terça-feira, 18 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO INTEGRAL - “Televisando o Futuro” conclui etapa municipal em Apucarana (VÍDEO E FOTOS)


18.10 11

Em um café da manhã no salão social do Clube 28 de Janeiro, foram divulgados nesta terça-feira (18/10) os vencedores da etapa Apucarana do Concurso Cultural Televisando o Futuro, nas categorias ilustração e redação (alunos), transformação social (professor) e mobilização social (escola). Os selecionados após sete meses de atividades sobre o tema central Meio Ambiente, vão concorrer agora, em nível regional, a uma vaga na final Estadual. O resultado será conhecido dia 21, ao vivo pelo jornalístico Paraná TV 1ª edição. “A Educação é o único instrumento que temos para mudar positivamente os hábitos E hoje já não se pode mais fazer Educação para ficar guardada dentro dos livros ou em uma sala de aula, por isto é uma enorme satisfação para Apucarana poder ter a parceria do Televisando o Futuro, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que promove oportunidade de expandir nossas ações e mostrar para todas a sociedade paranaense as boas práticas realizadas em nossa educação integral”, disse o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB). Ele classificou o projeto como transformador. “Trabalha com assuntos relevantes”, destacou.
Executado pelo segundo ano consecutivo em toda a rede municipal pelo Instituto. GRPCOM, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), em convênio com a Autarquia Municipal de Educação (AME), o projeto de responsabilidade social trabalhou temas como Biodiversidade; Destinação de Resíduos (reciclagem); Água, um bem finito e Mudanças Climáticas. Os melhores trabalhos foram veiculados em forma de reportagens especiais exibidas no Paraná TV 1ª. Edição e Bom Dia Paraná. “Apucarana é motivo de muito orgulho. Sempre que temos que referenciar algo positivo em se tratando de Televisando o Futuro falamos sobre Apucarana, onde há um envolvimento muito grande no projeto”, elogiou Silvana Postiglioni, gerente-geral da RPCTV. De acordo com ela, pelos trabalhos apresentados para a seletiva foi possível fazer um balanço do aprendizado. “O projeto conseguiu acrescentar muito, promover o debate, fomentar novos pensamentos, novas visões, ensinamentos que alcançaram as famílias e certamente refletiram em toda a comunidade”, disse Postiglioni.
Classificados para a etapa Regional, entre 532 ilustrações, os três melhores trabalhos do município foram das alunas Beatriz Lorena Moreira, da Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes; Lara Fabiana dos Santos, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira; e Taynara da Silva Dubas, da Escola Municipal Presidente Médici. Já entre 453 redações, os três melhores trabalhos foram da aluna Gabrielly da Silva Mantovani, da Escola Municipal Cristóvão Nolli; Jeferson de Oliveira, da Escola Municipal Padre Antônio Vieira; e Mateus Scheller Silva, da Escola Municipal João Batista. Na categoria “Transformação Social”, que premiou o professor que alcançou os melhores resultados no projeto, a vencedora foi a professora Leiliane Barros Cardoso, da Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo. Já na categoria “Mobilização Social”, que selecionou a escola mais atuante, a selecionada na etapa municipal foi a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, representada pela diretora Celeste Helena de Oliveira Kempf.
Uma realização do Instituto GRPCOM e RPC, em parceria com as prefeituras, o projeto tem ainda apoio da UNDIME/PR e UNOPAR nos municípios de Apucarana, Londrina e Cambé, envolvendo cerca de 23 mil alunos. “Não se faz Educação de forma isolada mas sim de forma articulada. Educação é uma tarefa de toda a sociedade, que tem que estar organizada e fazer o enfrentamento. O mesmo que este veículo de comunicação se propôs a fazer, o de se colocar ao lado do desafio educacional, Nossos agradecimentos ao Grupo RPC, temos a certeza de que este será um projeto perene pelo que vem oferecendo e pelo que pode oferecer a nossa comunidade”, disse professor Cláudio Aparecido da Silva, diretor-presidente da AME.
A premiação Estadual deve acontecer dia 8 de novembro. Mais informações http://www.rpctv.com.br/televisando.

FONTE: Prefeitura do Município de Apucarana - Assessoria de Imprensa
FOTOS: Edson Denobi
Acesse  a nova  crônica  do  Prof.  Cláudio  Silva: "PODERIA TER OCORRIDO COM O SEU FILHO!"- a tragédia de S. Caetano e outras crônicas do  mesmo  autor  em  http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

FOTOS

Nenhum comentário: