- Sexta,29/07/11 •10h48 •Autor: Assessoria de Imprensa
Projeto de Apucarana está entre as iniciativas estaduais selecionadas para a etapa nacional do prêmio “Medalha Paulo Freire”
Cerca de 200 gestores educacionais, membros de ONGS, Movimentos Sociais e Sindicais, Sistema S, Universidades Federal e Estaduais do Paraná, bem como educadores e alunos da Educação para Jovens e Alunos (EJA) de 21 municípios paranaenses participaram nesta sexta-feira (29/07), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, de Reunião Plenária do Fórum Paranaense da EJA.
Classificada como histórica, a iniciativa realizada com envolvimento do Núcleo Regional de Educação e Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME), marcou o retorno das discussões pelo interior do Paraná. “Não há outro caminho para a promoção definitiva da dignidade senão através da Educação. Esta mobilização, com participação de todos aqueles que fazem da EJA, certamente trará novos avanços, possibilitando que mais pessoas possam ser de fato inseridas na vida em sociedade com acesso ao estudo. Com isso cumprimos com o nosso dever em quanto poder público e entidades representativas da população, oferecendo uma nova oportunidade a quem não pôde estudar na idade ideal”, analisou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).
Além de informes sobre atualidades sobre a Educação para Jovens e Adultos em níveis Estadual e Nacional, na plenária de Apucarana foram tratados a recomposição da delegação para o Encontro Regional de EJA Sul; XII Encontro Nacional de EJA; Plano Nacional de Educação e EJA, e Agenda de Desenvolvimento Territorial Integrado de Alfabetização e EJA. “O fórum paranaense é um espaço crítico de defesa da educação para jovens e adultos. Fiquei muito feliz em ver a articulação aqui em Apucarana e região”, destacou professora da UFPR e representante do Fórum Paranaense, Maria Aparecida Zanetti.
Durante sua expositiva, a educadora deu uma boa notícia para o município. “Com o projeto “Minha História”, Apucarana está entre as iniciativas estaduais selecionadas para a etapa nacional do prêmio “Medalha Paulo Freire”, que reconhece e estimula experiências educacionais que promovem políticas, programas e projetos relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil”, informou.
A importância da EJA estar no centro da agenda das discussões foi enfatizada pelo diretor-presidente da AME, professor Cláudio Silva. “O que há pouco tempo era visto como apêndice, hoje percebemos que está na centralidade, o que é muito positivo. Temos grandes desafios no sentido de reduzir as mazelas educacionais em nosso país”, disse Silva, parabenizando o trabalho do Fórum Parananense da EJA.
A mesma opinião foi salientada pela chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Balan Sardinha. “Sou uma militante da educação para jovens e adultos e, historicamente todos sabemos que nunca houve investimentos como existem hoje, com material didático específico, capacitação de professores. Esta plenária é um espaço importante, que aproxima as entidades em um momento de revisão das políticas, de avaliação”, concluiu.
O Fórum Paranaense é formado a partir de uma comissão constituída por instituições governamentais, não-governamentais e movimentos interessados em compor um espaço de articulação ampla dos diferentes segmentos de representação da EJA no Paraná. O mesmo tem caráter democrático, plural (não partidário) e supra-institucional, informativo, formativo, propositivo, de discussão e intercâmbio de experiências. Tem como objetivo constituir um espaço crítico de defesa e divulgação da importância da Educação de Jovens e Adultos e acompanhar as políticas públicas Municipais, Estadual e Nacional.
Classificada como histórica, a iniciativa realizada com envolvimento do Núcleo Regional de Educação e Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME), marcou o retorno das discussões pelo interior do Paraná. “Não há outro caminho para a promoção definitiva da dignidade senão através da Educação. Esta mobilização, com participação de todos aqueles que fazem da EJA, certamente trará novos avanços, possibilitando que mais pessoas possam ser de fato inseridas na vida em sociedade com acesso ao estudo. Com isso cumprimos com o nosso dever em quanto poder público e entidades representativas da população, oferecendo uma nova oportunidade a quem não pôde estudar na idade ideal”, analisou o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB).
Além de informes sobre atualidades sobre a Educação para Jovens e Adultos em níveis Estadual e Nacional, na plenária de Apucarana foram tratados a recomposição da delegação para o Encontro Regional de EJA Sul; XII Encontro Nacional de EJA; Plano Nacional de Educação e EJA, e Agenda de Desenvolvimento Territorial Integrado de Alfabetização e EJA. “O fórum paranaense é um espaço crítico de defesa da educação para jovens e adultos. Fiquei muito feliz em ver a articulação aqui em Apucarana e região”, destacou professora da UFPR e representante do Fórum Paranaense, Maria Aparecida Zanetti.
