- Quinta,22/09/11 •08h59 •Autor: Assessoria de Imprensa
Teve início nesta quarta e prossegue até sexta-feira (23/09), nas dependências da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), o 10º Seminário Nacional de Educação Integral. Uma promoção da Autarquia Municipal de Educação (AME), o evento foi aberto com palestra magna do professor Oscar Alves, membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
Participam cerca de 800 educadores de várias partes do Brasil. Os debates e palestras sobre temas atuais acontecem pela parte da manhã, já na parte da tarde são realizadas 13 oficinas pedagógicas, à escolha dos participantes.
A programação completa do 10ª Seminário Nacional de Educação Integral pode ser acessada pelo portal da Prefeitura de Apucarana na internet: www.apucarana.pr.gov.br. São parceiros da AME: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Undime/PR, Fecea, OPET, LGF, Edições SM, Instituto de Ensino Rhema Educação e Rede Massa.
OFICINAS TEMÁTICAS (FECEA)
Público-alvo: docentes e acadêmicos.
13 oficinas nas áreas do conhecimento
Carga Horária – 4horas
13h às 17 horas
15 horas – coffee break
1. “No mundo da imaginação... a arte de contar histórias”
Não se cria o hábito de leitura sem vislumbrar prazer, sem encantar. Com uma metodologia ágil, a oficina busca explorar diferentes formas e técnicas que enriqueçam a arte de contação de histórias, criando dessa forma o hábito de leitura.
Ana Leticia Accorsi Thomson
2. “Vivências Creativas com jogos culturais" (SM)
A vivência reproduz para os adultos, atividades com jogos culturais criadas para as crianças em escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais. Apresentando o ioiô chinês, o plac plac com o “ovo mágico” Thuka Ruma, Mankalas, Pong Hao Qi e o Jogo da onça.
Jorge Hoffmann
3. “Contação de histórias e brincadeiras cantadas”
Formação de contadores de histórias e leitores, apresentação de técnicas, dinamização da voz e do corpo. Reflexão sobre caracterização e figurino, contar histórias e encenar. Resgate de brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas e advinhas.
Elânio Rodrigues da Silva
4. “A maneira divertida de ficar inteligente”
Desenvolvimento do raciocínio lógico envolvendo professores de todas as disciplinas.
Ana Maria Mello
5. “História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Infantil e Séries Iniciais.”
Conceitos básicos de História da África e da População Negra no Brasil. Contribuição metodológica para formação de educadores/as em relações raciais e educação. Suporte no processo de implementação das leis 10639/03 e 11.645/08.
Lauro Cornélio da Rocha
6. “A educação integral e os sujeitos da diversidade”
A escola, o currículo e o desafio da universalização da educação básica considerando os diferentes tempos, espaços e culturas. O conceito de diversidade cultural no contexto de desigualdade social.
Wagner Roberto Amaral
7. “Jogos para o trabalho com Educandos com Necessidades Educacionais Especiais”
Noções elementares de como empregar jogos para educandos com necessidades educacionais especiais (como, por exemplo: TDA/H; PC; dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; entre outras).
Rachel Facont
8. “Educação Matemática contextualizada”
A oficina tem como objetivo apresentar encaminhamentos metodológicos para os conceitos essenciais da Matemática a partir de práticas sociais contextualizadas.
Emerson Rolkouski
9. “Aletramento Materno - Artesanato de Leitura”
Orientação sobre técnica de alfabetização lúdica, dinâmica, para bebê, baseada na alfabetização natural que pode ser adaptada para reforço escolar nas séries iniciais e na alfabetização de jovens e adultos. Propicia maior familiarização com a leitura através de brinquedos, de modo a torná-la rápida e mais facilmente compreendida conforme é apresentada.
Kátia Xavier de Azevedo
10. “O espaço e a vez da leitura em sala de aula”
Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura proficiente garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
Leila Cleuri Pryjma
11. “Relações interpessoais e trabalho coletivo na escola: o papel da equipe gestora”
O desafio que a escola enfrenta atualmente exige dos profissionais da educação, competência técnica e política, trata-se de coordenar o processo de organização no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.
Arnaldo Moreira de Matos
12. “Inclusão Escolar: como construir um currículo adaptado”
Estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola.
Rosineide Cirino
13. “Ateliê de meninas: criatividade na arte com EVA”
Para trabalhar com EVA, sempre é bom aprender algumas dicas básicas, afinal, só porque é algo maleável e fácil de utilizar, não quer dizer que os acabamentos envolvidos em cada obra não possam dar um ‘que` a mais a qualquer peça feita com eles.
Adriana Beletatti e Gracy Kelly Canesin
Participam cerca de 800 educadores de várias partes do Brasil. Os debates e palestras sobre temas atuais acontecem pela parte da manhã, já na parte da tarde são realizadas 13 oficinas pedagógicas, à escolha dos participantes.
A programação completa do 10ª Seminário Nacional de Educação Integral pode ser acessada pelo portal da Prefeitura de Apucarana na internet: www.apucarana.pr.gov.br. São parceiros da AME: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Undime/PR, Fecea, OPET, LGF, Edições SM, Instituto de Ensino Rhema Educação e Rede Massa.
OFICINAS TEMÁTICAS (FECEA)
Público-alvo: docentes e acadêmicos.
13 oficinas nas áreas do conhecimento
Carga Horária – 4horas
13h às 17 horas
15 horas – coffee break
1. “No mundo da imaginação... a arte de contar histórias”
Não se cria o hábito de leitura sem vislumbrar prazer, sem encantar. Com uma metodologia ágil, a oficina busca explorar diferentes formas e técnicas que enriqueçam a arte de contação de histórias, criando dessa forma o hábito de leitura.
Ana Leticia Accorsi Thomson
2. “Vivências Creativas com jogos culturais" (SM)
A vivência reproduz para os adultos, atividades com jogos culturais criadas para as crianças em escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais. Apresentando o ioiô chinês, o plac plac com o “ovo mágico” Thuka Ruma, Mankalas, Pong Hao Qi e o Jogo da onça.
Jorge Hoffmann
3. “Contação de histórias e brincadeiras cantadas”
Formação de contadores de histórias e leitores, apresentação de técnicas, dinamização da voz e do corpo. Reflexão sobre caracterização e figurino, contar histórias e encenar. Resgate de brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas e advinhas.
Elânio Rodrigues da Silva
4. “A maneira divertida de ficar inteligente”
Desenvolvimento do raciocínio lógico envolvendo professores de todas as disciplinas.
Ana Maria Mello
5. “História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Infantil e Séries Iniciais.”
Conceitos básicos de História da África e da População Negra no Brasil. Contribuição metodológica para formação de educadores/as em relações raciais e educação. Suporte no processo de implementação das leis 10639/03 e 11.645/08.
Lauro Cornélio da Rocha
6. “A educação integral e os sujeitos da diversidade”
A escola, o currículo e o desafio da universalização da educação básica considerando os diferentes tempos, espaços e culturas. O conceito de diversidade cultural no contexto de desigualdade social.
Wagner Roberto Amaral
7. “Jogos para o trabalho com Educandos com Necessidades Educacionais Especiais”
Noções elementares de como empregar jogos para educandos com necessidades educacionais especiais (como, por exemplo: TDA/H; PC; dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; entre outras).
Rachel Facont
8. “Educação Matemática contextualizada”
A oficina tem como objetivo apresentar encaminhamentos metodológicos para os conceitos essenciais da Matemática a partir de práticas sociais contextualizadas.
Emerson Rolkouski
9. “Aletramento Materno - Artesanato de Leitura”
Orientação sobre técnica de alfabetização lúdica, dinâmica, para bebê, baseada na alfabetização natural que pode ser adaptada para reforço escolar nas séries iniciais e na alfabetização de jovens e adultos. Propicia maior familiarização com a leitura através de brinquedos, de modo a torná-la rápida e mais facilmente compreendida conforme é apresentada.
Kátia Xavier de Azevedo
10. “O espaço e a vez da leitura em sala de aula”
Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura proficiente garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
Leila Cleuri Pryjma
11. “Relações interpessoais e trabalho coletivo na escola: o papel da equipe gestora”
O desafio que a escola enfrenta atualmente exige dos profissionais da educação, competência técnica e política, trata-se de coordenar o processo de organização no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.
Arnaldo Moreira de Matos
12. “Inclusão Escolar: como construir um currículo adaptado”
Estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola.
Rosineide Cirino
13. “Ateliê de meninas: criatividade na arte com EVA”
Para trabalhar com EVA, sempre é bom aprender algumas dicas básicas, afinal, só porque é algo maleável e fácil de utilizar, não quer dizer que os acabamentos envolvidos em cada obra não possam dar um ‘que` a mais a qualquer peça feita com eles.
Adriana Beletatti e Gracy Kelly Canesin
FONE: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10560-apucarana+realiza+seminario+nacional+de+educacao+integral/#0
Acesse a mais recente crônica do Prof. Cláudio Silva “Tá faltando tempero, Zé!"! clicando: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/08/ta-faltando-tempero-ze.html.
MAIS FOTOS
MAIS FOTOS
Conheça crônicas do Prof. Cláudio Silva (clique nos links):
1. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte I
2. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte II
3. CUIDADO, SEU FILHO PODERÁ SER MAIS UM “MEIA BOCA”!
4. TÁ FALTANDO TEMPERO , ZÉ!
5. SABE QUEM INFARTOU?
6. NÃO DESISTA JAMAIS – a história de José e Hilda
7. A MULHER E O MENINO
8. NÃO LEIA BONS LIVROS
9. GLÓRIA PEREZ ACERTOU!
10. A ESCOLA COM QUE SONHO
11. LEVANTA A CABEÇA MENINO! ou Aprendendo com Ronaldo “O Fenômeno”
12. ESTOU A DOIS PASSOS DO PARAÍSO !
13. O “MORRO DOS VENTOS UIVANTES” E O BULLYING !
14. QUER FILHOS INTELIGENTES?
15. BIN LADEN ESTÁ VIVO!
16. SAIA DO TÚMULO! É HORA DE REAGIR!
17. ESTÃO CRUCIFICANDO UM INOCENTE
18. A TRAGÉDIA DO REALENGO
19. VOCÊ É UM PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL?
20. ENCHENTES
21. O PERIGO ATÔMICO
22. PROFISSIONALISMO : a importância do espírito de equipe para o sucesso profissional
23. CONQUISTANDO SEUS OBJETIVOS NA VIDA
24. CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL! – a importância da educação da vontade na formação dos filhos.
25. EDUCAÇÃO INTEGRAL : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr
26. OS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS
27. CONHEÇA O PERFIL DETALHADO DO GRANDE DERROTADO NAS ELEIÇÕES EM APUCARANA
28. EDUCAÇÃO NO BRASIL, UM BARCO RUMO AO PRECIPÍCIO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário