quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O peso das dívidas no orçamento dos brasileiros (MIRIAM LEITÃO)

Enviado por Valéria Maniero - 
12.12.2012
 | 
11h31m


O blog fez uma pesquisa informal, perguntou aos internautas quanto da sua renda estava comprometida com o pagamento de dívidas. A maioria - 39,36% das 94 pessoas que participaram - respondeu entre 10% a 20%. Mas se olharmos para o intervalo de 10% a 40%, a taxa sobe para 69,15%. Além disso, mais de 30% dos que participaram da pesquisa disseram que mais de 40% da renda está comprometida com o pagamento de dívidas, como mostra o quadro abaixo.
Essas taxas altas indicam que, às vésperas do Natal, o brasileiro está com muitas dívidas a pagar e que o consumo poderá ser menor neste fim de ano.
Dados divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) detalham como andam os hábitos de consumo e de endividamento do brasileiro. Mostra, por exemplo, que 41% das pessoas possuem dívidas, sendo que 42% já chegaram ao limite de comprometimento do orçamento.
O estudo diz que 38% dos devedores estão com prestações em atraso, sendo que mais da metade deles, 55%, estão mais endividados do que um ano antes. Entre os que estão pagando algum tipo de empréstimo, 41% devem a um banco.
Por estarem com a renda comprometida, muitos pretendem reduzir gastos. Segundo a CNI, 60% planejam  diminuir o consumo por temerem uma retração da economia, no entanto, pretendem comprar, pelo menos, um bem durável ou fazer uma viagem até o fim deste ano.
- Com o orçamento comprometido, muitos pretendem reduzir os gastos. Nas despesas com serviços, os primeiros a serem eliminados são os gastos com lazer, viagens e hobbies. Mais de 18% da população reduziram as despesas com esses serviços nos últimos três anos - diz a nota da CNI enviada ao blog
Leia as crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - : no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola


Nenhum comentário: