terça-feira, 31 de julho de 2012

Enem 2012: os assuntos mais comuns na prova de matemática

Professores apontam porcentagem, probabilidade e geometria como temas quentes

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RIO - Em tempos de Jogos Olímpicos, a prova de Matemática e suas Tecnologias, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode ser comparada a uma maratona. São 45 questões para responder, além de outras 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e uma redação no mesmo dia. Para ajudar na sua preparação, O GLOBO ouviu professores para elencar os assuntos mais recorrentes no Enem.
Dois temas precisam estar na ponta da língua dos vestibulandos: porcentagem e proporção, principalmente quando aplicados a interpretação de tabelas e gráficos. Análise combinatória, probabilidade e progressões aritméticas e geométricas também são bastante comuns.

- Há uma gama muito grande de conteúdos exigidos, mas o foco é principalmente na análise de dados e suas representações gráficas. Eu ressaltaria também questões relacionadas às funções, tanto na forma gráfica quanto na análise matemática mais profunda. Além disso, a geometria também é muito importante. É essencial dominar os conteúdos da geometria plana e transferir esses conhecimentos para a geometria espacial, ao enxergar quais formas planas formam o sólido que é apresentado - afirma o professor Lúcio Coelho, do Colégio CEL.

Paulo Henrique Silva, que dá aula da disciplina no Colégio pH, explica que os temas citados são mais fáceis de serem contextualizados e por isso aparecem em muitas perguntas. Ao mesmo tempo, é característico do Enem não puxar muito no conteúdo. Segundo ele, um dos maiores adversários dos estudantes costuma ser o tempo: em média, cada candidato tem três minutos e meio para escolher a resposta certa. Silva diz que só com muita prática é possível alcançar este resultado.

- O ideal é tentar fazer exercícios e provas anteriores dentro deste tempo. O exame é cruel, porque não aprofunda muito, mas é longo e com muitas questões. É indispensável treinar o controle do tempo. Quanto mais exercícios fizer, mais facilidade o aluno terá para identificar o que está sendo pedido e o caminho para a resolução do problema. Só com treino ele vai conseguir interpretar rápido o enunciado - explica o professor.

Coelho ressalta que o fato motivacional não pode ser deixado de lado. Por isso, ao começar o Enem, o estudante deve buscar itens que já domina e tem mais facilidade. Na medida em que for ganhando confiança, seu rendimento tende a melhorar no restante da prova. O professor Jorge Luiz Frias, do A. Liessin, concorda.

- O mais importante é o aluno ler a prova inteira. Porque ela é feita de uma forma que são poucos os que conseguem chegar até o final. Então, se encontrou algum tipo de dificuldade, passa para a próxima. O ideal é acertar todas as fáceis, a maioria das médias e o que conseguir das mais difíceis - diz Frias, relembrando que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que enquadra as questões nas três categorias.


Leia crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 


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