domingo, 25 de setembro de 2011

A ADOLESCÊNCIA FURTADA I - os perigos do culto à precocidade – Parte I


                                                                                 * Por Cláudio Silva

Podemos estar apressando o amadurecimento dos nossos filhos e as consequências poderão ser graves. Acompanhando a tendência da vida moderna, procura-se “ganhar” cada vez mais tempo, antecipando, ou mesmo “queimando”, etapas importantes para o desenvolvimento humano. 

Determinados setores da agroindústria e da pecuária, graças aos avanços tecnológicos, tem realmente conseguido antecipar, por exemplo, os tempos de colheita das produções agrícolas, bem como as épocas de abate de animais, na busca cada vez maior por lucratividade. Atualmente, a tecnologia permite que um frango atinja artificialmente 2,3kg a 2,5kg em pouco mais de 40 dias, o que no passado só era alcançado em 1 ano. “Musculatura” de 1 ano com o coração de 40 dias. Um novilho, atualmente, chega a atingir 18 arrobas, estando pronto para abate, aos dois anos e meio, o que há vinte anos só era alcançado após 4 ou 5 anos.

O preocupante dessa tendência dos “tempos modernos”, é que ela tem também influenciado aspectos relacionados ao desenvolvimento humano, criando uma cultura de “adultização” precoce.  O que pode ser percebido mais facilmente, e de forma cada vez mais crescente, nas áreas do esporte e da moda. Veja-se o caso de “atrizes” e modelos mirins, por vezes empurradas pelos pais para uma vida de adultos em miniatura, imitando modos de vestir e agir, que chegam a beirar o caricato. Igualmente no esporte.

O Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, edição de 26.08.2011, traz uma manchete curiosa: “Garoto de 10 anos ‘rouba a cena’ e treina com Ganso e Neymar”, sobre um menino contratado pelo Santos Futebol Clube. O cantor e ídolo pop Justin Bieber, hoje com 17 anos, assinou seu primeiro contrato profissional aos 14 anos.  O já citado craque de futebol, Neymar, a estrela mais reluzente do futebol brasileiro na atualidade, é um dos mais conhecidos dentre esses casos de precocidade, tendo inclusive, recentemente, tido um filho com uma garota de 17 anos.

Esses precoces, por conta da expectativa de riqueza e sucesso, têm o seu desenvolvimento apressado, sendo “retirados” do ritmo normal das pessoas comuns para serem moldados nas indústrias de talentos. Um negócio milionário voltado a mercados altamente lucrativos, que chegam a se utilizar de expedientes do Taylorismo e do Fordismo, sistemas voltados à produção em escala industrial.

No caso do esporte, em pouco tempo ganharão físico desenvolvido e terão as habilidades aprimoradas, mas a cabeça e o coração ainda serão de um adolescente. O famoso jogador de futebol Adriano "Imperador", que frequentemente é notícia por envolvimentos em encrencas, lembra-me bem um desses novilhos precoces, por parecer um gigante de músculos com a maturidade de um adolescente inconsequente. 

Ao olharmos a sucessão de fatos que têm marcado a carreira de alguns desses astros e estrelas oriundos desse processo de precocidade, é perceptível a falta de estrutura pessoal para lidarem com a realidade artificial em que vivem. São ocorrências que vão de farras com o dinheiro fácil, consumo de álcool e drogas, a envolvimentos em ações criminosas. São meninas e garotos que tiveram sacrificadas etapas importantes da sua infância e adolescência, que segundo a psicologia são fundamentais para o desenvolvimento humano. Porque nelas é que serão delineadas as bases para o amadurecimento psíquico e emocional

Quais terão sido as falhas ocorridas no seu processo de desenvolvimento? Nossos filhos podem estar trilhando os mesmos caminhos? É o que tentaremos refletir na segunda parte deste artigo  A ADOLESCÊNCIA FURTADA II- os perigos do culto à precocidade - Parte II

Pense nisso!

Se achou esta crônica interessante, poste o seu comentário abaixo. A sua referência é importante para nós - Os  editores.

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR (gestões  2005-2008 e  2009-2012 ) e  Secretário  de  Ensino  Superior ( 2012)

mais textos do professor poderão ser acessados em CRÔNICAS EDUCATIVAS DO  PROF. CLÁUDIO SILVA
                                                                                                                      
Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma
Participação especial: Cláudia Layla Gonçalves da Silva


Link’s recomendados:


CONHEÇA O NOSSO INSTITUTO EDUCACIONAL:

                     ( Matrículas Abertas !)

4 comentários:

Prof. Cláudio Silva disse...

Da Ir. Juliana

Parabéns ,Claudio,pelo trabalho que realiza em favor de tantas
pessoas que necessitam de crescer no caminho certo para Deus.
Siga em frente com essa sabedoria,fé ,esperança e amor na conquista
de um mundo melhor.
Minhas orações por você e um abraço
Ir. Juliana Tartas

Prof. Cláudio Silva disse...

Da amiga Wania Regina
O.k.
Bom dia , amigo, Mestre...

Que bom podermos compartilhar de tamanho conhecimento e dessa postura tão linda de alma (interira) da sua pessoa.

Abraços, com toda admiração...

Wania.

Unknown disse...

Amigo Professor Cláudio, parabéns ! Mais um belo trabalho que conduz a uma profunda reflexão. Vivemos um momento de precipitações, fazendo com que a vida fique deteriorada. Suas considerações sábias proporcionam uma percepção clara dos riscos que, não só as famílias de adolescentes correm, mas toda a humanidade corre.
Um forte abraço !

Padre Valter Pegorer

Prof. Cláudio Silva disse...

Muito obrigado de coração pelas suas sempre atentas apreciações meu amigo padre Valter.