domingo, 25 de setembro de 2011

A ADOLESCÊNCIA FURTADA II- os perigos do culto à precocidade - Parte II



                                          
                               * Por Cláudio Silva
  Os problemas oriundos de desequilíbrios e transgressões envolvendo famosos tornam-se conhecidos porque são amplificados pela mídia. Mas, basta ouvir os relatos de psicólogos, psiquiatras, Patrulha Escolar, Conselho Tutelar e do próprio Ministério Público, para percebermos a quantidade de ocorrências envolvendo personagens anônimos. Ficaríamos impressionados com as estatísticas. Daí a necessidade da atenção especial de toda a sociedade, sobretudo das autoridades, pais e educadores para as contradições na educação.

No caso da precocidade forçada, ao contrariar conclusões de estudos muito sérios, representam um perigo pelas consequências no desenvolvimento integral da criança. No entanto, mesmo quando se discutem e se votam essas questões, nem sempre se tem dado a devida atenção aos alertas de estudiosos, especialistas e entidades educacionais sérias e comprometidas.

O senso comum tem ajudado a disseminar a mentalidade de culto à precocidade também na educação, ao reforçar ideias como a de “ganhar um ano” na vida escolar, prejulgando que isso será positivo em todos os casos, o que nem sempre ocorre. Em termos de educação, o que é ganhar e o que é perder?  Porque, normalmente, se estará analisando o educando apenas pelos resultados de provas escolares e não pelo currículo existencial.

Estudos de psicologia da educação permitem inferir que está havendo uma onda ou tendência social de incentivo à precocidade, que pode influenciar tanto a escola como a família. E, igualmente, de incentivo das novas gerações a ver a educação apenas como um meio para a conquista de metas de performance, em sintonia com a sociedade do consumo. Estas estão relacionadas com a aprovação social e recompensas externas, não sendo metas diretamente relacionadas com a aprendizagem ou com a conquista acadêmica.

No âmbito das metas de performance, a competição é uma das características. Daí a ênfase na busca de ser ou estar entre os primeiros, tirar as melhores notas, brilhar, ganhar dinheiro, fama, etc. Em detrimento de variáveis educacionais mais essenciais como o aprendizado de novos conhecimentos para o crescimento pessoal, a autovalorização, o respeito e a valorização do outro, o cultivo de valores fundamentais como a ética, a solidariedade, etc. A esse respeito, registre-se o trabalho DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO, organizado por COLL, PALACIOS&MARQUESI, referenciado abaixo. 

O filho de um amigo, a exemplo de tantos jovens, aos 17 anos já cursa engenharia, e deverá estar formado aos 20. Estarão, igualmente, preparados para enfrentar o clima alucinante das pressões e exigências, impostas por uma sociedade premida pela competição?  “Adolescência furtada” é uma expressão utilizada por Cury em “O Semeador de Idéias”, de cuja leitura podem-se deduzir algumas possíveis consequências da precocidade forçada, como por exemplo, não aprender a ser generoso e trocar experiências com os colegas, ter dificuldades para ser colaborativo e trabalhar em equipe; baixa tolerância a frustrações e críticas; construção de relacionamentos ingênuos; falta do senso de proteção emocional; perda da autocrítica e dos parâmetros da realidade, dentre outras. 

Atitudes violentas, angústia, ansiedade, depressão, alcoolismo, drogas e mesmo desistência da vida, podem ser algumas das graves consequências ao não se saber lidar com frustrações por não se alcançar as metas de performance. Ou mesmo, atingindo-as, o descontentamento pelo não alcance de ideais mais transcendentais como a autorrealização e a felicidade.

Faça a pais sensatos a pergunta seguinte e teremos uma idéia da possível resposta: Você sonha com o seu filho no futuro apenas rico e famoso, ou feliz e realizado? Daí a importância da sensibilidade ao longo de todo o processo educativo, cuidando para que o educando vivencie cada etapa do seu desenvolvimento de forma natural e equilibrada, sem pressões e tensões. Alguns se desenvolverão de forma mais rápida, outros um pouco mais lenta, mas cada um, tendo respeitados o seu ritmo e características próprias, produzirão frutos no devido tempo. As histórias são incontáveis, mostrando que nem sempre o primeiro da classe tem sido o mais bem sucedido, feliz e realizado na vida. A natureza não dá saltos, diz a sabedoria popular.

Lembro-me de ter lido depoimentos de mães esclarecidas, atrizes e profissionais liberais, que, conscientes do problema, decidiram dar um tempo na profissão para acompanhar os filhos nos primeiros anos de vida, fundamentais para a sua estruturação. Mas, reconheça-se, é uma decisão que não está ao alcance de todas as pessoas. Registre-se, que não se prescinde do papel insubstituível  do pai ao  longo  de  todo  o  processo de  formação dos  filhos, cuja consciência da sua importância vem crescendo gradativamente.

Algumas alternativas são muito importantes para observar quando se refere ao desenvolvimento humano, sobretudo ao se considerar que a felicidade do seu filho está em jogo. Recomendamos que se observe atentamente os 10 MANDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS:

  1. Participar ativamente da vida escolar dos filhos;
  2. Respeitar as características próprias de cada um e jamais forçar o ritmo normal do seu desenvolvimento, que varia de pessoa para pessoa;
  3. Apoiá-lo e incentivá-lo sempre, mas jamais em coisas erradas;
  4. Celebrar todas e quaisquer conquistas por menores que sejam;
  5. Estar atento para poder reconhecer talentos e dons pessoais do seu filho, valorizando-os e cuidando para que se desenvolvam;
  6. Não se omitir de cobrar responsabilidades, corrigir e mesmo punir, uma das falhas graves da educação moderna, porque são ações pedagógicas, obviamente se exercidas com amor e dentro dos limites do bom senso, pois são imprescindíveis para o desenvolvimento do senso de equilíbrio;
  7. Orientar e reforçar as forças e qualidades pessoais do seu filho, sobretudo nos momentos de dificuldades e percalços;
  8. Mostrar que situações de derrotas são normais na vida, e ensiná-los a desenvolver a atitude positiva de exigir de si mesmos, mas de forma equilibrada, a superação pessoal através de melhores e maiores resultados;
  9. Ensiná-los a lutar contra os grandes entraves para o desenvolvimento humano, como o comodismo, a preguiça, a falta de autodisciplina e organização;
  10. Sensibilizar os filhos para a admiração de grandes modelos de superação, sobretudo no campo do esporte, área fértil de bons exemplos, aos quais eles são naturalmente sensíveis. 


Considerar que a natureza tem seu ciclo normal de desenvolvimento e respeitá-lo, sempre significou sabedoria. Observo o Seu Antônio jardineiro, preparando a terra e lançando as sementes.  Daí para a frente, o restante já não dependerá somente dele. As sementes trazem em si mesmas uma potencialidade que aos poucos as transformarão em plantas, que crescerão no seu ritmo próprio. Nesse processo, necessitarão em alguns momentos de novas intervenções do jardineiro, para que possam crescer sadias e viçosas. Por vezes exigirão uma pequena poda, do contrário crescerão tortas ou desarmoniosas. E à medida que o Seu Antônio vai executando pacientemente a sua missão, o milagre do crescimento vai acontecendo. E chegarão as estações das flores e dos frutos, tudo no seu devido tempo, sem a necessidade de pressa. 

 Ser zeladores é a tarefa primordial dos pais e educadores, e que se estende ao conjunto da sociedade organizada, que ao cuidar do desenvolvimento equilibrado de suas crianças e jovens os preparam para o futuro em bases sólidas. “Há um tempo para cada coisa!
Pense nisso!
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*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR (gestões  2005-2008 e  2009-2012 ) e  Secretário  de  Ensino  Superior ( 2012)

mais textos do professor poderão ser acessados em CRÔNICAS EDUCATIVAS DO  PROF. CLÁUDIO SILVA
                                                                                                                      
Bibliografia:
·        COLL, PALÁCIOS & MARCHESI orgs, Desenvolvimento Psicológico e  Educação:psicologia da  educação.vol.2 Porto Alegre: Artes Médicas, 1996
·        CURY, A. O  semeador de ideias  – São Paulo: Editora Academia de  Inteligência, 2010
Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva 
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma



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CONHEÇA O NOSSO INSTITUTO EDUCACIONAL:

                     ( Matrículas Abertas !)


2 comentários:

Prof. Cláudio Silva disse...

da Profa. Dra. Yvelise Arco-Verde ( ex Secretária de Educação do Estado do Paraná




Caro Claudio:

Hoje dei uma olhada em seu blog. Parabéns pela crônica sobre o tempo certo para cada coisa em A adolescência furtada. Concordo com você sobre essa loucura da pressa dos tempos modernos.

Que bom ver dados sobre o Seminário de Educação Integral. Garra e força é o que vocês têm e fazem disso a transformação necessária.

Abraços com saudades.

Yvelise

Prof. Cláudio Silva disse...

Da profa Nilcimar

Bom dia professor,

Recebi o seu e-mail, parabéns.
Professora Nilcimar Correia cavalcante
Secretaria de Educação de Inhuma-PI