terça-feira, 6 de novembro de 2012

ENEM 2012 - Cálculo da nota ( GAZETA DO POVO )


Ensino

Terça-feira, 06/11/2012
Marcelo Elias/ Gazeta do Povo / Correção é feita com base na Teoria da Resposta ao ItemCorreção é feita com base na Teoria da Resposta ao Item
Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Nota do Enem considera grau de dificuldade das questões


GAZETA DO POVO 06 11 2012
ADRIANA CZELUSNIAK
No último fim de semana, 4,17 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram submetidos às provas e agora aguardam pelo gabarito, que deve ser divulgado amanhã. Mas a dúvida que aflige a maior parte dos estudantes é: como se calcula a nota do Enem?
Diferentemente dos vestibulares tradicionais, o desempenho de cada respondente não se refere à soma de acertos. Desde a edição de 2010, a nota para cada uma das quatro áreas das provas objetivas é calculada pela metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A TRI é uma metodologia internacional aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu­cacionais (Inep) e que considera a pontuação obtida em cada uma das questões de acordo com a classificação que elas receberam durante o pré-teste do Enem, feito previamente por estudantes de ensino médio.


Régua O método, que tem uma escala padrão de conhecimento, aponta as questões que tiveram alto índice de acertos e elas passam a contar menos pontos na nota final do candidato. Caso o estudante acerte uma questão tida como difícil e erre outras fáceis relacionadas, sua resposta é considerada aleatória, ou “chute”, e a pontuação obtida será menor. Assim, dois participantes que acertam o mesmo número de itens têm pontuações diferentes, dependendo do nível de dificuldade de cada uma das questões respondidas corretamente.
“É como se a prova fosse uma régua e a escala do que é medido é o conjunto de habilidades e competências do aluno. Considerando os centímetros de uma régua plástica, de madeira e de metal, temos materiais diferentes, mas, se todas têm escala em centímetros, todas darão a mesma dimensão”, explica o estatístico e especialista em Metodologia de Ensino Zelci Clasen, diretor pedagógico do Sistema de Ensino COC da Pearson. A exceção é a prova de redação, que não é corrigida pela TRI e cuja nota varia de zero a 1.000.
 Mais crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 


CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - : no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola

Nenhum comentário: