quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cientistas explicam um dos segredos do sucesso ( GILBERTO DIMENSTEIN)

                                                                            Gilberto  Dimenstein

Foi divulgado no mês passado, em uma das principais universidades americanas (Duke), um estudo que dá uma nova visão sobre um dos segredos do sucesso. A julgar pela repercussão, as descobertas vão influenciar a educação no mundo. O estudo revela que, mais importante que a inteligência, o sucesso profissional está associado à habilidade do autocontrole, ou seja, saber gerenciar impulsos e lidar com as frustrações (o detalhamento desse estudo está no www.catracalivre.com.br).
Essas descobertas são baseadas em observações de 30 anos em crianças (algumas delas gêmeas) que demonstraram autocontrole, mantendo o foco no que é relevante. Viram que, além das notas melhores, elas, quando adultas, tendiam a ter mais sucesso profissional, a cuidar melhor da saúde e a ficar longe das drogas e do abuso do álcool.
Há um componente genético, afirmam os cientistas. Mas, segundo eles, é algo que, em parte, pode ser treinado. Justamente por isso, escolas nos Estados Unidos estão usando técnicas para desenvolver o autocontrole em crianças a partir dos 3 anos de idade, com resultados positivos pelo menos do ponto de vista acadêmico.
Afinal, manter o foco no estudo, ainda mais numa era tão dispersiva, exige saber lidar com a frustração.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/935295-cientistas-explicam-um-dos-segredos-do-sucesso.shtml

( CLICANDO NOS  LINKS COM IMAGENS, AO  LADO, VOCÊ  ACESSA  OS  ARTIGOS E  CRÔNICAS  DO  PROFESSOR CLÁUDIO  SILVA)

Nenhum comentário: