O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 21.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.
“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
Diego Rocha
Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros
Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.
“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
Diego Rocha
Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros
Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17076
Crônicas do Prof. Cláudio Silva - clique nos links abaixo:
1. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte I
2. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte II
3. CUIDADO, SEU FILHO PODERÁ SER MAIS UM “MEIA BOCA”!
4. TÁ FALTANDO TEMPERO , ZÉ!
5. SABE QUEM INFARTOU?
6. NÃO DESISTA JAMAIS – a história de José e Hilda
7. A MULHER E O MENINO
8. NÃO LEIA BONS LIVROS
9. GLÓRIA PEREZ ACERTOU!
10. A ESCOLA COM QUE SONHO
11. LEVANTA A CABEÇA MENINO! ou Aprendendo com Ronaldo “O Fenômeno”
12. ESTOU A DOIS PASSOS DO PARAÍSO !
13. O “MORRO DOS VENTOS UIVANTES” E O BULLYING !
14. QUER FILHOS INTELIGENTES?
15. BIN LADEN ESTÁ VIVO!
16. SAIA DO TÚMULO! É HORA DE REAGIR!
17. ESTÃO CRUCIFICANDO UM INOCENTE
18. A TRAGÉDIA DO REALENGO
19. VOCÊ É UM PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL?
20. ENCHENTES
21. O PERIGO ATÔMICO
22. PROFISSIONALISMO : a importância do espírito de equipe para o sucesso profissional
23. CONQUISTANDO SEUS OBJETIVOS NA VIDA
24. CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL! – a importância da educação da vontade na formação dos filhos.
25. EDUCAÇÃO INTEGRAL : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr
26. OS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS
27. CONHEÇA O PERFIL DETALHADO DO GRANDE DERROTADO NAS ELEIÇÕES EM APUCARANA
28. EDUCAÇÃO NO BRASIL, UM BARCO RUMO AO PRECIPÍCIO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário