- Terça,20/09/11 •16h10 •Autor: Assessoria de Imprensa
Entre os destaques do segundo dia do evento, nesta quinta, vai estar a palestra “Bullying. Não quero ir pra escola!”
Com palestra magna do professor Oscar Alves, membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná, a Autarquia Municipal de Educação (AME) abre nesta quarta-feira (21/09), às 19 horas, nas dependências da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), o 10º Seminário Nacional de Educação Integral. Até sexta-feira (23/09), cerca de 800 educadores de várias partes do Brasil vão debater temas atuais em palestras e 13 oficinas pedagógicas.
“Este já é um evento que desfruta de pleno reconhecimento junto ao MEC, um momento especial de formação do professorado para a Educação Integral. Este ano aprofundaremos a discussão de temáticas importantes, como a desmistificação da Matemática e como lidar com o bullying, entre outros temas de igual relevância”, assinalou professor Cláudio Silva, diretor-presidente da AME, nesta terça-feira no gabinete municipal, durante evento de lançamento do seminário.
Entre os destaques do segundo dia do evento, nesta quinta-feira (22/09), das 8h15 às 9h30, vai estar a palestra “Bullying. Não quero ir pra escola!”, que abordará os desdobramentos do tema, como o cyber bullying, a violência física e psicológica e o papel de pais e professores para a resolução desses conflitos. “No final da expositva, o elenco realiza um debate com a plateia, relata experiências sobre o assunto e responde perguntas dos espectadores sobre o tema”, assinala professor Cláudio. Na sequência, das 9h45 às 11 horas, acontece a palestra “Mapas Mentais e aprendizagem", com professor Felipe Lima.
Sexta-feira (23/09), terceiro dia do seminário nacional, contará logo às 8h30 com a palestra “Educação: quem faz com amor, faz com qualidade”. Ministrada pelo palestrante comportamental e autor de livros, Márcio Kühne, o momento vai tratar do lado emocional, responsável pela presença do otimismo, do comprometimento, da busca do sucesso conjunto, fundamentais para o alcance de resultados, assim como pelos fatores que destroem qualquer instituição de ensino.
A programação completa do 10ª Seminário Nacional de Educação Integral pode ser acessada pelo portal da Prefeitura de Apucarana na internet: www.apucarana.pr.gov.br. São parceiros da AME: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Undime/PR, Fecea, OPET, LGF, Edições SM, Instituto de Ensino Rhema Educação e Rede Massa.
OFICINAS TEMÁTICAS (FECEA)
Público-alvo: docentes e acadêmicos.
13 oficinas nas áreas do conhecimento
Carga Horária – 4horas
13h às 17 horas
15 horas – coffee break
1. “No mundo da imaginação... a arte de contar histórias”
Não se cria o hábito de leitura sem vislumbrar prazer, sem encantar. Com uma metodologia ágil, a oficina busca explorar diferentes formas e técnicas que enriqueçam a arte de contação de histórias, criando dessa forma o hábito de leitura.
Ana Leticia Accorsi Thomson
2. “Vivências Creativas com jogos culturais" (SM)
A vivência reproduz para os adultos, atividades com jogos culturais criadas para as crianças em escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais. Apresentando o ioiô chinês, o plac plac com o “ovo mágico” Thuka Ruma, Mankalas, Pong Hao Qi e o Jogo da onça.
Jorge Hoffmann
3. “Contação de histórias e brincadeiras cantadas”
Formação de contadores de histórias e leitores, apresentação de técnicas, dinamização da voz e do corpo. Reflexão sobre caracterização e figurino, contar histórias e encenar. Resgate de brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas e advinhas.
Elânio Rodrigues da Silva
4. “A maneira divertida de ficar inteligente”
Desenvolvimento do raciocínio lógico envolvendo professores de todas as disciplinas.
Ana Maria Mello
5. “História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Infantil e Séries Iniciais.”
Conceitos básicos de História da África e da População Negra no Brasil. Contribuição metodológica para formação de educadores/as em relações raciais e educação. Suporte no processo de implementação das leis 10639/03 e 11.645/08.
Lauro Cornélio da Rocha
6. “A educação integral e os sujeitos da diversidade”
A escola, o currículo e o desafio da universalização da educação básica considerando os diferentes tempos, espaços e culturas. O conceito de diversidade cultural no contexto de desigualdade social.
Wagner Roberto Amaral
7. “Jogos para o trabalho com Educandos com Necessidades Educacionais Especiais”
Noções elementares de como empregar jogos para educandos com necessidades educacionais especiais (como, por exemplo: TDA/H; PC; dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; entre outras).
Rachel Facont
8. “Educação Matemática contextualizada”
A oficina tem como objetivo apresentar encaminhamentos metodológicos para os conceitos essenciais da Matemática a partir de práticas sociais contextualizadas.
Emerson Rolkouski
9. “Aletramento Materno - Artesanato de Leitura”
Orientação sobre técnica de alfabetização lúdica, dinâmica, para bebê, baseada na alfabetização natural que pode ser adaptada para reforço escolar nas séries iniciais e na alfabetização de jovens e adultos. Propicia maior familiarização com a leitura através de brinquedos, de modo a torná-la rápida e mais facilmente compreendida conforme é apresentada.
Kátia Xavier de Azevedo
10. “O espaço e a vez da leitura em sala de aula”
Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura proficiente garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
Leila Cleuri Pryjma
11. “Relações interpessoais e trabalho coletivo na escola: o papel da equipe gestora”
O desafio que a escola enfrenta atualmente exige dos profissionais da educação, competência técnica e política, trata-se de coordenar o processo de organização no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.
Arnaldo Moreira de Matos
12. “Inclusão Escolar: como construir um currículo adaptado”
Estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola.
Rosineide Cirino
13. “Ateliê de meninas: criatividade na arte com EVA”
Para trabalhar com EVA, sempre é bom aprender algumas dicas básicas, afinal, só porque é algo maleável e fácil de utilizar, não quer dizer que os acabamentos envolvidos em cada obra não possam dar um ‘que` a mais a qualquer peça feita com eles.
Adriana Beletatti e Gracy Kelly Canesin
“Este já é um evento que desfruta de pleno reconhecimento junto ao MEC, um momento especial de formação do professorado para a Educação Integral. Este ano aprofundaremos a discussão de temáticas importantes, como a desmistificação da Matemática e como lidar com o bullying, entre outros temas de igual relevância”, assinalou professor Cláudio Silva, diretor-presidente da AME, nesta terça-feira no gabinete municipal, durante evento de lançamento do seminário.
Entre os destaques do segundo dia do evento, nesta quinta-feira (22/09), das 8h15 às 9h30, vai estar a palestra “Bullying. Não quero ir pra escola!”, que abordará os desdobramentos do tema, como o cyber bullying, a violência física e psicológica e o papel de pais e professores para a resolução desses conflitos. “No final da expositva, o elenco realiza um debate com a plateia, relata experiências sobre o assunto e responde perguntas dos espectadores sobre o tema”, assinala professor Cláudio. Na sequência, das 9h45 às 11 horas, acontece a palestra “Mapas Mentais e aprendizagem", com professor Felipe Lima.
Sexta-feira (23/09), terceiro dia do seminário nacional, contará logo às 8h30 com a palestra “Educação: quem faz com amor, faz com qualidade”. Ministrada pelo palestrante comportamental e autor de livros, Márcio Kühne, o momento vai tratar do lado emocional, responsável pela presença do otimismo, do comprometimento, da busca do sucesso conjunto, fundamentais para o alcance de resultados, assim como pelos fatores que destroem qualquer instituição de ensino.
A programação completa do 10ª Seminário Nacional de Educação Integral pode ser acessada pelo portal da Prefeitura de Apucarana na internet: www.apucarana.pr.gov.br. São parceiros da AME: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Undime/PR, Fecea, OPET, LGF, Edições SM, Instituto de Ensino Rhema Educação e Rede Massa.
OFICINAS TEMÁTICAS (FECEA)
Público-alvo: docentes e acadêmicos.
13 oficinas nas áreas do conhecimento
Carga Horária – 4horas
13h às 17 horas
15 horas – coffee break
1. “No mundo da imaginação... a arte de contar histórias”
Não se cria o hábito de leitura sem vislumbrar prazer, sem encantar. Com uma metodologia ágil, a oficina busca explorar diferentes formas e técnicas que enriqueçam a arte de contação de histórias, criando dessa forma o hábito de leitura.
Ana Leticia Accorsi Thomson
2. “Vivências Creativas com jogos culturais" (SM)
A vivência reproduz para os adultos, atividades com jogos culturais criadas para as crianças em escolas de Educação Infantil e Séries Iniciais. Apresentando o ioiô chinês, o plac plac com o “ovo mágico” Thuka Ruma, Mankalas, Pong Hao Qi e o Jogo da onça.
Jorge Hoffmann
3. “Contação de histórias e brincadeiras cantadas”
Formação de contadores de histórias e leitores, apresentação de técnicas, dinamização da voz e do corpo. Reflexão sobre caracterização e figurino, contar histórias e encenar. Resgate de brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas e advinhas.
Elânio Rodrigues da Silva
4. “A maneira divertida de ficar inteligente”
Desenvolvimento do raciocínio lógico envolvendo professores de todas as disciplinas.
Ana Maria Mello
5. “História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Educação Infantil e Séries Iniciais.”
Conceitos básicos de História da África e da População Negra no Brasil. Contribuição metodológica para formação de educadores/as em relações raciais e educação. Suporte no processo de implementação das leis 10639/03 e 11.645/08.
Lauro Cornélio da Rocha
6. “A educação integral e os sujeitos da diversidade”
A escola, o currículo e o desafio da universalização da educação básica considerando os diferentes tempos, espaços e culturas. O conceito de diversidade cultural no contexto de desigualdade social.
Wagner Roberto Amaral
7. “Jogos para o trabalho com Educandos com Necessidades Educacionais Especiais”
Noções elementares de como empregar jogos para educandos com necessidades educacionais especiais (como, por exemplo: TDA/H; PC; dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; entre outras).
Rachel Facont
8. “Educação Matemática contextualizada”
A oficina tem como objetivo apresentar encaminhamentos metodológicos para os conceitos essenciais da Matemática a partir de práticas sociais contextualizadas.
Emerson Rolkouski
9. “Aletramento Materno - Artesanato de Leitura”
Orientação sobre técnica de alfabetização lúdica, dinâmica, para bebê, baseada na alfabetização natural que pode ser adaptada para reforço escolar nas séries iniciais e na alfabetização de jovens e adultos. Propicia maior familiarização com a leitura através de brinquedos, de modo a torná-la rápida e mais facilmente compreendida conforme é apresentada.
Kátia Xavier de Azevedo
10. “O espaço e a vez da leitura em sala de aula”
Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais e profissionais gira em torno da língua escrita. Ter o domínio da habilidade de leitura proficiente garante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.
Leila Cleuri Pryjma
11. “Relações interpessoais e trabalho coletivo na escola: o papel da equipe gestora”
O desafio que a escola enfrenta atualmente exige dos profissionais da educação, competência técnica e política, trata-se de coordenar o processo de organização no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos seus vários segmentos e a superação dos conflitos decorrentes deles.
Arnaldo Moreira de Matos
12. “Inclusão Escolar: como construir um currículo adaptado”
Estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola.
Rosineide Cirino
13. “Ateliê de meninas: criatividade na arte com EVA”
Para trabalhar com EVA, sempre é bom aprender algumas dicas básicas, afinal, só porque é algo maleável e fácil de utilizar, não quer dizer que os acabamentos envolvidos em cada obra não possam dar um ‘que` a mais a qualquer peça feita com eles.
Adriana Beletatti e Gracy Kelly Canesin
FONTE: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10548-seminario+em+apucarana+debate+atualidades+da+educacao+integral/#1
Acesse a mais recente crônica do Prof. Cláudio Silva “Tá faltando tempero, Zé!"! clicando: http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/08/ta-faltando-tempero-ze.html.
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