quarta-feira, 13 de julho de 2011

Férias - é importante descansar para o segundo semestre, mas especialistas concordam que não dá para abandonar os livros

Por Leonardo Cazes (leonardo.cazes@oglobo.com.br)

RIO - Estudar ou descansar, eis a questão. A dúvida existencial atinge todos os vestibulandos com a aproximação das férias. Viajar, pegar uma praia, dormir até mais tarde... O que não falta é coisa boa para fazer. E há quem tente conciliar esses "luxos" com o estudo. Férias, mesmo, só da escola.
- Vou estudar nas férias para manter o ritmo, não dá para relaxar totalmente. Mesmo assim, vou passar uns dias no interior de Minas para recuperar as energias, dormir um pouco mais - conta Paulo Guimarães, de 18 anos, aluno do Liceu Franco-Brasileiro e que tentará uma vaga em Direito.
A sua colega Smaida Mara, de 17 anos, diz que a rotina no último ano é muito pesada, com aula o dia inteiro.
- Vou diminuir a carga e aproveitar para voltar ao balé, que tive que parar no início do ano por causa de uma lesão - afirma a estudante, que ainda está na dúvida entre Administração e Direito.
Para a coordenadora de Humanas do ensino médio da Escola Dínamis, Monica Piccolo, quem não aproveitar o recesso para descansar não terá fôlego para a maratona do fim do ano.
- Férias de vestibulando são uma contradição. Na conversa com os alunos, eles disseram que estavam cansados. Ok, mas nem eles querem ficar 15 dias sem fazer nada. A melhor opção é tentar um equilíbrio: vai à praia de manhã e estuda à tarde, por exemplo. Se for viajar, ao retornar entre em um ritmo mais intenso. É importante recarregar as baterias para chegar bem ao segundo semestre, porque a carga pesada começa agora - explica.
De olho no tão falado equilíbrio, Pedro Vasconcellos, de 17 anos, já programou a rotina das duas semanas.
- Vou dormir melhor nesses dias. Por conta das provas, a gente dorme pouco. Além de estudar quatro vezes por semana, umas três horas por dia.
Não dá para se esquecer do vestibular, até porque em setembro já tem o segundo exame de qualificação da Uerj (Beth Teixeira)
A orientadora pedagógica do 3 ano do Colégio Teresiano, Beth Teixeira, aconselha aos estudantes aproveitar o tempo livre para refazer provas antigas e recuperar déficits em alguma disciplina.
- Não dá para se esquecer do vestibular, até porque em setembro já tem o segundo exame de qualificação da Uerj. Depois vêm a prova da PUC-Rio e o Enem, em outubro. Eles podem refazer provas antigas, aprofundar algum assunto em que identificaram ter problemas, montar um roteiro de revisão. Eu falo para descansarem da rotina, dormirem até mais tarde, mas sem exagero. É como uma maratona. Se um atleta deixar de correr por duas semanas, vai demorar para o corpo se habituar novamente - diz a orientadora.
O mandamento será seguido à risca por Alessandra Gabino, de 17 anos, do Franco-Brasileiro. Ela quer uma vaga em Engenharia Química:
- É a hora de estudar o que foi visto em outros anos e aquilo em que se está atrasado

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/07/11/ferias-importante-descansar-para-segundo-semestre-mas-especialistas-concordam-que-nao-da-para-abandonar-os-livros-924875516.

( CLICANDO NOS  LINKS COM IMAGENS, AO  LADO, VOCÊ  ACESSA  OS  ARTIGOS E  CRÔNICAS  DO  PROFESSOR CLÁUDIO  SILVA)

Nenhum comentário: