Autor: MEC
Data: 26/9/2011
Data: 26/9/2011
Cerca de 320 gestores estaduais e municipais de educação e pesquisadores de universidades participaram durante três dias, em Brasília, do encontro Currículo e educação integral na educação básica: desafios e possibilidades, promovido pelo Ministério da Educação.
Na avaliação da diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Jaqueline Moll, o país está construindo outro paradigma para a educação básica, em que a escola dialoga com os movimentos que a ciência vem fazendo.
“A escola cartesiana que temos hoje, onde cada área do conhecimento está enclausurada em disciplinas e matérias, está perdendo espaço”, avalia Jaqueline. “A visão de currículo que estamos construindo aponta para um projeto de formação que dialoga com a vida dos estudantes, o que não significa abdicar da responsabilidade da escola com a formação nas áreas do conhecimento.”
A partir do encontro, encerrado nesta sexta-feira, 23, o desafio dos gestores e das universidades é levar o debate para cada município. O objetivo é que educadores, pais, escolas, a sociedade participem das discussões para ampliar e aprimorar os conceitos de currículo e educação integral. Jaqueline Moll lembra que a meta seis do Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE) é ter 50% das escolas públicas com educação integral em 2020. O PNE está em análise no Congresso Nacional desde dezembro de 2010
Na avaliação da diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Jaqueline Moll, o país está construindo outro paradigma para a educação básica, em que a escola dialoga com os movimentos que a ciência vem fazendo.
“A escola cartesiana que temos hoje, onde cada área do conhecimento está enclausurada em disciplinas e matérias, está perdendo espaço”, avalia Jaqueline. “A visão de currículo que estamos construindo aponta para um projeto de formação que dialoga com a vida dos estudantes, o que não significa abdicar da responsabilidade da escola com a formação nas áreas do conhecimento.”
A partir do encontro, encerrado nesta sexta-feira, 23, o desafio dos gestores e das universidades é levar o debate para cada município. O objetivo é que educadores, pais, escolas, a sociedade participem das discussões para ampliar e aprimorar os conceitos de currículo e educação integral. Jaqueline Moll lembra que a meta seis do Plano Nacional de Educação 2011-2020 (PNE) é ter 50% das escolas públicas com educação integral em 2020. O PNE está em análise no Congresso Nacional desde dezembro de 2010
FONTE:http://undime.org.br/htdocs/index.php?id=6969
Acessa as crônicas do Prof. Cláudio Silva (clique nos links):
1. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte I
2. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte II
3. CUIDADO, SEU FILHO PODERÁ SER MAIS UM “MEIA BOCA”!
4. TÁ FALTANDO TEMPERO , ZÉ!
5. SABE QUEM INFARTOU?
6. NÃO DESISTA JAMAIS – a história de José e Hilda
7. A MULHER E O MENINO
8. NÃO LEIA BONS LIVROS
9. GLÓRIA PEREZ ACERTOU!
10. A ESCOLA COM QUE SONHO
11. LEVANTA A CABEÇA MENINO! ou Aprendendo com Ronaldo “O Fenômeno”
12. ESTOU A DOIS PASSOS DO PARAÍSO !
13. O “MORRO DOS VENTOS UIVANTES” E O BULLYING !
14. QUER FILHOS INTELIGENTES?
15. BIN LADEN ESTÁ VIVO!
16. SAIA DO TÚMULO! É HORA DE REAGIR!
17. ESTÃO CRUCIFICANDO UM INOCENTE
18. A TRAGÉDIA DO REALENGO
19. VOCÊ É UM PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL?
20. ENCHENTES
21. O PERIGO ATÔMICO
22. PROFISSIONALISMO : a importância do espírito de equipe para o sucesso profissional
23. CONQUISTANDO SEUS OBJETIVOS NA VIDA
24. CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL! – a importância da educação da vontade na formação dos filhos.
25. EDUCAÇÃO INTEGRAL : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr
26. OS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS
27. CONHEÇA O PERFIL DETALHADO DO GRANDE DERROTADO NAS ELEIÇÕES EM APUCARANA
28. EDUCAÇÃO NO BRASIL, UM BARCO RUMO AO PRECIPÍCIO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário