sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A melhor ousadia de Haddad ( GILBERTO DIMENSTEIN )


FOLHA  DE S. PAULO
Publicada em 29.11.12

Para evitar maiores complicações, Fernando Haddad preferiu não insistir no convite para que Cleusa Repulho assumisse a secretaria da Educação, apesar de estar convencido de que as acusações contra ela não se sustentam. Já começaria o jogo perdendo na guerra das imagens.

Justamente na educação está o projeto mais inovador e ousado de Haddad. É um plano altamente complexo, exige uma tremenda capacidade de articulação, portanto difícil de dar certo. Não pode ter um auxiliar fragilizado numa área tão estratégica.
Haddad se comprometeu na campanha a implantar a educação em tempo integral na cidade de São Paulo. Estender o horário escolar não é tão difícil. Difícil é manter as crianças interessadas tanto tempo na escola.

O que ele se propôs é articular em torno das escolas não apenas espaços públicos ( parques, teatros, clubes, universidades), mas as demais políticas públicas federal, estadual e municipal que vai da saúde ao esporte, passando pela cultura, numa única malha. Em essência, seria criar uma cidade educadora.

O fato é que, como ex-ministro da Educação, ele não pode concluir seu mandato sem bons e inovadores resultados nas escolas.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário: