terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Competição aconteceu na Argentina entre 100 países. Equipe brasileira ficou em 19º lugar

iG São Paulo |

A equipe brasileira conquistou uma medalha de ouro, uma de prata, três de bronze e uma menção honrosa na 53ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada entre os dias 4 e 16 de julho em Mar del Plata, na Argentina. O desempenho garantiu ao Brasil o 19º lugar entre os 100 países que participaram da competição. Na edição anterior, o País havia ficado na 20ª posição, com três medalhas de prata e três de bronze e, em 2010, com duas pratas e um bronze, estava em 35º lugar.
O estudante Rodrigo Sanches Ângelo, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro na competição. As provas foram realizadas nos dias 10 e 11 de julho e, em cada dia, os competidores resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova. Aluno de um colégio particular de São Paulo, Rodrigo conquistou 28 pontos de um máximo de 42.
Divulgação
Rodrigo Sanches Ângelo, de 16 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

João Lucas Camelo Sá, do Ceará, ficou com a medalha de prata. Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) e Henrique Fiúza Gasparini Nascimento (DF) conquistaram medalhas de bronze. Já Maria Clara Mendes Silva (MG) recebeu uma menção honrosa. A equipe brasileira foi liderada pelos professores, Luciano Castro (RJ) e Carlos Shine (SP).
Realizada desde 1959, a Olimpíada Internacional de Matemática é destinada a estudantes do ensino médio cujas idades variam entre 14 e 19 anos e que ainda não tenham ingressado na universidade. Cada país é representado por uma equipe composta por até seis estudantes e dois professores.
O Brasil participa do evento desde 1979, e já conquistou 101 medalhas, sendo 9 de ouro, 27 de prata e 65 de bronze o que o torna o país latino americano com maior número de medalhas na competição. A melhor colocação obtida pelo País foi o 16º lugar, em 2008. No próximo ano o evento ocorrerá na Colômbia.

Fonte: Portal iG

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :     http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook:  Escola Ns Alegria Escola

Nenhum comentário: