segunda-feira, 16 de julho de 2012

Curitiba está sendo sede de encontro internacional de pesquisadores de educação histórica

O historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen, da Universidade de Witten e do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades, abriu em Curitiba no último sábado (14), às 10h30, a 9.ª Conferência do Grupo de Pesquisadores Internacionais de Educação Histórica (Heirnet, na sigla em inglês), que pela primeira vez está sendo realizada no Brasil.

Pesquisadores de diversos países estão debatendo resultados de investigações e experiências em educação histórica – campo de pesquisas que avançou muito nos últimos anos.

A 9.ª Heirnet está  sendo realizada na sala Homero de Barros (Edifício Dom Pedro I, 1.º andar – câmpus da Reitoria da UFPR) até o dia 17. A promoção é do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (Lapeduh), do programa de pós-graduação em Educação (setor de Educação), dentro das comemorações do primeiro centenário da Universidade Federal do Paraná.

Jörn Rüsen vai falar sobre “Usos e Abusos da História na Sociedade Contemporânea”. Após a conferência, Rüsen lançará o livro “Aprendizagem Histórica – fundamentos e paradigmas”, de sua autoria.

Na segunda-feira (16), às 17h30, a pesquisadora e historiadora britânica Hilary Cooper, da Universidade de Cumbria, falará sobre “Aprendizagem Histórica na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. Ao longo dos dias 16 e 17 serão apresentados trabalhos de pesquisadores de vários países.

O Heirnet já foi realizado na Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, África do Sul e Turquia.
Segundo a professora doutora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, do setor de Educação da UFPR, organizadora do evento, o tema do encontro é “Consciência Histórica e as novas tecnologias da informação e da comunicação”.

Fonte: Jornal NOTA 10

 
CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - :     http://www.nsalegria.com.br/ ; no  Facebook:   Escola Ns Alegria Escola

Nenhum comentário: