Brasil o primeiro lugar na classificação geral, com 160 pontos, seguido de Portugal, com 149 pontos.

O concurso, que aconteceu entre os dias 18 a 28 de julho, em Salvador, estimula o estudo da matemática, identificando jovens talentos e incentivando a troca de experiências entre países lusófonos.

Leia também: Aluno ouro na Olimpíada Internacional é estreante na competição 

O carioca Daniel Santana Rocha, de 15 anos, vencedor de uma medalha de ouro, se preparou para a competição estudando pelas provas da edição anterior da competição. "Eu entrei na competição confiante. Eu sabia que tinha capacidade de ganhar. Fiquei um pouco nervoso, mas quando vi o resultado fiquei muito feliz". Daniel dividiu o primeiro lugar com Murilo Corato Zanarella, de Amparo (SP).
Em segundo lugar, o estudante Victor Reis, de 15 anos, nascido no Recife, disse à Agência Brasil que sua participação na Olimpíada foi bastante proveitosa também pelo intercâmbio de culturas. "Fiz minha primeira viagem sozinho, tive contato com pessoas de outros países, com culturas bem diferentes, além de conhecer Salvador, cidade muito importante para a história do Brasil", disse. Daniel Lima Braga, de Eusébio (CE), também conquistou medalha de prata.

Nessa edição, a Olimpíada contou com delegações de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe, de Portugal e do Timor Leste. Os 28 competidores com até 18 anos foram divididos em quatro grupos. Nos dias 24 e 25, os participantes tiveram que responder três problemas de matemática por dia, envolvendo álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória.

As provas tiveram duração de quatro horas e meia, e ao final, eram somados os pontos de cada competidor. A próxima edição da competição está marcada para julho de 2013, na cidade africana de Maputo, capital de Moçambique.

Leia crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 


CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - : http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook:  Escola Ns Alegria Escola

Ministério da Educação lança manual sobre redação do Enem

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil 

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o manual A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante com informações sobre critérios de avaliação da redação do exame. O guia vai orientar estudantes sobre como se preparar para a prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro.

“O guia vai trazer tudo que o aluno precisa saber sobre o que os avaliadores vão considerar para dar nota [na redação]. O estudante vai saber exatamente em que pode perder pontos e qual a estratégia para ter o melhor desempenho possível”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 
Das 3.700 redações que receberam nota máxima (mil pontos) no Enem 2011, seis foram selecionadas e aparecem no guia com comentários. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, os autores das redações selecionadas "desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo" e demonstraram "domínio da norma culta de língua escrita".
Segundo o ministro da Educação, o número de avaliadores de redação será ampliado em 40% para o Enem 2012. Dois professores avaliarão o desempenho dos alunos, que podem receber de zero a 200 pontos para cada uma das cinco competências (domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreensão e desenvolvimento do tema utilizando várias áreas do conhecimento; construção e defesa de um ponto de vista; construção de argumentação e proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos).

Havendo divergências acima de 80 pontos em qualquer uma das competências, a prova será corrigida por um terceiro avaliador. Caso ainda persista a divergência de notas, uma banca composta por três professores dará a nota final do participante. Até o exame anterior, a margem para discordância era 300 pontos.
Mercadante afirmou que os alunos terão acesso às redações corrigidas para fins pedagógicos. “É mais uma contribuição para darmos total transparência ao Enem”, disse. Entretanto, não poderão ser usadas como base para recurso junto à organização da prova.

Elaborado pelo Inep, em conjunto com especialistas em língua portuguesa, o guia tem inicialmente a tiragem de 1,7 milhão de cópias, que serão distribuídas a todas escolas públicas do país na segunda quinzena de setembro. O Ministério também vai disponibilizar edições em braille e na forma ampliada para pessoas com déficit de visão. A versão online já está disponível na página eletrônica do Inep.

O MEC também divulgou que será publicado amanhã (31) edital no valor de R$ 2 milhões para convocar instituições de ensino superior para fazer estudos e pesquisas relacionados às provas aplicadas.
Os 5,8 milhões de candidatos da próxima edição do Enem, número recorde de inscritos, farão o exame em 140 mil salas de 1.600 municípios do país.

Edição: Fábio Massalli

Leia crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 


CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :  http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola

domingo, 29 de julho de 2012

EM SANTA CATARINA - Oficina de " METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR" - no MBA Executivo em Estratégias Empresariais

O  Prof. Ms Cláudio  Silva  ministrou  no  sábado( 28.07),   oficina em METODOLOGIA E  DIDÁTICA  DO  ENSINO  SUPERIOR  no  MBA Executivo  em Estratégias  Empresariais promovido pelo  Instituto TEAR ESCOLA  DE  ENSINO. A  TEAR, sediada no municipio de  Balneário  Camboriú (  S.C.) vem desenvolvendo um abrangente trabalho  educacional voltado ao  mundo  corporativo, que já atende  clientes  dos  três  estados  da  região sul.











E .... parodiando a Canção da  América , “qualquer dia  amigo(a)  a gente vai se encontrar”! 
E  nesse  dia eu desejo  imensamente que  você esteja muito  feliz  e  realizado(a). 
Um grande  abraço e que  Deus Pai  abençoe sua vida , seus  projetos e aqueles que  você ama   
                                                                       Prof. Cláudio Silva


Leia crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 
  http://profclaudiosilva.blogspot.com.br/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html 
 
CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :    http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook:  Escola Ns Alegria Escola