Conhecida como “Cidade Educação”, Apucarana, no Norte do Paraná, implantou o Programa de Ensino em Tempo Integral em 2001, como política de estado. Com uma população estimada de 120 mil habitantes, o município é hoje um dos únicos do País onde a educação integral funciona em toda a rede municipal de ensino, abrangendo 11 mil alunos em 38 escolas de 1ª a 4ª séries. O modelo de Apucarana, inclusive, é apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) na publicação “Série Mais Educação”, que aborda o tema “Educação Integral”..
Em Apucarana, os alunos permanecem nas escolas das 7h30 às 16h30, onde participam de atividades pedagógicas, esportivas e culturais nos dois turnos. Os estudantes recebem três refeições diárias e participam de um leque abrangente de atividades interdisciplinares que compõem o projeto político pedagógico, incluindo além das disciplinas tradicionais outras desenvolvidas no formato de oficinas.
O resultado positivo da aposta na educação integral pode ser medido em alguns indicadores. A rede de escolas municipais de Apucarana vêm apresentando evolução permanente nas avaliações do MEC, figurando dentre os maiores índices do país. No último IDEB (2009), Índice Desenvolvimento da Educação Básica , o município atingiu a média 6,0 , índice projetado pelo MEC para ser atingido em 2017. Atualmente 60% das escolas da rede já atingiram a média internacional ideal, nos parâmetros do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa ), elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, e as demais , 28% estão a meio ponto e 12% a um ponto desse índice . Além disso, houve aumento na participação das mulheres no mercado de trabalho de 138% a partir de 2001, conforme informações da Agência do Trabalhador, e também redução dos índices de criminalidade e violência infantojuvenil, segundo o “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros”. O município vem, em decorrência da educação integral, obtendo destaque na área educacional com referências em publicações e reportagens. E um número significativo de representantes de municípios de todo o Brasil e até do exterior visitam a cidade em busca de informações sobre seu arranjo educativoa. E vários deles implantaram seus próprios projetos a partir do conhecimento da experiência in loco.
O Programa de Educação Integral de Apucarana faz parte de um contexto de projetos criados desde 2001, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Assim, foram firmados quatro pactos fundamentais com a sociedade organizada, todos tendo como foco a educação: Pacto pela Educação (do qual a educação integral é o carro-chefe); Pacto pela Responsabilidade Social (em que empresas contratadas pelo município por meio de licitação são concitadas a manter programas sociais e responsáveis); Pacto pela Vida (que contempla vários programas na área de segurança pública); e Pacto por uma Cidade Saudável (que prevê ações na área de meio ambiente e de geração de renda).
Como toda proposta ousada, o programa enfrentou dificuldades, desde a falta de conhecimento, resistências culturais, à problemas de infraestrutura. De fato, a maioria das escolas municipais não possuía espaços suficientes para abrigar os alunos em dois turnos.Assim, os primeiros anos foram marcados pela criatividade e pela otimização de tempos e espaços, e parcerias. Enquanto era desenvolvido, a Administração investia na adequação física e preparo de pessoal.Além disso, com o tempo, ampliou-se a compreensão da dimensão da proposta, pela observação dos seus resultados. Hoje, a referência educacional na perspectiva da integralidade integral é uma unanimidade.
Após dez anos de experiência, a sensação é de que o esforço vale a pena. Hoje, Apucarana é referência em educação, ocupando uma posição de vanguarda, num momento que a proposta de ensino integral amplia-se pelo país.
* Cláudio Silva, professor , é mestre em educação, secretário municipal de Educação em Apucarana -Pr ,e integra grupo de estudos do Ministério da Educação sobre a educação integral.
Ficha Técnica:
Estrutura: Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva (acadêmica de jornalismo)
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma
Leia crônicas do Prof. Cláudio Silva clicando nos links abaixo:
1. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte I
2. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte II
3. CUIDADO, SEU FILHO PODERÁ SER MAIS UM “MEIA BOCA”!
4. TÁ FALTANDO TEMPERO , ZÉ!
5. SABE QUEM INFARTOU?
6. NÃO DESISTA JAMAIS – a história de José e Hilda
7. A MULHER E O MENINO
8. NÃO LEIA BONS LIVROS
9. GLÓRIA PEREZ ACERTOU!
10. A ESCOLA COM QUE SONHO
11. LEVANTA A CABEÇA MENINO! ou Aprendendo com Ronaldo “O Fenômeno”
12. ESTOU A DOIS PASSOS DO PARAÍSO !
13. O “MORRO DOS VENTOS UIVANTES” E O BULLYING !
14. QUER FILHOS INTELIGENTES?
15. BIN LADEN ESTÁ VIVO!
16. SAIA DO TÚMULO! É HORA DE REAGIR!
17. ESTÃO CRUCIFICANDO UM INOCENTE
18. A TRAGÉDIA DO REALENGO
19. VOCÊ É UM PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL?
20. ENCHENTES
21. O PERIGO ATÔMICO
22. PROFISSIONALISMO : a importância do espírito de equipe para o sucesso profissional
23. CONQUISTANDO SEUS OBJETIVOS NA VIDA
24. CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL! – a importância da educação da vontade na formação dos filhos.
25. EDUCAÇÃO INTEGRAL : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr
26. OS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS
27. CONHEÇA O PERFIL DETALHADO DO GRANDE DERROTADO NAS ELEIÇÕES EM APUCARANA
28. EDUCAÇÃO NO BRASIL, UM BARCO RUMO AO PRECIPÍCIO?
2 comentários:
Prof, qual foi a sistemática para a formação continuada do professor nesse contexto?
A atitude de Apucarana em ampliar o tempo na escola devido a Educação Integral é uma demonstração de coragem e de compromisso com a educação. O município serve de exemplo para as atuais políticas públicas de educação. Parabéns!
Postar um comentário