segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

EDUCAÇÃO INTEGRAL - Educação Integral de Apucarana recebe o Selo Escola Solidária

  • Segunda,19/12/11 •15h13 •Autor: Asessoria de Imprensa

Escolas Municipais Dr. Edson Giacomini e José de Alencar tiveram projetos reconhecidos pelo Instituto Faça Parte
As escolas municipais apucaranenses Dr. Edson Giacomini, do Núcleo Afonso Alves de Camargo, e José de Alencar, do Distrito de Vila Reis, foram reconhecidas e certificadas com o Selo Escola Solidária 2011, por seu incentivo à educação para a cidadania.

O Selo Escola Solidária é um projeto que identifica e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. Seu principal objetivo é divulgar as ações de voluntariado educativo desenvolvidas pelas escolas solidárias e propiciar a troca de experiências entre as mesmas. O Selo é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

A Escola Municipal Dr. Edson Giacomini recebeu a honraria por seu projeto de ‘Educação Ambiental’, desenvolvido dentro da proposta da Educação Integral, através do qual alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram despertados para uma consciência crítica em relação à sustentabilidade e convidados a adotar novas posturas, na escola, em casa e na comunidade, que remetem à prática construtiva de preservação do Meio Ambiente. A professora responsável pela proposta é Leonilda de Campos Menossi.

Já no Distrito de Vila Reis, a Escola Municipal José de Alencar recebeu o Selo Escola Solidária pela ação ‘Horta Comunitária’, desenvolvida pela professora Margarette Cristina Villagra Montanini com 250 alunos da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto surgiu como uma iniciativa de aproveitar o espaço físico ocioso da escola. Em relato dos alunos em sala de aula foi observado que os mesmos tinham interesse em aprender a cultivar o seu próprio alimento e cuidar do meio ambiente por meio da compostagem e reaproveitamento de pneus. Assim, a escola firmou parceria com o Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas para a construção de uma horta escolar que é cultivada pelas crianças. O resultado tem sido gratificante: os alunos passaram a conhecer a produção de alimentos, desde a preparação do solo até a colheita de verduras e legumes.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professor mestre Cláudio Silva parabeniza as duas instituições pela conquista do Selo Escola Solidária e enfatiza que as duas ações não são pontuais, mas fazem parte da proposta de desenvolvimento integral do estudante adotada pela administração municipal desde 2001.




FONTE: http://www.apucarana.pr.gov.br/noticia/10999-educacao+integral+de+apucarana+recebe+o+selo+escola+solidaria/

AINDA  NO  BLOG:
VEJA  AS  IMAGENS  DO  ESPETÁCULO NATALINO  DE  ARTEVANGELIZAÇÃO DA  ESCOLA N.S. ALEGRIA, a  escola  das  famílias,  em  ESPETÁCULO DE ARTEVANGELIZAÇÃO DA ESCOLA NOSSA ...

Nenhum comentário: