*Por Cláudio silva
Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2010
Eleições 2010: o momento impõe uma reflexão
O momento impõe uma reflexão. Há vinte e dois anos, cidades como Cianorte, Paranavaí ,Umuarama, Cambé, apenas para citar algumas dentre tantas outras paranaenses, não tinham a expressividade de que hoje gozam no cenário estadual. Um fator foi determinante, representatividade política. Ou seja, ao longo desses vinte e dois anos, trabalharam , articularam, consensuaram, mas sempre elegeram seus representantes. No atual sistema republicano, a representatividade política é fundamental para as necessárias articulações, essenciais para a viabilização de recursos que impulsionarão o desenvolvimento. Nesse sentido, o grande derrotado nestas eleições têm nome , sobrenome e endereço. Somos todos nós que aqui vivemos, constituímos nossas famílias, trabalhamos, sempre na expectativa de um futuro melhor.
E no caso local, há toda uma região que , igualmente foi também prejudicada, porque está umbilicalmente ligada a Apucarana, beneficiando-se do seu comércio, indústria e serviços, do seu sistema de saúde e educação , segurança e trabalho. Região que, lamentavelmente, não teve até então um projeto de desenvolvimento consistente, razão pela qual nela podem ser encontrados municípios com índice de desenvolvimento humano – IDH, que se aproximam dos existentes nas regiões mais pobres do país. Referenciado no Wikipédia, “o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, sendo usada para distinguir se um país é desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido, e para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida.” Quem se beneficia do progresso do município?
Ou quem sofre as consequências quando ele é prejudicado? Daí a grande responsabilidade , já tantas vezes repetida, do voto consciente. Porque ele traz consequências diretas que impactam a vida do cidadão. Daqui a quatro anos já serão vinte e seis anos sem Apucarana eleger um representante na Assembleia. Um considerável tempo perdido, visto que há uma correspondência direta entre o voto consciente e a qualidade de vida da população. Com o atual sistema tributário nacional, em que apenas uma parcela ínfima dos recursos arrecadados fica no município, há uma dependência quase que total de articulações com o estado e com a união para que se consigam aprovar projetos para investimentos em asfalto, saúde e educação, bem como todas as demais necessidades primordiais para a qualidade de vida do cidadão. Sozinhos, os prefeitos, por maior boa vontade que possuam, não dão conta dos grandes desafios, sem a interveniência direta de representantes comprometidos, trabalhando, em tempo integral, pelo município na Assembleia Legislativa do estado e no Congresso Nacional.
E é exatamente este somatório de forças que têm feito a diferença nos municípios paranaenses citados anteriormente, e em tantos outros, detentores de deputados locais. A nós, apucaranenses, mais uma vez, resta lamentar, mas sobretudo é importante aproveitar este momento para uma profunda reflexão. As causas que têm provocado esta situação são sobejamente conhecidas e combatidas por parcela significativa da população, constituída por cidadãos apucaranenses dotados de espírito crítico e senso de responsabilidade. Os principais fatores propugnadores desses lamentáveis episódios são, em sua maioria conhecidos pela população. Portanto, esse momento de reflexão é imperioso, para que um contingente ainda mais ampliado da população possa agir firmemente contra esse estado ,vivido hoje, nas futuras eleições. Que este lamentável percalço, que já vinha sendo alertado por tantas lideranças, setores da imprensa e cidadãos conscientes de Apucarana, possa ter servido definitivamente de lição.
A fim de que fatos como esses possam ser recordados no futuro, apenas como tristes lembranças de um passado, mas que ficarão para sempre bem registrados, como um alerta permanente para cada apucaranense, de forma que jamais se repitam ! Um grande e triste tropeço para nossa querida Apucarana, mas a vida deve continuar. Não desanimemos porque aqui é o nosso lugar, essa é a nossa gente e aqui é a nossa casa! Sigamos em frente!
Ficha Técnica:
Estrutura: Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva (acadêmica de jornalismo)
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma
Leia crônicas do Prof. Cláudio Silva clicando nos links abaixo:
1. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte I
2. A ADOLESCÊNCIA FURTADA - o culto à precocidade – Parte II
3. CUIDADO, SEU FILHO PODERÁ SER MAIS UM “MEIA BOCA”!
4. TÁ FALTANDO TEMPERO , ZÉ!
5. SABE QUEM INFARTOU?
6. NÃO DESISTA JAMAIS – a história de José e Hilda
7. A MULHER E O MENINO
8. NÃO LEIA BONS LIVROS
9. GLÓRIA PEREZ ACERTOU!
10. A ESCOLA COM QUE SONHO
11. LEVANTA A CABEÇA MENINO! ou Aprendendo com Ronaldo “O Fenômeno”
12. ESTOU A DOIS PASSOS DO PARAÍSO !
13. O “MORRO DOS VENTOS UIVANTES” E O BULLYING !
14. QUER FILHOS INTELIGENTES?
15. BIN LADEN ESTÁ VIVO!
16. SAIA DO TÚMULO! É HORA DE REAGIR!
17. ESTÃO CRUCIFICANDO UM INOCENTE
18. A TRAGÉDIA DO REALENGO
19. VOCÊ É UM PROFISSIONAL DE ALTO NÍVEL?
20. ENCHENTES
21. O PERIGO ATÔMICO
22. PROFISSIONALISMO : a importância do espírito de equipe para o sucesso profissional
23. CONQUISTANDO SEUS OBJETIVOS NA VIDA
24. CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL! – a importância da educação da vontade na formação dos filhos.
25. EDUCAÇÃO INTEGRAL : Ampliação de Tempos e Espaços Educativos - A experiência de Apucarana-Pr
26. OS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS
27. CONHEÇA O PERFIL DETALHADO DO GRANDE DERROTADO NAS ELEIÇÕES EM APUCARANA
28. EDUCAÇÃO NO BRASIL, UM BARCO RUMO AO PRECIPÍCIO?
4 comentários:
Conheço vários membros de sua família, que aqui ficaram , não sei se você os conhecem bem, mas acredito que a luta de seus pais para um futuro melhor para os filhos começou desde o lugar onde ele nasceu, olha Professor seus familiares que aqui ficaram tem uma educação, que podem não ter os conhecimentos que temos, o que a escola nos propicia, mas quem os conhecem sabem que o berço que tiveram acredito que foram as portas que se abriram para todos, não são milionários nos recursos materiais, mas são milionários na simpatia, honestidade, amigos de coração fiéis, é o que a nossa juventude precisa hoje raízes que nos dão força para vencermos em nossa vida, já dizia ARISTÓTELES que a felicidade é construída durante toda a nossa vida se somos felizes hoje, temos uma longa história por tras de nós.... Abraço.. vou tirar mais umas fotos do Bairro onde tudo começou e mandarei satisfação por sua amizade
Suuper Prof Cláudio! Muito interessante seu blog.. Não tinha ocnhecimento dele! Mas gostei bastante!
Beijos à família! Até mais!
APUCARANA sempre teve divisões políticas anti-producentes para a Força e Punjança Política regional. Lembro quando meu pai, JOÃO ANTONIO BRAGA CÔRTES foi candidato a Deputado Estadual em 1962, se elegeu, mas dentro de um acordo de não fazer campanha na séde do Vale do Ivaí, Apucarana. Elegeu-se com apoio de 14 Municípios e Distritos em Torno. Morávamos e sempre Amamos Apucarana de nossa Infância. João Antonio fez muito pela região...Era primo irmão do então Governador Ney Braga, o que facilitou o trânsito junto ao Governo Estadual. Sentimos, ao longo do tempo, as lacunas da representação política Apucaranense. Aproveitamos para desejar profícuos trabalhos na área de ensino, cientes do exemplar trabalho feito para o ensino em regime integral. Parabéns aos Mestres todos, e especialmente a sua Nobre Pessoa, Professor Claudio.
Cordiais saudações e a Fé nessa moçada que estuda nessa brilhante casa de Ensino. À Eles, pode afirmar com absoluta convicção, que o PATRONO João Antonio Braga Côrtes, além dos inúmeros feitos políticos em favor de Apucarana e região, Ele Amou as pessoas e essa terra como ninguém. Lembranças e Saudades da Escola Braga Côrtes. Grande Abraço, PITA BRAGA CÔRTES. Curitiba, 20/04/2012. luis.pita13@gmail.com - f. 41-3095-1233 e 9677-1111
Caro Pita, é sempre uma satisfação reencontrar, mesmo que indiretamente, aqueles que diretamente ajudaram a construir a história. Transmita os nossos cumprimentos à toda a família Braga Côrtes. Um abraço
Postar um comentário