segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Americano amputado sobe 103 andares com prótese controlada pelo cérebro ( GAZETA DO POVO)

05.11.2012

John Gress/Reuters John Gress/Reuters /  
 
Um americano que perdeu a perna em um acidente de moto subiu no domingo (05) os 103 andares de um dos arranha-céus mais altos do mundo usando uma prótese biônica comandada por seu cérebro. 

Após ficar sem o membro o engenheiro de software Zac Vawter, 31, tornou-se voluntário nos testes para a construção de uma nova geração de próteses para amputados. 

A prótese de Vawter é muito diferente das comuns. Ela responde aos impulsos elétricos dos tendões do americano. Com o pensamento, ele desencadeia motores, correntes e correias que sincronizam os movimentos de seu joelho e tornozelos protéticos. 

Essa comunicação entre o cérebro e a perna mecânica só foi possível porque Vawter passou por uma cirurgia para reposicionar seus nervos após a amputação. Eram eles os responsáveis por enviar à parte inferior da perna os comandos do cérebro. A perna biônica usa esse sistema natural de comunicação. 

A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Reabilitação de Chicago há alguns anos, mas ainda está sendo aperfeiçoada. Antes de completar a façanha, o americano passou horas ajustando o equipamento.
Todo o processo foi acompanhado por um time de médicos e cientistas, que vão avaliar a performance do novo dispositivo. Apesar do sucesso -- Vawter completou a subida em pouco menos de uma hora --, os responsáveis dizem que ainda falta muito para a comercialização da prótese.

Segundo os cientistas, os mecanismos de controle da perna-robô precisam estar completamente testados e dominados antes que ela possa ser oferecida ao público, uma vez que falhas podem representar quedas e outros incidentes potencialmente perigosos para os pacientes. O projeto foi orçado em mais de US$ 8 milhões.

 

Nenhum comentário: