quinta-feira, 6 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO INTEGRAL - Apucarana inicia capacitação “Pró-letramento”

  • Quinta,06/10/11 •08h25 •Autor: Assessoria de Imprensa
 
Participam professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas
A Autarquia Municipal de Educação (AME) lançou nesta quarta-feira (05/10), no salão nobre da prefeitura, mais uma etapa do Programa de Formação Continuada dos Docentes da Educação Integral. “Agora com a parceria do Ministério da Educação (MEC), através do Programa Pró-letramento, iniciaram a capacitação 150 professores”, esclarece professor Cláudio Silva, diretor-presidente da AME.

Os educadores inscritos estão divididos em quatro turmas: duas de Matemática, tendo como responsáveis as tutoras: Eliane Zanin e Roseane Zanon e, duas turmas de Alfabetização e Linguagem com as tutoras: Simone Jost e Maria de Fátima Souza e Silva. A Coordenação Geral Municipal do Programa em Apucarana está a cargo da professora Solange Husczes.

Durante o ato inaugural aconteceu entrega simbólica dos materiais impressos e exposição resumida do programa.

Sobre o Programa

O Pró-letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O Programa tem a participação e orientação específica da UEM – Universidade Estadual de Maringá, por meio da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Participam professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

O Pró-Letramento funciona na modalidade semipresencial. Para isso, utiliza material impresso e em vídeo e conta com atividades presenciais e a distância, que são acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.

Os cursos de formação continuada oferecidos pelo programa têm duração de 120 horas com encontros presenciais e atividades individuais com duração de 8 meses.

O MEC, por meio da SEB, é o coordenador nacional do programa. Para isso, elabora as diretrizes e os critérios para organização dos cursos e a proposta de implementação. Além disso, garante os recursos financeiros para a elaboração e a reprodução dos materiais, e a formação dos orientadores/tutores.

Universidades

A parceria com as universidades é formalizada por convênio. As universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada nas áreas de alfabetização/linguagem e de matemática são responsáveis pelo desenvolvimento e produção dos materiais para os cursos, pela formação e orientação do professor orientador/tutor, pela coordenação dos seminários previstos e pela certificação dos professores cursistas.

Sistemas de Ensino

A parceria com os sistemas de ensino é formalizada com assinatura de um termo de adesão. As secretarias de educação têm a função de coordenar, acompanhar e executar as atividades do programa, cabendo ao Coordenador-Geral a função de acompanhar e dinamizar o programa, na instância de seu município; participar das reuniões e dos encontros agendados pelo MEC ou pelas universidades; prestar informações sobre o andamento do programa no município.
FONTE: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10641-apucarana+inicia+capacitacao+pro-letramento/#3
Acesse a mais recente crônica do  Prof. Cláudio Silva :
1.      A  ADOLESCÊNCIA FURTADA - o  culto à  precocidade – Parte I
2.      A  ADOLESCÊNCIA FURTADA - o  culto à  precocidade – Parte II
http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/09/adolescencia-furtada-os-perigos-do.html

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