Durante sua expositiva, a educadora deu uma boa notícia para o município. “Com o projeto “Minha História”, Apucarana está entre as iniciativas estaduais selecionadas para a etapa nacional do prêmio “Medalha Paulo Freire”, que reconhece e estimula experiências educacionais que promovem políticas, programas e projetos relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil”, informou.
A importância da EJA estar no centro da agenda das discussões foi enfatizada pelo diretor-presidente da AME, professor Cláudio Silva. “O que há pouco tempo era visto como apêndice, hoje percebemos que está na centralidade, o que é muito positivo. Temos grandes desafios no sentido de reduzir as mazelas educacionais em nosso país”, disse Silva, parabenizando o trabalho do Fórum Parananense da EJA.
A mesma opinião foi salientada pela chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Balan Sardinha. “Sou uma militante da educação para jovens e adultos e, historicamente todos sabemos que nunca houve investimentos como existem hoje, com material didático específico, capacitação de professores. Esta plenária é um espaço importante, que aproxima as entidades em um momento de revisão das políticas, de avaliação”, concluiu.
O Fórum Paranaense é formado a partir de uma comissão constituída por instituições governamentais, não-governamentais e movimentos interessados em compor um espaço de articulação ampla dos diferentes segmentos de representação da EJA no Paraná. O mesmo tem caráter democrático, plural (não partidário) e supra-institucional, informativo, formativo, propositivo, de discussão e intercâmbio de experiências. Tem como objetivo constituir um espaço crítico de defesa e divulgação da importância da Educação de Jovens e Adultos e acompanhar as políticas públicas Municipais, Estadual e Nacional.
MAIS FOTOS
Fonte: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10195-novos+rumos+da+eja+sao+debatidos+em+apucarana/#5
Acesse a mais recente crônica do Prof. Cláudio Silva “Tá faltando tempero, Zé!"! clicando: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/08/ta-faltando-tempero-ze.html.
2 comentários:
Professor, como uma orgulhosa ex-aluna sua, tenho a liberdade de expressar a minha visão, com a certeza que o sr, como Mestre, entenderá, e usará da minha argumentação de maneira positiva.
Estive no Fórum, e acho uma infeliz colocação do Sr. Prefeito, levar dignidade às pessoas humildes, inserindo-os em sociedade. Muitos do alunos EJA, não são analfabetos, muito menos humildes. O analfabetismo nesses últimos 10 anos, graças a iniciativas como esta, foi reduzido. A realidade, não só como EJA, e sim como sociedade, é que a população hoje, se preocupa mais com o ensino superior, ou pelo menos, com a conclusão do ensino médio, para uma boa colocação no mercado de trabalho. Isso vem sendo exigido cada vez mais nos currículos, e já pode ser considerada uma vitória da Educação Brasileira.Hoje, se vê no EJA uma oportunidade para modificar a sua instrução, assim como buscar um ensino superior, mesmo em épocas diferentes da que seria esperada. Pois muitos pais e mães de família, deixaram os estudos, para que pudessem trabalhar em prol da família que constituíram, e só depois, com mais idade, tiveram a oporunidade (oferecida pelos EJAs), de recuperar o tempo perdido, e se formar em nível superior. É triste, um Gestor Público não ter conhecimento de causa, e abrir um encontro com esta grandeza, usando esta explanação!! Não é a realidade dos Ejas... inclusive, uso este espaço, para convidar o Sr. Prefeito, para conhecer o CEEBJA Apucarana, e ver o perfil dos estudantes, olhar os problemas enfrentados, e as vitórias conquistadas (de perto). A plenária que recebemos em nossa cidade, serviu também como discussão para essas e outras realidades, em prol da educação em todas as etapas, e em todos os segmentos. A história da educação brasileira vem se desenvolvendo nos últimos 20 anos, e temos que adequar as leis, não somente pensando no fim do analfabetismo, mas também no aumento do grau de instrução dos brasileiros.
E nos reuniremos em outras plenárias, para que a realidade da Educação Brasileira, seja mais um motivo de orgulho para nossa cidade, estado, nação...
Bom dia , agradecemos pela postagem e cumprimentamos por se somar à caminhada da educação. Como professor é muito gratificante e nos dá orgulho ver ex - alunos nessa missão. O desafio é grande e precisa de idealistas. Um grande esforço está sendo feito pelos educadores que se dedicam ao segmento dos jovens e adultos, e é preciso continuar somando forças para avançar. A sua observação é pertinente quando se considera o contexto geral. Daí a importância dos fóruns para dar centralidade à temática e realce às suas particularidades. Um abraço
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