segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Educação em Tempo Integral : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr


                                                                                 * Por  Cláudio Silva
Conhecida como “Cidade Educação”, Apucarana, no Norte do Paraná, implantou o Programa de Ensino em Tempo Integral em 2001, como  política  de  estado. Com uma população estimada de 120 mil habitantes, o município é hoje um dos únicos do País onde a educação integral funciona em toda a rede municipal de ensino, abrangendo 11 mil alunos em 38 escolas de 1ª a 4ª séries. O modelo de Apucarana, inclusive, é apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) na publicação “Série Mais Educação”, que aborda o tema “Educação Integral”..
Em Apucarana, os alunos permanecem nas escolas das 7h30 às 16h30, onde participam de atividades pedagógicas, esportivas e culturais nos dois turnos. Os estudantes recebem três refeições diárias e participam de um leque abrangente de atividades interdisciplinares que compõem o  projeto político  pedagógico, incluindo além das disciplinas tradicionais  outras desenvolvidas  no formato  de  oficinas.
O resultado positivo da aposta na educação integral pode ser medido em alguns indicadores. A  rede  de  escolas municipais   de  Apucarana   vêm  apresentando  evolução  permanente  nas  avaliações  do MEC, figurando  dentre  os  maiores  índices  do  país.   No último IDEB (2009),  Índice Desenvolvimento  da  Educação  Básica  , o município atingiu  a  média  6,0 , índice  projetado  pelo  MEC  para  ser  atingido  em 2017.  Atualmente 60% das  escolas  da  rede já  atingiram a  média  internacional ideal, nos  parâmetros do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa ), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, e  as  demais , 28%  estão a  meio  ponto  e  12% a  um ponto  desse índice . Além disso, houve aumento na participação das mulheres no mercado de trabalho de 138% a partir de 2001, conforme informações da Agência do Trabalhador, e também redução dos índices de criminalidade e violência infantojuvenil, segundo o “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros”. O  município vem, em decorrência da  educação  integral, obtendo  destaque na área educacional com referências em publicações  e  reportagens. E um número significativo de representantes de municípios de todo o Brasil e até do exterior visitam a cidade em busca de informações sobre seu arranjo educativoa. E  vários  deles implantaram seus próprios projetos a partir do conhecimento da experiência in loco.
O Programa de Educação Integral de  Apucarana faz parte de um contexto de projetos criados desde 2001, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Assim, foram firmados quatro pactos fundamentais  com a  sociedade organizada, todos  tendo como foco a educação: Pacto pela Educação (do qual a  educação integral é o carro-chefe); Pacto pela Responsabilidade Social (em que empresas contratadas pelo município por meio de licitação são concitadas a manter programas sociais e responsáveis); Pacto pela Vida (que contempla vários programas na área de segurança pública); e Pacto por uma Cidade Saudável (que prevê ações na área de meio ambiente e de geração de renda).
Como toda proposta ousada, o programa enfrentou dificuldades, desde a falta  de  conhecimento, resistências culturais, à problemas de infraestrutura. De fato, a maioria das escolas municipais não possuía espaços suficientes para abrigar os alunos em dois turnos.Assim, os primeiros anos foram marcados pela criatividade e pela otimização de tempos e espaços, e  parcerias. Enquanto era  desenvolvido, a Administração investia na adequação  física e preparo  de pessoal.Além disso, com o tempo, ampliou-se a compreensão da dimensão da proposta, pela observação dos   seus resultados. Hoje, a referência educacional na perspectiva  da  integralidade integral é uma unanimidade.
Após dez anos de experiência, a sensação é de que o esforço vale a pena. Hoje, Apucarana é referência em educação, ocupando uma posição de vanguarda, num momento que a proposta de ensino integral amplia-se pelo  país.

* Cláudio Silva, professor , é mestre em educação, secretário municipal de Educação em Apucarana -Pr ,e integra grupo  de  estudos  do  Ministério da  Educação  sobre a  educação  integral. 


Ficha Técnica:
Estrutura: Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva (acadêmica de jornalismo)
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma


Leia crônicas  do  Prof. Cláudio  Silva clicando nos links abaixo:
1.      A  ADOLESCÊNCIA FURTADA - o  culto à  precocidade – Parte I
2.      A  ADOLESCÊNCIA FURTADA - o  culto à  precocidade – Parte II
3.      CUIDADO, SEU FILHO PODERÁ SER MAIS UM “MEIA BOCA”!
4.      TÁ FALTANDO TEMPERO , ZÉ!
5.      SABE QUEM INFARTOU?
6.      NÃO DESISTA  JAMAIS – a  história de José  e  Hilda
7.      A MULHER E O MENINO
8.      NÃO LEIA BONS LIVROS
9.      GLÓRIA PEREZ ACERTOU!
10.    A ESCOLA  COM QUE  SONHO
11.    LEVANTA A  CABEÇA  MENINO! ou  Aprendendo com Ronaldo “O Fenômeno”
12.    ESTOU A  DOIS  PASSOS  DO PARAÍSO !
13.    O “MORRO DOS  VENTOS UIVANTES” E O  BULLYING !
14.    QUER FILHOS INTELIGENTES?
15.    BIN LADEN ESTÁ VIVO!
16.    SAIA DO TÚMULO! É  HORA  DE  REAGIR!
17.    ESTÃO CRUCIFICANDO UM INOCENTE
18.    A TRAGÉDIA DO  REALENGO
19.    VOCÊ  É UM PROFISSIONAL DE ALTO  NÍVEL?
20.    ENCHENTES
21.    O PERIGO ATÔMICO
22.    PROFISSIONALISMO : a importância do espírito de equipe para o sucesso profissional
23.    CONQUISTANDO SEUS OBJETIVOS NA VIDA
24.    CUIDADO COM A  BUSCA  DO MAIS  FÁCIL! – a importância da  educação  da  vontade  na  formação  dos filhos.
25.    EDUCAÇÃO INTEGRAL : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr
26.    OS  CUIDADOS NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS
27.    CONHEÇA O PERFIL DETALHADO DO GRANDE DERROTADO NAS  ELEIÇÕES EM APUCARANA
28.    EDUCAÇÃO NO BRASIL, UM BARCO RUMO AO  PRECIPÍCIO?

2 comentários:

Anônimo disse...

Prof, qual foi a sistemática para a formação continuada do professor nesse contexto?

EDUCAÇÃO INTEGRAL ARARICÁ disse...

A atitude de Apucarana em ampliar o tempo na escola devido a Educação Integral é uma demonstração de coragem e de compromisso com a educação. O município serve de exemplo para as atuais políticas públicas de educação. Parabéns!