segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

‘TV piá’, da TV Brasil, inova ao falar para crianças ( PATRÍCIA KOGUT )



Gravações do programa infantil "TV Piá" (Foto: Reprodução)
GRAVAÇÕES DO PROGRAMA INFANTIL "TV PIÁ" (FOTO: REPRODUÇÃO)
Ótimo programa da TV Brasil, “TV piá” — dirigido por Diléa Frate — está ameaçado de sair do ar por causa de cortes na emissora. Se isso acontecer, será um pena. A atração, toda apresentada por crianças, só este ano foi gravada em mais de 30 cidades brasileiras. A equipe foi do Oiapoque ao Chuí (literalmente), mostrando sotaques, hábitos, retratando a amplidão cultural do nosso país, tudo isso pelo olhar de jovens-repórteres. Com isso, conseguiu uma originalidade pouco comum em formatos ditos educativos.
No último domingo, foi ao ar uma edição que visitou jovens moradores da Ilha do Montão de Trigo, na Barra do Una, em São Paulo; uma menina de Manaus; um garoto de Iranduba, no Amazonas, que caçou jacaré; e uma dupla de pré-adolescentes de Salvador, que ensinou uma receita de farofa d’ água. “TV piá” é assim, bem variada no quesito geografia e também nos temas que aborda em cada canto do Brasil.
As dez crianças da ilha paulista, por exemplo, falaram das vantagens e das vicissitudes de viver longe do continente. Tudo começou com uma pergunta simples: o que é uma ilha? O microfone foi sendo passado de mão em mão e as respostas iam aparecendo espontâneas, verdadeiras, vindas de quem conhece o assunto bem, não edulcora nem derruba, descreve sinceramente.
O mesmo aconteceu em Manaus. A repórter-mirim local mostrou a cidade começando pelos pontos turísticos tradicionais, mas flechando o coração de seus pares do público infantil: visitou uma sorveteria, descreveu sabores.
Totalmente alusivo ao método inventado por Paulo Freire — já que faz todas as conexões de significados sociais dos temas e palavras —, “TV piá” poderia facilmente ser uma produção para uso em sala de aula. Tem grande poder de comunicação natural para o interlocutor em idade escolar. Merece a sua atenção


Leia as crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - : no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola

Nenhum comentário: